segunda-feira, 26 de julho de 2010

Torneio de Truco movimenta CTG Sinuelo da Liberdade

O I Torneio de Truco Trio organizado pelo Grupo Adulto do CTG Sinuelo da Liberdade superou as expectativas do grupo. Mesmo a chuva da tarde de sábado não impediu que os adeptos da modalidade a participar.
O truco ocupa um grande destaque nos galpões deste Rio Grande a fora, sendo de suma importância nas raízes culturais do povo gaúcho.
O Truco Cego ou Gauderio é a modalidade jogada no sul do Brasil e na Argentina, derivada do truco espanhol que foi introduzida na Argentina por causa da colonização, e no Brasil pelo estado do Rio Grande do Sul desde a época da Guerra do Paraguai, quando brasileiros do sul e argentinos reuníam-se nas horas de descanso para jogar. Apesar de manter a mesma dinâmica de jogo das variantes paulista e mineiro, difere basicamente porque estes são oriundos do trucco italiano, e por isso mesmo possuem características distintas, entre elas as mais importantes são: o baralho utilizado (deve-se utilizar o baralho espanhol) e o fato de ter uma espécie de "preliminar" ao jogo, que são os "envites" ou "jogo dos pontos". O truco cego pode ser jogado com duas pessoas (de mano), três pessoas (carancho), em duplas ou trios (Testa). Na Argentina o truco de três jogadores é chamado de Truco Gallo. Sabe-se atualmente que, especialmente no Rio Grande do Sul, grandes eventos relacionados ao truco são realizados periodicamente. Destacam-se entre eles o CMTSO (Campeonato Mundial de Truco do Salão Oval), realizado na Capital da Missões (Santo Ângelo), mais recentemente a Liga de Truco das Américas, realizada na Capital do Rio Grande (Porto Alegre) e presente também na FECARS, Festa Campeira do Rio Grande do Sul, onde são selecionados os trios atraves de suas regiões, por eliminatórias até a grande final.
Em nosso municipio possuimos jogadores de grande destaque regional e estadual, muitos deles presente no Torneio realizado no CTG Sinuelo.
Confira os vencedores:
1º Lugar: Théo, Lawrence e Wilsinho.
2º Lugar: Juliano, Ramiro, Ciro e Lucas.
3º Lugar: Dedé, Erik, Diego e Gabriel.
Maior Cantador de Flor: Théo.

Campeões do Torneio de Truco Trio

Vice-Campeões do Torneio de Truco Trio

3º lugar Torneio de Truco Trio

Nenhum comentário:

Postar um comentário