sábado, 22 de setembro de 2012

Prendas e Peões 12/13 do Sinuelo

RESULTADO OFICIAL
PRENDAS E PEÕES CTG SINUELO DA LIBERDADE
GESTÃO 2012/2013

 
No último sábado, dia 15 de setembro o CTG Sinuelo da Liberdade divulgou o seu novo Prendado através do Departamento Cultural da entidade, a prova foi realizada e aplicada anteriormente, na quinta-feira dia 13 pela Vice-Diretora Cultural da 5ªRT Damiane Fraga. Segundo a Diretora Cultural da entidade Maria Cristina da Rosa Noronha este Prendado será representante do Sinuelo visando o Concurso Regional, pois a mesma entidade irá sediar em junho do próximo ano e isso consequentemente aumenta a pressão sobre os mesmos, mas a entidade irá dar todo o suporte para que todos se preparem adequadamente e conquistem os seus objetivos com sucesso. O resultado proclamado foi o seguinte:
 
1ª Prenda - Bruna Fagundes Leal
Peão Farroupilha - Gabriel Medeiros de Freitas
2º Peão Farroupilha - Cássio Lucas

1ª Prenda Juvenil - Eduarda Caregnato Lucas
Guri Farroupilha - Emerson Lucas Brocardo
2º Guri Farroupilha - Gabriel Rael Teixeira

 
1ª Prenda Mirim - Mariane Soares Veiga
2ª Prenda Mirim - Natiele Dorneles Lopes
Piá Farroupilha - Lorenzo Rodrigues Luz
2º Piá Farroupilha - Yuri Cardoso Corrêa

1ª Prendinha - Ana Júlia Almeida Borges
2ª Prendinha – Taíssa Brasil Fabis
Piazito Farroupilha – William Franck
2º Piazito Farroupilha – Mateus Santos Lopes

Prendinhas Mimosa – Patrícia Franck e Ramona Azambuja
Mascote Farroupilha – Miguel Guterres Silveira
1ª Chinoca – Paloma Teixeira
Xirú Farroupilha – Vágner Silva

Mascotes Invernada Mirim – Vitória Dutra e João Pedro Lopes
Mascote Invernada Adulta – Mariana Carvalho

Bruna Fagundes
a nova 1ª Prenda do CTG Sinuelo da Liberdade 12/13
 
 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Conheça o tema da Semana Farroupilha 2012 - Nossas Riquezas

"Nossas Riquezas"
07 a 20 de Setembro de 2012
 
O temário “NOSSAS RIQUEZAS”, para os Festejos Farroupilhas 2012, foi apresentado e aprovado no 59º Congresso Tradicionalista Gaúcho, realizado no mês de janeiro deste ano, na cidade de Pelotas.
O Rio Grande do Sul, inicialmente habitado pelos índios, foi povoado oficialmente a partir de 1737. Todos aqueles que aqui chegaram, contribuíram para a formação do gaúcho nos deixando um legado que fazemos questão de vivenciar e preservar.
Estes bravos, vindos de muitos lugares, trouxeram consigo a determinação e a vocação para o trabalho. Não encontram riquezas como o ouro e a prata, mas as belezas naturais e as manadas de gado e cavalos xucros.
As riquezas do nosso estado, além daquelas da própria natureza, são fruto do trabalho e do espírito empreendedor da população que se formou pela miscigenação de raças e origens as mais variadas.
O temário dos Festejos Farroupilhas deste ano tem a pretensão de poder despertar nas entidades tradicionalistas, nas escolas e em toda a sociedade o interesse pelo estudo e pela divulgação das riquezas do Rio Grande do Sul.
Cada município ou cada Região Tradicionalista poderá selecionar aqueles aspectos que mais o caracterizem. Isso favorecerá a compreensão da geografia, da história e do potencial econômico que o uso das “riquezas” possibilita.
Rendemos homenagem à mãe natureza, pelas maravilhas da nossa paisagem geográfica, e ao povo sul-rio-grandense pelas riquezas que criou e pela cultura que construiu.
1. FAUNA
Para fins de estudo da fauna, podemos dividi-la entre animais nativos e animais trazidos de outras partes do mundo. Assim também podemos classificar os animais em três grandes grupos (sem preocupação com as classificações científicas): as aves, os peixes e os animais “terrestres”. Para os Festejos Farroupilhas, sugerimos que cada região do Estado dê destaque aos animais nativos mais presentes no ambiente natural, especialmente aquelas espécies que correm risco de extinção.
2.FLORA
Em cada canto um encanto de beleza da flora rio-grandense, colorida ou verde, rasteira ou de grande porte. As flores com sua beleza e romantismo, que são simbologias locais, bem como a flor símbolo do estado; as árvores que produzem frutos ou simplesmente abrigam e nos dão sombra. A erva mate (Ilex paraguariensis) quer nos possibilita o preparo do o chimarrão; o Umbú com sua sombra acolhedora; as araucárias características dos campos de cima de serra; as gramíneas que deram condições à expansão da pecuária; os angicos, guajuviras e aroeiras com as quais foram feitos os palanques para os alambrados; as pitangueiras e cerejeiras e seus frutos maravilhosos. .
3.ÁGUA
A rede de drenagem compreende rios que pertencem à bacia do Uruguai e rios que correm para o Atlântico. Os rios Jacuí, Taquari, Caí, Gravataí, Guaíba e dos Sinos, entre outros, são razoavelmente aproveitados para a navegação. A água que mata a sede, que irriga as plantações, que possibilita a navegação, que serve de habitat aos peixes, é a mesma que forma cascatas, que move moinhos e turbinas das usinas hidreletricas. Podemos destacar as águas doces internas (rios, lagos, córregos, vertentes) como podemos destacar a água salgada do mar que banha a nossa costa.
4. A AGRICULTURA
Os nativos plantavam e produziam alimentos (feijão, aipim, batatas, milho). Os açorianos trouxeram o trigo, os imigrantes as videiras e as hortaliças. O trabalho, geralmente anônimo, transformou nosso Estado num dos maiores produtores de grãos do País. A agricultura fornece a maior parte dos alimentos consumidos pela população. Destacar essa atividade, estudar a história da produção agrícola, relembrar os primeiros instrumentos de trabalho e sua evolução, será uma tarefa, alem de prazerosa, também uma forma de homenagem aos homens e mulheres que chamamos “colonos”. Cada município ou cada região destacará e valorizará os produtos mais importantes, desde as hortaliças até o soja, passando pela maça, pelos cítricos, pelo milho ou pela bananeiras.
5. A INDÚSTRIA
Com a chegada dos imigrantes alemães (e o incremento dos imigrantes italianos, pouco mais tarde) surgem as industrias familiares que foram crescendo e favorecendo e o desenvolvimento industrial marcante no Rio Grande do Sul. As indústrias coureiro-calçadista, metalúrgica, moveleira, química, cerâmica, do vestuário, etc. serão destacadas segundo o que melhor representar essa riqueza para o município. Podemos destacar a evolução, seja tecnológica, seja de processos de produção, valorizando o trabalho do homem e sua engenhosidade. .
6. O COMÉRCIO
As trocas ou a comercialização de produtos, a atividade marcante dos mascates, as primeiras casas de comercio, os armazéns, bem como as formas históricas de pagamento merecem ser estudadas. O comércio interno e externo (exportação), como fator produtor de riqueza. Percorrer o caminho entre os primeiros comércios de “secos e molhados” até o comércio realizado pela internet, será um exercício de valorização da nossa história e da nossa gente.
7. A PRODUÇÃO DE ENERGIA
Fator fundamental para o desenvolvimento das sociedades. A produção energética, representada pelas hidrelétricas, termelétricas (o carvão), parques eólicos, além da transformação do petróleo em combustível, é uma das nossas riquezas. A energia que ilumina nossas casa e ruas, que permite o funcionamento das indústrias, que traz confortos ao homem é a mesma que garante o funcionamentos dos hospitais e o transporte moderno.
8. EXTRATIVISMO
A atividade de extração de riqueza, especialmente do subsolo, mesmo que não tenha sido uma atividade econômica fundamental do nosso Estado, merece ser valorizada e destacada. O carvão que move as termelétricas, a areia como elemento fundamental da construção civil, as pedras preciosas ou semipreciosas ou a argila com que são produzidas telhas e tijolos, o calcário utilizado na agricultura, são, atualmente, riquezas importantes. Cada região identificará os produtos que mais caracterizem a atividade extrativa e poderá destacar os cuidados a preservação e recuperação das áreas nas quais essa atividade é desenvolvida.
9. CULTURA
O valor da cultura para a sociedade gaúcha, pode não ser monetário, mas tem grande importância para a fixação da identidade regional. Valorizar a cultura típica, manifestada pelas mais variadas formas (música, dança, literatura, usos e costumes, indumentária, etc.) é uma forma de fortalecer o caráter espiritual e a auto-estima da sociedade. Sob o ponto de vista econômico, a cultura tem sido importante para o desenvolvimento do turismo, especialmente o interno (observa-se o caso dos rodeios). Festividades, como os Festejos Farroupilhas, baseados na cultura e na história regionais, tem sido importantes e movimentam um volume significativo de recursos.
Odila Paese Savaris
Pedagoga – Conselheira do MTG-RS
 
 
 
 

Sinuelo realiza Truco Farroupilha de Trios, domingo dia 16 de setembro

 
Para a gurizada que gosta da Semana Farroupilha e de um bom Truco, esta ai uma grande oportunidade, o CTG Sinuelo da Liberdade esta promovendo Truco Farroupilha de Trios durante a melhor semana do ano, será relizado neste domingo, dia 16 de setembro. Os detalhes como inscrição, valores, premiação, horários e contatos estão no convite acima. Você não irá ficar fora desse grande evento, contamos com sua presença !

Sinuelo realiza Concurso de Prendas e Peões 12/13 no dia 13 de setembro

Convite para a realização do Concurso 2012/2013
 
 
Concurso de Prendas e Peões do CTG Sinuelo da Liberdade 2012/2013


• Nossa entidade modificou um pouco o sistema de concurso que elege seu novo Prendado, antes era feito o concurso completo, com todas as provas que a coletânea tradicionalista trazia, mas este ano vai ocorrer somente uma Prova Escrita, está será elaborada e aplicada pela Vice-Diretora Cultural da 5ªRT Damiane Fraga, uma pessoa imparcial, de extrema confiança de todos e que faz parte do quadro de avaliadores de nossa região.
• A prova será realizada dia 13, nesta quinta-feira ás 20h na nossa entidade, supervisionada pelo Departamento Cultural da entidade.
• O resultado será divulgado no sábado, dia 15 também em nosso galpão, apartir das 21h.
• O CTG Sinuelo da Liberdade não irá fazer, aplicar ou corrigir qualquer tipo de prova, pois sabemos que ali estão em jogo sonhos e objetivos dos mesmos e para que qualquer dúvida ou reclamação aconteça, a prova sairá de fora de nossa entidade, pois seguimos as regras de sermos imparciais e justos com todos que ali estarão.
• Lembrando que este Prendando que assumirá irá representar o Sinuelo no Concurso Regional que irá acontecer em junho de 2013 dentro de nossa casa, pois trouxemos este evento para o CTG Sinuelo da Liberdade, para Encruzilhada do Sul quando conseguimos arrebatar o título de 1ª Prenda da 5ªRT com a Gabriela Damé este ano.
 
A cerimônia de passagem dos cargos contará com a presença das seguintes autoridades no sábado, dia 15:
 
Jorge Marcelo Matos Noronha
PATRÃO CTG SINUELO DA LIBERDADE
 
Maria Cristina Rosa Noronha
DIRETORA CULTURAL CTG SINUELO DA LIBERDADE
 
Damiane Regina dos Santos Fraga
VICE-DIRETORA CULTURAL DA 5ªRT
 
Luinny Rael Damé
DIRETOR ADJUNTO JOVEM DA 5ªRT
 
Gabriela Damé Uthmam
1ª PRENDA DA 5ª RT E DO CTG SINUELO DA LIBERDADE
(representando as Prendas e Peões da 5ªRT)
 
Willian de Souza Gonçalves
GURI FARROUPILHA 5ª RT E DO CTG SINUELO DA LIBERDADE
(representando as Prendas e Peões do CTG Sinuelo da Liberdade)
 
Victor Kollet e Thaíse Gonçalves
DIRETORES JOVENS CTG SINUELO DA LIBERDADE
 



Sinuelo presente no Rodeio de Santa Cruz

O CTG Sinuelo da Liberdade esteve presente final de semana passado, dia 9 no Rodeio Artístico da ATS na cidade de Santa Cruz do Sul, nossa entidade foi representada por nossos individuais e conseguimos mais outros grandes resultados. Na modalidade Solista Vocal Adulto, Franciele Fabis ficou com a 2ª  colocação, já Victor Kollet e Anderson Fonseca levaram o 1ª lugar nas suas categorias, respectivamente Declamação Juvenil e Declamação Adulto.
 
Anderson, Franciele e Victor

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

05/09 - Dia do Jovem Tradicionalista


Dia 5 de setembro é comemorado o Dia do Jovem Tradicionalista, confira agora uma linda mensagem da 1ª Prenda do Rio Grande do Sul Raquel Pinheiro Pereira á toda juventude tradicionalista:
 
"PARABÉNS aos JOVENS TRADICIONALISTAS pelo nosso dia, hoje 05 de Setembro !
A esta gurizada aguerrida e brava, que desconhece obstaculos para seguir sempre firme na defesa dos seus ideiais, preservando e divulgando nossas mais caras tradições, seja atraves do lado artistico, cultural ou campeiro, nos diversos lugares que frequentam: no local de trabalho, nas escolas, nas faculdades, nos templos da Tradição (CTG's) enfim! A todos vocês meu reconhecimento por serem não somente o futuro deste Movimento, mas por serem o PRESENTE, participando ativamente nas atividades desenvolvidas! Nesta data não há como eu não lembrar de meu conterraneo - Paixão Cortes, que nos mostrou o caminho e deixou a linha para puxarmos ao longo dos anos, nesta estrada de muitas amizades e conhecimento , que é o TRADICIONALISMO GAUCHO!
PARABÉNS GURIZADA DO MEU RIO GRANDE!"

 
 
 
O CTG Sinuelo da Liberdade através de sua Patronagem e de seu Departamento Jovem parabeniza á todos os jovens pela passagem do Dia do Jovem Tradicionalista em especial a juventude que representa a nossa entidade, essa data é de vocês gauchada !

Adulta do Sinuelo faz boa apresentação na Inter do ENART, mas fica sem vaga á final

Grupo Adulto de Primitivo na Inter-Regional do ENART
 
O Grupo Adulto do CTG Sinuelo da Liberdade esteve também na Inter-Regional de Santa Vitória do Palmar disputando uma vaga a final na modalidade Danças Tradicionais Força B. Somos suspeitos á falar sobre a apresentação, mas sem sombra de dúvidas foi umas das melhores que a entidade teve na sua história, era visto de longe a garra, a gana de vencer e a dedicação de cada um que estava naquele palco, mas a tão sonhanda vaga a final não veio, mas não saimos tristes ou abalados pelo resultado, pois para quem viveu esse sonho com vocês, soube das batalhas e barreiras que enfretamos até chegar a Inter-Regional do ENART, vários contra tempos que tiraram sonos de muitos, sem contar que o grupo teve sua formação iniciada apenas neste ano e depois de vários anos a entidade voltava a uma fase Inter-Regional, são vencedores e merecedores de todo sucesso do mundo,  pois lutaram até onde conseguiram e a guerra teve apenas seu primeiro capitulo de uma longa história, pois os nossos sonhos ninguém e nada nunca vai tirar de nós. O Grupo Adulto agora se prepará para os rodeios artísticos até o final deste ano sob o comando do Instrutor Ben-Hur de Almeida Barros.
 
Delegação do CTG Sinuelo da Liberdade
Composta por: Dançarinos, Pais, Amigos, Coordenação
 
 
Vamos reproduzir uma linda postagem do facebook que encontramos essa noite de uma integrante da nossa entidade que lembra a trajetória desta Invernada até hoje, Karen Kollet postou em seu face a seguinte mensagem parabenizando o grupo pelo trabalho: "Foi emocionante assistir o trabalho de vcs em Sta Vitória, uma apresentação incrível, que marca um novo capítulo na história deste grupo que ja girou a moenda, rezou pra Sta Barbara, fez festa pro Bumba, voltou ao passado com uma última Lembrança e agora nos leva a esta viagem no tempo, mostrando a bravura e a valentia do gaúcho primitivo. LINDOS!"


 

Confira abaixo algumas montagens de fotos da participação do Grupo Adulto na Inter-Regional do ENART em Santa Vitória do Palmar
 



 


Sinuelo classifica 5 representantes á grande final do ENART em novembro

 
 
 
O CTG Sinuelo da Liberdade classificou 5 representantes  a grande Final do ENART entres os dias 16 e 18 de novembro em Santa Cruz do Sul. Neste último final de semana, aconteceu a Inter-Regional do ENART na cidade de Santa Vitória do Palmar, fase esta que classificava para a finalera do evento. Nossa entidade como sempre, foi muito bem representada e para nossa felicidade e orgulho colocou 5 classificados para Santa Cruz do Sul.
Pablo Machado Cardoso se classificou na 1ª colocação na modalidade Solista Vocal, Erik Rossetti Prestes também estará na final na modalidade Causo, já Murilo Oliveira ficou com o 3ª lugar na modalidade Gaita Piano e também carimbou vaga a final, na modalidade Declamação, Anderson Fonseca arrebatou a 1ª colocação e Franciele Fabis ficou com a 7ª vaga e ambos estarão na final em novembro. Fica registrado aqui os nossos parabéns á estes guerreiros que irão agora em busca de seus sonhos, muito sucesso na grande finalera !
 
 
 
CLASSIFICADOS Á FINAL DO ENART 2012 

Pablo Cardoso - Erik Prestes - Murilo Oliveira 
 Anderson Fonseca - Franciele Fabis