sábado, 11 de agosto de 2012

Entre um mate e outro, uma prosa com a nova Vice-Diretora Cultural da 5ªRT

Damiane Fraga
Vice-Diretora Cultural da 5ªRT
Representante do CTG Sinuelo da Liberdade

Como iniciou sua caminhada no tradicionalismo? Tradicionalismo sempre foi uma opção de vida!!! Iniciei como a grande maioria, através dos grupos de danças tradicionais, aos 7 anos de idade na invernada mirim em Pantano Grande. 

Já foi prenda de entidade e prenda regional, como surgiu a ideia de concorrer? Meu primeiro título foi de 2ª prenda mirim da entidade 1997, onde não participei de nenhum concurso, foi escolhida por votação entre as colegas do grupo de dança. No ano seguinte concorri a prenda farroupilha, onde fui a 2ª Prenda mirim Farroupilha de Pantano Grande 98/99. Em 2001 fui 2ª Prenda Juvenil da Escola Pedro Nunes. Em 2003/2004, 1ª Prenda do CTG Carreteiros da Saudade. Em 2006/2008, fui 2ª Prenda. E no ano de 2008 fui a 3ª Prenda da 5ªRT. Todos esses títulos foram conquistados devido ao amor a nosso cultura e tradição, pela vontade de transmitir aos demais o que eu aprendi como prenda, e principalmente valorizar e representar a entidade e/ou região. 

Agora como vice-diretora cultural da região, a experiência de avaliadora e de concorrente irá contar? Sem dúvidas, pois assumo esse cargo devido toda minha caminhada, seja ela enquanto prenda, ou como avaliadora. Pois tradicionalismo não é uma receita de bolo, e principalmente o departamento cultural, que envolve jovens e crianças com sonhos e planos além de seus familiares, precisa se ter bom senso e acima de tudo cautela para não frustrar ninguém e não perder nossas prendas e pões. Para isso pretendo utilizar de toda minha vivência como prenda, como diretora cultural de entidade e de avaliadora, para estimular e incentivar nossas prendas e peões a perpetuar a cultura gaúcha. 

Como surgiu o convite para assumir este cargo? O convite me foi feito pelo Coordenador da 5ªRT Sr. Luis Clovis Vieira quando voltava da Ciranda Regional, em Santa Maria na 13ªRT, momento em que eu era presidente da comissão avaliadora, representando a 5ªRT. Na verdade toda a região acompanhou meu trabalho, desde quando me tornei prenda regional, momento em que também assumi o departamento cultural do CTG Carreteiros da Saudade, e dela para cá venho participando com prendas e peões nas fase regional e estadual da Ciranda. 

Sabemos que haverá muito trabalho pela frente, já surgiu ideias para projetos e eventos dentro da 5ªRT? Na verdade sim, muitas ideias estão sendo discutidas. Prováveis eventos em parceria com entidades e com outros departamentos. Mas aguardem em breve divulgaremos. 

Como tu espera ser a tua atuação neste cargo de grande importância? Pretendo atuar, como sempre fiz, em parceria com as entidades. Auxiliando as Prendas e peões Regionais, e os de entidade que pretendem concorrer na região, bem como os departamentos culturais dos CTGs. Por tanto será uma parceria, que com certeza dará muito certo. 

Quais são as maiores metas e os maiores objetivos quando encarrou este desafio no cultural da região? Levar as prendas Camilla e Sindyane, e os peões Willian e Rodiego para a próxima fase, trazendo os títulos estaduais para 5ªRT. Além é claro de desempenhar um bom trabalho com auxilio das entidades. 

Pra finalizar queremos te parabenizar pelo cargo atingido, então deixe uma mensagem para todas as prendas e os peões que queiram concorrer e não tem incentivo ou oportunidade: O meu muito obrigado!!!! Sem dúvidas o CTG Sinuelo da Liberdade, esta me acrescentando muitas experiências, me receberão de braços abertos, por tanto agradeço muito a todos vocês. Para as prendas e peões, desejo que vocês tenham muita força de vontade, pois isso é o que vai fazer vocês irem a luta. Pois sabemos que não é fácil ser prenda/peão, mas creiam vale muito apena. E o que de mim precisarem, seja quem for, estarei a disposição. Hoje sei que tudo que construi durante a vivência tradicionalista me dá suporte para minha vida pessoal e profissional. Sendo assim deixo essa mensagem para todos: “A esperança não pode morrer só por que de quando em vez encontramos percalços em nossos caminhos. A felicidade consiste na capacidade de superar inevitáveis momentos de pouca sorte, ou infelicidade, por tanto vamos esparramar por todos os cantos o nosso amor por esta Terra, levando a todos os cantos uma centelha do amor às tradições gaúchas!” 

 Um forte e carinhos abraços no coração de todos vocês
 Damiane Fraga - Vice-diretora Cultural da 5ªRT

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Sorteio da Inter-Regional do ENART foi realizado e já temos as ordens do Sinuelo

O Movimento Tradicionalista Gaúcho sorteou as ordens de apresentação de todas Inter-Regionais do ENART da edição deste ano, as cidades que receberão as Inter-Regionais serão Bento Gonçalves, Portão, Santiago e Santa Vitória do Palmar, a finalíssima será em novembro em Santa Cruz do Sul. 
O CTG Sinuelo da Liberdade faz parte da "Inter" da cidade de Santa Vitória Palmar á qual a 5ªRT pertence, esta irá ocorrer no mês de setembro. Segundo o sorteio realizado na sede do MTG na capital Porto Alegre, nossos representantes ficaram na seguinte ordem:

GAITA 
14° - Murilo Louzada de Oliveira 
VIOLÃO 
14° - Pablo Machado Cardoso 
SOLISTA VOCAL MASCULINO 
11° - Pablo Machado Cardoso 
DECLAMAÇÃO MASCULINA 
15° - Victor Meirelles Kollet 
32° - Anderson da Rocha Fonseca 
DECLAMAÇÃO FEMININA 
20° - Franciele Brasil Fabis 
DANÇA GAÚCHA DE SALÃO 
03° - Victor Kollet e Franciele Fabis 
CAUSO GAUCHESCO 
08º - Erik Alexandre Rossetti Prestes 
 DANÇAS TRADICIONAIS - FORÇA B 
04° - CTG Sinuelo da liberdade

Resultado Torneio de Truco Dupla

Aconteceu no dia 28 de julho nas dependências do CTG Sinuelo da Liberdade, mais um Torneio de Truco Dupla, com promoção e organização da Invernada Adulta da entidade. Foram várias duplas inscritas, com jogadores de todas as idades disputando o título nas categorias Mirim e Adulto, após vários pontos e várias rodadas em disputa, sagraram-se vencedores as seguintes duplas: 

CATEGORIA ADULTA
1º Lugar: Pércio e Théo
2º Lugar: Eduardo e Tóbias 
3º Lugar: Édipo e Emanuel 
Maior Cantador de Flor: Édipo

CATEGORIA MIRIM
1º Lugar: Émerson e João Pedro 
2º Lugar: Daniela e Nicolly
Maior Cantador de Flor: Émerson


Lembrando que além de dois troféus destinados aos vencedores, os campeões ganharam também 1 capão, os vice-campeões ganharam 1 caixa de cerveja e 3º lugar 1 fardo de cerveja. O CTG Sinuelo da Liberdade através de sua Invernada Adulta agradece a colaboração de todos. A coordenação do grupo também agradece a ajuda de todos os integrantes da Adulta e de todos nossos colaboradores que nos acompanharam no torneio.

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Grupo Mirim do Sinuelo fica em 24º lugar no FESTMIRIM em Santa Maria

Grupo Mirim em Santa Maria no XVIII FESTMIRIM

No dia 22 de julho, o CPF Piá do Sul com o apoio da 13ª RT promoveu a edição 2012 do FESTMIRIM, evento este que reúne os melhores grupos e concorrentes individuais mirins de todo do nosso estado. Num total de 42 invernadas segundo informações da organização do evento, nosso Grupo Mirim foi o 1º se apresentar, perto das 8h da manhã, depois restou aguardar o resultado e torcer pelos concorrentes individuais na declamação e na dança de salão que lá estavam representando nossa bandeira. Nossa Mirim ficou na 24ª colocação, mas o que importa realmente é a brilhante apresentação que está gurizada nos proporcionou e também parabenizar os pais, amigos, a coordenadora Márcia e o instrutor Ben-Hur pela belo trabalhando a frente dessa gauchada, lembrando que só quem luta e batalha é digno da verdadeira vitória, o campeão do evento foi o CTG Roda de Carreta de Cachoeirinha. Nas modalidades individuais tivemos dois resultado bem expressivos de nossos representantes, a prenda Mariana Quevedo ficou na 2ª colocação na Declamação, perdendo apenas pela 1ª Prenda Mirim do RS Luana Raquel e na Dança de Salão Nicolly Noronha e Gabriel Azeredo ficaram com o 4º lugar, empatados com a mesma nota com dos 3º colocados. Participaram ainda das modalidades individuais representado nossa entidade Gabriel Azeredo, Henrique Rusch e Eduarda Caregnato na Declamação e Vinicius Oliveira e Eduarda Silveira na Dança de Salão.

Mariana Quevedo - 2º lugar na Declamação

Nicolly Noronha e Gabriel Azeredo - 4º lugar na Dança de Salão