domingo, 19 de dezembro de 2010

Prenda do Sinuelo sai na Gazeta do Sul

Durante a 40ª Ciranda Cultural de Prendas da 5ªRT na cidade de Santa Cruz do Sul, a Prenda Daniela Lucas Brocardo, representante do CTG Sinuelo da Liberdade foi entrevistada durante a sua Mostra Folclórica por um jornalista da Gazeta, lembrando que a Prenda Daniela é a Prendinha da 5ªRT 10/11. Confira abaixo a integra da matéria que aconteceu em junho deste ano, que além de sair na Gazeta do Sul, saiu no Blog Prosa Galponeira.
'
"Aos 7 anos, Daniela Lucas Brocardo é uma exceção entre as crianças da sua idade. Moradora de Encruzilhada do Sul, a menina é assídua freqüentadora do CTG, lugar que aprendeu a conhecer por incentivo dos pais desde os 3 anos. Ela também é uma esperança em torno da preservação das tradições gaúchas.
Adolescentes e crianças como Daniela se tornaram alvos de um trabalho coordenado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca pessoas para atuarem em defesa dos hábitos do povo rio-grandenses e também serem os futuros líderes culturais do Estado.
A proposta começou a ser difundida de forma mais intensa nos últimos dez anos, quando os próprios dirigentes do MTG se deram conta de que estavam envelhecendo e seria necessário manter acesa a chama da tradição entre as gerações mais jovens. Criado em 1947, após o término da Segunda Guerra Mundial, o movimento é considerado hoje o maior do gênero no mundo. Estima-se que pelo menos 80 mil pessoas estejam envolvidas nas atividades realizadas todos os anos. E é para manter essa força que os atuais líderes trabalham.
No último sábado, em Santa Cruz do Sul, foi realizada a fase regional da 41ª Ciranda Cultural de Prendas e o 23º Entrevero Cultural de Peões, que elegeram os representantes da 5ª Região Tradicionalista (RT), com sede no município. Durante o evento, que contou com provas sobre tradições gaúchas, folclore, história, geografia e aspectos gerais, jovens puderam demonstrar o que sabem sobre o povo gaúcho. Os classificados vão representar a RT em atividades culturais realizadas em outras cidades ao longo de um ano."
Fonte: Jornal Gazeta do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário