quarta-feira, 27 de julho de 2011

Sinuelo completa 28 anos de fundação

(28 ANOS -> 23/07/1983 - 23/07/2011)



O Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo da Liberdade completou 28 anos de atividades no tradicionalismo gaúcho no último sábado, dia 23 de julho. A entidade fundada em 23 de julho de 1983 por um grupos de amigos na residência do Sr. Mário Duarte, começou como sigla PTG e em 2000 passou a nomenclatura de CTG, tendo como seu 1ª Patrão Josino Rosa e como 1ª Prenda Adelaide Langassner. O CTG Sinuelo leva como lema ao longo de sua história "Cultivando a Tradição, Divulgamos o Rio Grande", tendo como símbolo a calhandra (pássaro que só canta em liberdade) e como cores predominantes o vermelho e o branco. Uma das grandes glórias que a entidade tem em sua jornada é ter em 2000 a 2ª Prenda Mirim do RS Lílian Moraes Ferreira.
Atualmente a entidade tem como Patrão o Sr. Jorge Marcelo Noronha, Capataz Sr. Valdir Rodrigues, Sota-Capatazes Sr. Alcino Rosa e Sr. Lucas Duarte e Agregado das Pilchas Sr. Antônio Freitas; o CTG Sinuelo da Liberdade tem grande destaque na 5ª Região Tradicionalista por sempre estar participando nas atividades dentro da região e do movimento, nas áreas culturais, artísticas, campeiras e de esportes campeiras. A entidade conta com um Departamento Cultural que cuida das Prendas e Peões que ostentam títulos, pois temos também representantes na gestão de Prendas e Peões da 5ªRT e Farroupilha (concurso que elege o Prendado da cidade); conta também com um Departamento Artístico que cuida das três invernadas da entidade (Pré-Mirim, Mirim e Juvenil) além de incentivar também na área individual nossos concorrentes como a declamação, chula, solista, dança de salão e gaita; contamos também com um Departamento Campeiro que participam de Rodeios Crioulos levando o nome da entidade, promoção de jantares campeiros e organização do desfile de 20 de setembro do Sinuelo, temos também em nossa estrutura o Departamento de Esportes Campeiros que cuida da parte dos jogos como (truco, bocha, tava, entre outros) e da organização de Torneios dentro do CTG e por fim o Departamento Jovem que tem por objetivo trazer jovens para dentro da entidade e promoção de atividades que envolvam todo a juventude. Este foi um pequeno resumo do passado e presente do CTG Sinuelo da Liberdade, ao longa da semana de aniversário a entidade realizou várias atividades, da segunda até o domingo em comemoração dos 28 anos de fundação, dentre as atividades, atividades culturais envolvendo os candidatos que irão concorrer ao concurso interno da entidade, no sábado tivemos o Torneio de Truco Trio e para encerrar com chave de ouro, no domingo a Invernada Mirim do Sinuelo participou do FESTMIRIM em Santa Maria, levando nosso nome ao "coração do rio grande" !
Para todos aqueles que fazem nosssa entidade crescer e manter acessa a chama da tradição rio-grandense, fica aqui os parabéns pelos 28 anos de fundação do Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo da Liberdade !

Nenhum comentário:

Postar um comentário