terça-feira, 19 de outubro de 2010

II Simpósio de Metodologia Tradicionalista foi um sucesso no CETEC

( Componentes da Mesa na Abertura do Simpósio)
'
Entre os dias 16 e 17 de outubro, ocorreu à segunda edição do ‘Simpósio de Metodologia Tradicionalista – Da Administração ás Práticas Culturais e Campeiras’ no Colégio Técnico Agrícola Zeno Pereira Luz (CETEC), aqui na cidade de Encruzilhada do Sul, sendo promoção do Peão Farroupilha 5ª RT, Luinny Rael Damé, com o apoio de sua entidade, o CTG Sinuelo da Liberdade, da 5ª Região Tradicionalista e da Direção e Alunos do CETEC.
O Simpósio contou com a presença do Coordenador da 5ªRT Luis Clóvis Vieira, da Diretora Cultural da 5ªRT Carmem Lúcia César, das Prendas e Peões da 5ªRT (Guri Farroupilha Gabriel Vieira, Guri Dest. Campeiro Oeslei Hirsch, da 1ª Prenda Juvenil Évelin Borba, da 1ª Prenda Mirim Kendra Schaefer, da 3ª Prenda Mirim Vitória Silveira, do Piá Dest. Campeiro Gabriel Teixeira, da Chinoca Silvana Souza, das Prendinhas Daniela Brocardo e Sindyane Souza, do Piazito Murilo Guerreiro.), da Diretora Jovem Sulimar Fogasa, do Vereador Municipal Néri Lopes, da Patronagem do CTG Sinuelo da Liberdade e da Direção do CETEC na pessoa do seu Diretor Laurindo Rodrigues. Também estiveram presentes no evento como palestrantes, Guilherme Monte Peão Dest. Campeiro do RS, Manuela Ferreira 3ª Prenda Mirim do RS, Douglas Dias Guri Dest. Artístico e Cultural do RS e Marcelo Nunes Fialho Guri Dest. Artístico do RS da gestão 2oo7/2008.
Guilherme abordou em sua palestra de abertura do evento a superação de limites em busca de um sonho, o mesmo falou contou sua vida no meio dos concursos de Peões, falando de como inicia a caminhada, o apoio, as surpresas, as dificuldades, as decepções, a vontade de desistir e a volta por cima, superação, a alegria acima de tudo. Guilherme comenta em sua palestra que no primeiro ano que foi ao estado, a pressão era grande, pois sua entidade e sua RT acreditavam em sua vitória, mas ela acabou por alguns problemas citados pelo menos durante a palestra não vindo, ele fala que descobriu assim quem era amigo de verdade do Guilherme e quem eram amigos do Peão do Peão Farroupilha e ano seguinte veio à superação e o tão sonhado título, na parte da tarde Guilherme contou com a participação de Marcelo Fialho aonde foi trabalhado a parte campeira apenas com os peões, os mesmo tiraram dúvidas nas provas campeiras dos concursos de peões, como cevar o mate, assar churrasco, emalar capa ou poncho, charquear, trançar, tosar, ferrar, tosquiar, prova de rédeas, laçar, encilhar, montar e “demonstração” de trote, galope e passo, os mesmo explicaram o que era cobrado nestas provas e como poderia ser executado durante os concursos, ao final da palestra com um espaço sobrando foi trabalhado as provas artística, oral, escrita e relatório, para as prendas a palestra foi comandada Por Manuela Ferreira e Douglas Dias, aonde foi trabalhado as responsabilidades de exercer o cargo e as cobranças que o mesmo trará, os desafios de ir para um regional e estadual e de conseguir de superar nas provas, a oratória durante as mostras e artística, como ser natural e direta nos assuntos e postura, como se comportar com e sem a faixa, a questão social de ser uma prenda, zelar pelo seu cargo e sua postura como representante de sua entidade e, ou região.
Na parte da tardinha, tivemos um passeio pelo colégio técnico, ministrado pelos alunos do CETEC com apoio da Direção e Professores, aonde os participantes puderam acompanhar a lida da escola nas mais diversas áreas, na horta, na parte dos animais (codorna, coelhos, porcos, ovelhas, vacas, peixes), logo em seguida tivemos a parte dos cavalos com a encilha, montaria e demonstrações de como montar com o Vice-Diretor Campeiro da 5ªRT Alcione Barros.
Na noite tivemos uma tertúlia com os jovens Douglas Nunes e Reinaldo Cardoso, em seguida contamos com a apresentação da Invernada Mirim do CTG Sinuelo da Liberdade.
No domingo tivemos a realização do Encontro Regional de Patrões da 5ªRT com a presença da Coordenadoria da 5ªRT e em seguida a palestra sobre “Tradicionalismo e Modernidade no Mundo atual” com o Vice-Presidente do MTG Flávio Belmonte. Logo depois tivemos a presença de dois candidatos a presidência do MTG 2011, Flávio Belmonte e Fábio Braga Mattos, ambos explanaram suas idéias para os patrões que estiveram presentes no encontro. O Encontro teve a presença dos membros da Coordenadoria 5ªRT que não puderam comparecer no sábado na abertura, (Vice-Coordenador e Posteiro Artístico Pedro Oliveira, Tesoureiro Gilmar Rojas, Secretárias Vera Leite e Cristina Bissigo, Diretor Campeiro Rui Becker, Diretor de Cavalgadas Alcino Rosa e o Piá Dest. Artístico e Cultural César Couto).
No Encontro foi definido a próximo Encontro Regional de Patrões da 5ªRT, que vai ser no dia 5 de dezembro no CTG Sentinela dos Pampas em Candelária.
Agradecemos á todos que contribuíram para a realização deste evento e também á todos que participaram do mesmo. O CTG Sinuelo da Liberdade, juntamente com o Peão Luinny agradecem o CETEC por toda a ajuda durante o evento, aos alunos e ao Diretor “Coca” pelo auxílio de grande importância para que o evento saísse um sucesso, vai um agradecimento também a Secretária de Agricultura de Encruzilhada do Sul pelas lembranças que foram entregues aos palestrantes, a 5ªRT e a entidades que compareceram no Simpósio.
Obrigado á todos e esperamos ano que vem ou nos próximos realizarmos o III Simpósio de Metodologia Tradicionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário