terça-feira, 4 de maio de 2010

Palavra de Prenda...!

Hoje o Palavra de Prenda entrevistou Manoela Carvalho de Venâncio Aires.

Nome: Manoela Carvalho
Idade: 19 anos
Signo: Escorpião
Cidade: Venâncio Aires
Entidade: CTG Erva Mate / 24ª RT
Um Sonho: Ser feliz na profissão que eu escolhi tendo sempre ao meu lado as pessoas que eu amo.
Um Medo: Perder as pessoas importantes para mim
Uma Mania: Falar muito e muito alto
Uma qualidade: Falar o que eu penso
Um defeito: Falar o que eu penso também
Um programa de TV: Fantástico
Uma cidade: Iraí (minha cidade natal)
Um país: Brasil?
Um cantor (a): Luis Marenco
Uma Música gaúcha: Não quero viver esse adeus
Um prato típico: Carreteiro
O que mais gosta de fazer nas horas vagas: ficar na internet tomando chimarrão e conversando com meus amigos
O que você não suporta: pessoas falsas que querem ver o mal dos outros
Ser gaúcho é?
Ter nascido em lugar onde o respeito fala mais alto em todos os lugares e a educação preza no dia a dia das pessoas é uma honra para qualquer um. Além disso, tive a sorte de ter nascido em uma família que cultiva os bons costumes da cultura gaúcha, desde o chimarrão diário, os churrascos de domingo, os bailes e rodeios dos finais de semana, e principalmente, a pilcha que é usada em qualquer dia, em qualquer lugar sem ter a vergonha de mostrar quem somos. Para mim, ser gaúcho é um orgulho.
Ser prenda pra você é...?
Ser prenda para mim vai muito além de ostentar uma faixa ou usar uma pilcha. Sempre defendi a idéia de que quando se escolhe “ser prenda”, essa decisão deve ser feita sem a intenção de agradar o pai, a mãe ou apenas porque as amigas são prendas. Após feita essa escolha, a verdadeira essência de “ser prenda” deve estar nos costumes diários, desde os bons modos, as virtudes, a dignidade, a graça, a cultura e o respeito de “ser prenda”. Mas principalmente, ser prenda é sentir-se bem consigo mesma, independente se esteja de pilcha ou não, sendo observada ou não, ser prenda é ser você mesma, sem a pretensão de agradar todo mundo.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e concursos de prendas e peões?
É a oportunidade dos jovens demonstrarem suas habilidades artísticas, campeiras e culturais, fazendo com que, dessa forma, o tradicionalismo cresça cada vez mais. Para mim, é a melhor maneira de engrandecer a cultura gaúcha.
A modernidade tomou conta do tradicionalismo?
Levando em consideração a sigla que diz MOVIMENTO Tradicionalista Gaúcho, é inevitável que ele se movimente e acompanhe a evolução do mundo. A meu ver, a modernidade não tomou conta do tradicionalismo, o tradicionalismo que vem se adaptando as mudanças ocorridas, e isso é de fundamental importância, principalmente para a maior participação dos jovens no meio. Enquanto houver verdadeiros gaúchos, que queiram continuar preservando nossas tradições e jovens interessados em manter nossos costumes, a modernidade só terá a acrescentar.
Como foi participar do Entrevero de Peões em Tramandaí, sendo par do Peão Farroupilha da 24ª RT Diego Goethel?
Eu sempre digo que melhor que acompanhar um sonho é ver ele se realizar. Conheci o Diego há alguns anos atrás e acompanhei toda a jornada dele até Tramandaí. No dia que ele me convidou para ser prenda dele no Concurso foi uma alegria sem explicação. Poder ter acompanhado ele durante os 2 dias de concurso foi um orgulho imenso, pois sabia da importância daquele momento para ele e da responsabilidade que eu tinha como acompanhante. A prova de que foi tudo maravilhoso foi o resultado, mesmo o nome dele não sendo chamado, vimos depois na planilha que todo nosso esforço valeu a pena, foi um quinto lugar, com a quarta melhor artística que nos deu a certeza de um trabalho bem feito. Sem dúvidas foi um dos momentos mais marcantes da minha vida que ficará para sempre no meu coração. E voltaremos... o sonho apenas foi adiado!
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você?
Tarefa difícil falar das amizades. Mas eu acho que só quem conhece um amigo dentro de um galpão de CTG sabe qual é o verdadeiro significado de uma amizade verdadeira. Eu confesso que no tradicionalismo tenho meus melhores amigos, e meus piores inimigos também. Para mim não existe coisa melhor que ficar contando os dias antes dos eventos e depois de viajar horas e horas reencontrar todo mundo, é algo que não tem explicação. Cada abraço, cada conversa, piadas, risadas não teriam o mesmo sentido se não fosse ao lado dos meus amigos tradicionalistas. A certeza de ter verdadeiras amizades é o que não me deixa abandonar nunca essa vida de prenda, que me traz alegrias diárias, pelo fato de ter os melhores amigos do mundo, sabendo que os conheci assim, sendo prenda.
Um lugar inesquecível:
Desde que escolhi “ser prenda” o que mais fiz foi viajar. Cada viagem e cada lugar conhecido foram maravilhosos. Mas sempre existem aqueles lugares que marcam, como Santana do Livramento onde dancei a Inter-regional, Passo Fundo (Acampamento da Juventude Gaúcha), o meu primeiro evento oficial do MTG, a Primeira Ciranda Estadual de Prendas que fui em Julho de Castilhos, a FECARS de 2010 em Caxias e lógico, o Entrevero de Tramandaí.
O que você não vive sem?
Minha família, meus amigos, meus vestidos de prenda, meu computador e minha chapinha(hehehe)!
MENSAGEM FINAL:
Agradeço do fundo do meu coração o convite para participar do “palavra de prenda”, é sempre um orgulho muito grande poder falar um “pouquinho” dessa vida que me trás tantas alegrias todos os dias. Aproveito para deixar meu abraço a todos meus amigos, de perto, de longe, e saibam, que SEMPRE que precisar existirá uma prenda, num pago não muito distante, disposta a ajudar vocês.
“Viver é acalentar sonhos e esperanças, fazendo da fé a nossa inspiração maior.É buscar nas pequenas coisas, um grande motivo para ser feliz!”

3 comentários:

  1. Manú *--*
    Obrigado pela entrevista, fico super legal e bem interessante, não podia se esperar outra coisa de ti a não ser isso que a entrevista mostra acima, mostrando que és prenda uma prenda de primeira.

    Brigadão !!!

    ResponderExcluir
  2. Manú esta sempre entre as famosidades do meio tradicionalista! Muito legal tua entrevista prendinha! Parabéns!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. Parabénss Manú...
    Belissima entrevista...
    Beijos

    Eveline

    ResponderExcluir