quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Notícias do Tradicionalismo Gaúcho

CTG PATRULHA DO RIO GRANDE VENCE JUVENART
O CTG Patrulha do Rio Grande do município de Santo Antônio da Patrulha foi o grande Campeão das Danças Tradicionais do IX JUVENART realizado em Santa Maria neste último final de semana, dias 19, 20 e 21 de agosto. O 2º lugar ficou com o CTG Rancho da Saudade, o 3º com o CTG M'Bororé, o 4º com o CTG Aldeia dos Anjos e o 5º com o CTG Cel. Chico Borges, a Melhor Entrada do CTG Cancela da Fronteira, a Melhor Saída com o DTCE Alma Gaúcha, Melhor Musical com o CTG Crioulos do Caverá e Melhor Indumentária com o CTG Estirpe Gaúcha. Lembramos que este evento é o maior concurso de danças juvenis de todo o Rio Grande do Sul e teve participação de 52 grupos.

CHAMA CRIOULA É ACESA EM TAQUARA
Centenas de pessoas enfrentaram o frio para acompanhar, na tarde deste sábado, em Taquara, o acendimento da Chama Crioula e o lançamento dos Festejos Farroupilhas, 2011. A cerimônia aconteceu em um palco montado na Praça Marechal Deodoro, no centro da cidade, diante de grupos de cavalarianos que vieram buscar uma centelha para levá-la a todas as regiões do estado. Um dos destaques foi o cantor nativista Joca Martins, que interpretou a música tema do evento. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, também homenageou integrantes de dez federações tradicionalistas espalhadas pelo Brasil com o título de Cônsul e Embaixador Honorário do Rio Grande do Sul. A organização havia anunciado a presença do governador Tarso Genro (PT), mas ele acabou não comparecendo. Foi representando pelo Presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Rodi Borguetti. Também esteve presente o patrono dos Festejos Farroupilhas, Alcy Cheuiche.


ENART 2011 - INTER-REGIONAIS
As classificatórias do maior festival amador da América Latina terão início no próximo final de semana. Nos dias 27 e 28 de agosto, Campo Bom sediará a primeira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Durante os dois dias, os concursos serão realizados em oito palcos, distribuídos no Centro de Educação Integrada do município da 30ª Região Tradicionalista. Nas modalidades individuais (Chula, Gaita, Violão, Viola, Bandoneon, Solista Vocal, Declamação, Trova, Pajada e Causo) serão 269 participantes. Já nas Danças Tradicionais – Força A e B serão 36 invernadas; nas Danças Gaúchas de Salão, 48 casais; e entre os conjuntos Instrumental e Vocal, três entidades filiadas ao MTG estarão representadas. Os melhores de cada modalidade garantem classificação para a fase final do evento, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, em Santa Cruz do Sul. As próximas etapas do Enart serão realizadas em Alegrete, nos dias 24 e 25 de setembro; em Ijuí, 1º e 2 de outubro; e Pelotas, 8 e 9 de outubro. O evento tem como objetivos projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul, valorizar os artistas amadores do Estado e promover o intercâmbio cultural entre os participantes. Os campeões estaduais ficam credenciados a representar o Estado em eventos nacionais e internacionais.

Fonte: Site Juvenart / Site Chasque Pampeano / Site MTG
Fotos: Orkut do Patrulha / Site Chasque Pampeano / Site MTG

Nenhum comentário:

Postar um comentário