quinta-feira, 22 de julho de 2010

Regulamento Concurso de Prendas e Peões

Movimento Tradicionalista Gaúcho
5ª Região Tradicionalista
CTG Sinuelo da Liberdade
Encruzilhada do Sul - RS
'
REGULAMENTO CONCURSO DE PRENDAS E PEÕES
GESTÃO 2010/2011
  • O Concurso será desenvolvido nas seguintes modalidades:
  1. Prendinha e Piazito: (idade entre 7 e 9 incompletos em julho de 2011).
  2. Prenda Mirim e Piá.
  3. Prenda Juvenil e Guri Farroupilha.
  4. Prenda Adulta e Peão Farroupilha.
  5. Prenda Chinoca e Xirú
  • Data, Locais e Horários de realização das provas:
  1. O Concurso será realizado no dia 28 de agosto de 2010, usando como locais de realização a sede do CTG Sinuelo da Liberdade e da E.E.E.F. Barão do Quaraí.
  2. A Ficha de Inscrição, juntamente com a Vivência Tradicionalista e o Relatório devera ser entregue no dia 25 de agosto para a Diretora Cultural.
  3. Montagem da Mostra Folclórica: das 7h ás 8h30min no CTG.
  4. Prova Escrita: das 8h30min ás 10h30min na Escola Barão do Quaraí.
  5. Início da Mostra Folclórica: ás 10h30min no CTG.
  6. Provas Campeiras: ás 10h30min (local a definir).
  7. Intervalo para almoço: 12h
  8. Provas Oral e Artística: início ás 13h30min no CTG.
  9. A divulgação do Resultado será no dia 11 de setembro com Fandango do Grupo Os Ruanos.
  • Das Pontuações das Categorias:

Prendinha e Piazito

Mostra Folclórica: 20 ptos - Prova Oral: 20 ptos - Vivência Tradicionalista: 15 ptos -Prova Artística: 15 ptos - Apresentação de Brinquedo ou Brincadeira: 10 ptos -Caracteres Pessoais: 20 ptos.

Prenda Mirim, Juvenil, Adulta e Chinoca

Mostra Folclórica: 20 ptos - Prova Escrita: 35 ptos - Prova Oral: 10 ptos - Prova Artística: 15 ptos - Vivência Tradicionalista: 10 ptos - Caracteres Pessoais: 10 ptos.

Piá, Guri, Peão e Xirú

Prova Escrita: 35 ptos - Prova Oral: 10 ptos - Prova Artística: 15 ptos - Vivência Tradicionalista: 10 ptos - Caracteres Pessoais: 10 ptos - Prova Campeira: 20 ptos.

  • Das Provas do Concurso:
  1. VIVÊNCIA TRADICIONALISTA E/OU RELATÓRIO: Para as Prendas Mirins, Juvenis, Adultas e Chinocas, o relatório deve conter: um projeto desenvolvido ou a ser desenvolvido dentro dos temas: (MTG vai á Escola ou CTG Núcleo de Fortalecimento), contendo duas ações; o relatório também deve conter um evento desenvolvido na entidade, resgatando e evidenciando a Cultural Gaúcha ou ainda sobre os temas Meio Ambiente e Inclusão Social; também deve constar no relatório a participação em eventos a nível municipal, regional e estadual - (estes eventos devem ter certificado de participação e uma foto legível de até 6 eventos). Todas as atividades e participações, devem compreender entre o período de julho de 2009 á agosto de 2010. Para o Piazito, Piá, Guri, Peão e Xirú, a Vivência Tradicionalista deve conter a atuação na entidade e participação em eventos muncipal, regional e estadual, no período entre julho de 2008 e agosto de 2010, bem como os cargos exercidos.
  2. PROVA ORAL: Nas Categorias Prendinha, Piazito, Prenda Mirim e Piá, o candidato deverá explanar em até 7min um tema de livre escolha, tipo Lenda, um Verso, um Conto ou Histórico da entidade. Para as Categorias Prenda Juvenil, Prenda Adulta, Guri, Peão, Chinoca e Xirú, foi alterado o regulamento em relação a Coletânea Tradicionalista, os candidatos devem explanar sobre um tema de livre escolha dentro dos seguintes temas. Os temas deste ano serão: (Inclusão Social, Jovem no Tradicionalismo, Carta de Princípios, Tese: "O Sentido e o Valor do Tradicionalismo", História do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Tese: "O Sentido e o Alcance do Tradicionalismo", Participação dos Jovens no Movimento Tradicionalista Gaúcho ou História do CTG Sinuelo da Liberdade.)
  3. PROVA ARTÍSTICA: Para todas as categorias, sem excessão os concorrentes deverão declamar, ou tocar ou cantar e dançar uma dança tradicional e uma dança de salão.
  4. MOSTRA FOLCLÓRICA: As prendas devem fazer uma pesquisa de campo sobre o resgaste da mulher, como eram suas rodas de chimarrão, encontros, reuniões, chás com as amigas. A avaliação será em cima desta pesquisa, o quanto mais comprovar e resgatar, melhor será a pesquisa e consequentemente a nota. Para Prendas Mirins e Prendinhas a pesquisa será dentro de chás, crendices e supertisções; para a Prenda Juvenil será o que consumiam nestas reuniões (culinária), não é fazer oficina de doce e salgado; para as Prendas Adultas e Chinocas a pesquisa será em cima de utensílios, louças, toalhas que eram usados durante os encontros; para o Piazito será apresentar uma mostra sobre Churrasco ou Chimarrão.
  5. PROVA CAMPEIRA: Para as categorias Piá, Guri, Peão e Xirú, a prova campeira será dividida em duas partes: a primeira parte é escolher um item dentro de 4 opções para apresentar e explicar a comissão , os ítens são: (Assar Churrasco, Emalar Capa ou Poncho, Cevar o Mate ou Charquear); a segunda parte é encilhar, montar e andar num trajeto determinado pela comissão avaliadora.
  • Conteúdos para Prova Escrita

Primeiros Habitantes, Sete Povos das Missões, Colônia do Sacramento, Revolução Farroupilha, Imigrantes e suas Principais contribuições, Agricultura, Pecuária, Industria, Relevo, Clima, Vento, Vegetação, Hidrografia (rios, lagos e lagoas), Limites, Pontos Extremos, Capital do Estado, Primeiras Cidades, Semana Farroupilha, Estrutura do CTG, Culinária Gaúcha (doces e pratos típicos), Chimarrão e Mate Doce, Festas Juninas, Carta de Princípios, Indumentária, Símbolos Oficiais, Danças Tradicionais e História do CTG Sinuelo da Liberdade.

  • Da Comissão Avaliadora

A Comissão Avaliadora e Revisora é composta por integrantes do corpo de avaliadores da 5ª Região Tradicionalista, pessoas capacitadas para este trabalho e com curso de avaliação pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.

  • Disposições Gerais
  1. Os materiais para a realização da Prova Campeira, exceto o cavalo, deverão ser trazidos pelos candidatos.
  2. Na avaliação dos Caracteres Pessoais serão observados e avaliados as boas maneiras, desenvoltura, simpátia e indumentária de acordo com as diretrizes do MTG.
  3. Não será admitido atraso em nenhuma prova, mesmo sendo caso de força maior. O candidato que não estiver no horário e local marcado para as provas, fica automaticamente desclassificado. Também será desclassificado o concorrente que se manifestar com desrespeito com as comissões organizadora e avaliadora.
  4. A Comissão Avaliadora é soberana em todas as decisões.
  5. Para maiores informações sobre o concurso, entre em contato com o Departamento Cultural da entidade: Cristina Noronha (99707119).

Nenhum comentário:

Postar um comentário