segunda-feira, 30 de julho de 2012

Sinuelo completou 29 anos de história no último dia 23


No último dia 23 de julho, o CTG Sinuelo da Liberdade completou seu 29º aniversário dentro do tradicionalismo gaúcho. Lá em 1983 nascia o CTG Sinuelo da Liberdade, de lá pra cá muitos anos se passaram, entraram e saíram Patrões, Diretores, Prendas, Peões, Invernadas e Campeiros, mas todos que ali passaram ou ainda passam deixaram sua marca e sempre preservando e cultuando a tradição do nosso pago. Parabéns pelos 29 anos de existência, por todos esses anos cruzando estradas com suas Invernadas Artísticas levando a dança, com as Invernadas Campeiras em vários rodeios, com as Prendas e Peões levando a cultura gaúcha e sempre trazendo para nosso galpão a juventude, seja com a tertúlia que valoriza os talentos da nossa terra, seja com o truco que trás os jogadores para o esporte campeiro ou demais modalidades, enfim fica um humilde e alegre Feliz Aniversário á todos que fazem parte desta grande família. 

23/07/1983 - 23/07/2012 
29 anos !

domingo, 22 de julho de 2012

Adulta do Sinuelo participa de Ação Social durante realização do SAT



Na tarde da última sexta-feira, dia 13 de julho, o Grupo Adulto de nossa entidade participou na E.M.E.I. Pinóquio no Bairro Lava-Pés de uma Ação Social junto com a realização do S.A.T. que é o Seminário de Aperfeiçoamento Tradicionalista que faz parte do ENART, lembrando que nossa Adulta vai dançar a Inter-Regional em setembro em Santa Vitória do Palmar, e o S.A.T. como foi dito acima faz parte de umas das obrigações de cada grupo que participa deste evento.
A Ação Social foi dividida em duas partes, uma com a entrega de brinquedos para o educandário, onde as crianças terão acesso, a outra parte com as danças, no violão Pablo Cardoso e na gaita Murilo Oliveira, estes que fazem parte do musical da entidade, os mesmos animaram com muita música e dança gaúcha.
Acompanharam o Grupo Adulto nesta atividade o Patrão da entidade, Sr. Marcelo Noronha, a Diretora Cultural da entidade e Coordenadora da Invernada Adulta, Sra. Cristina Noronha, o Guri Farroupilha da 5ªRT Willian Gonçalves e a Coordenadora Adjunta da 5ªRT por Encruzilhada do Sul, Sra. Maria Tereza Damé Teixeira.
Esta escola atende turmas do maternal 1 e 2 e pré-escola, são em torno de 52 crianças, nos turnos da manhã e da tarde, mas na sexta-feira foram todos no turno da tarde, onde fizeram uma integração, junto aos dançarinos com um delicioso lanche.

Mirim do Sinuelo irá participar do FESTMIRIM 2012 em Santa Maria

Invernada Mirim no FESTMIRIM do ano passado
Santa Maria - 13ª RT

Nosso Grupo Mirim vai participar neste final de semana do maior evento da categoria deles no Rio Grande do Sul, o FESTMIRIM 2012 que acontece na sede do CPF Piá do Sul em Santa Maria. Serão 42 invernadas de todo canto do nosso estado e nossa mirim será a primeira a fazer sua apresentação, abrindo assim o evento. Este ano é a segunda vez que essa gurizada participa, ano passado a Invernada Mirim fez sua primeira apresentação num evento de porte estadual e conseguiu a 3ª colocação na modalidade entrada e a 9ª colocação na danças tradicionais. Entramos no facebook de nosso Grupo Mirim hoje pela manhã e vamos reproduzir aqui o que eles postaram ontem a noite sobre a participação deles no FESTMIRIM deste ano, confira a postagem aqui embaixo:

"Final de semana com férias no meio é certeza de descanso e tranquilidade, Certo? ERRADO ! pra nós esse final de semana é diferente, digamos que nossas férias foram suadas e cansativas e amanhã tudo isso vai se refletir e com a benção do Patrão Maior vai dar tudo certo. Nesta madrugada estamos saindo de nossa terra natal Encruzilhada do Sul e rumando para o Coração do Rio Grande, estamos arrumando os aperos para o FESTMIRIM 2012 na cidade de Santa Maria, evento este que é considerado o maior da categoria mirim do Rio Grande do Sul e é promovido pelo CPF Piá do Sul. Este é o nosso segundo ano participando, ano passado mesmo com a inexperiência e alguns erros que foram consertados deste aquele dia, fomos bem e esperamos que nesta edição aconteça o melhor pois vamos nos doar como nos doamos a cada ensaio. Estaremos representando além de nossa entidade mãe o CTG Sinuelo da Liberdade, a cidade de Encruzilhada do Sul e como nossa entidade segunda está de aniversário, quem sabe não trazemos alguns presentes de Santa Maria ! Mais uma vez fica um agradecimento aos nossos pais e mães que não mediram esforços por nós, a nossa coordenadora Márcia e ao nosso instrutor Ben-Hur. 

Tu acredita no teu sonho? NÓS ACREDITAMOS NO NOSSO ! 
Tu vai em busca do teu sonho? NÓS ESTAMOS INDO EM BUSCA DO NOSSO ! 
Tu já desistiu do teu sonho? NÓS NUNCA VAMOS DESISTIR ! 
ACREDITAR SEMPRE, NUNCA DESISTIR, BORÁ LÁ MIRIM ! :) 

Forte Abraço á todos que nos mandaram sorte e sucesso ... 
INVERNADA MIRIM DO CTG SINUELO DA LIBERDADE"

Bueno, só no resta desejar muito sucesso e que tudo possa sair da melhor maneira possível e que tudo que vocês abdicaram possa se reverter em uma apresentação com brilho, garra e amor pela dança gaúcha.

Patronagem CTG Sinuelo da Liberdade 11/13
Coordenadoria Artística 11/13

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Entre um mate e outro, uma prosa com o novo Guri Farroupilha da 5ªRT 12/13

Representante do CTG Sinuelo da Liberdade
Willian de Souza Gonçalves
Guri Farroupilha da 5ª Região Tradicionalista 2012/2013

Como foi a preparação para o Entrevero Regional? Perto dos demais concursos que participei, foi uma preparação calma por incrível que pareça, mas sabendo que o nível das provas deveria ser o máximo possível, mas foi bem tranquilo a parte emocional quanto na parte prática mesmo.

Quais foram as maiores dificuldades e as maiores facilidades nas provas? A maior dificuldade foi na prova escrita pois exigia uma concentração enorme e a maior facilidade mesmo foi na prova campeira, que eu tenho experiência muito grande por participar de rodeios com frequência.

Como foi encarar pela primeira um evento regional? Teve aquele nervoso normal antes da prova artistica, mas ocorreu tudo bem, com alguns erros que serão consertados agora, mas a ansiedade tomou conta sim.

Quais foram as principais pessoas que lhe apoiaram na preparação? Meus pais Isabel e Zé Miguel Gonçalves, a minha entidade (CTG Sinuelo da Liberdade) em especial a Diretora Cultural Cristina Noronha e ao Luinny Damé que já foi Peão Regional e me deu aquela força. Queria dizer um obrigado á todos que de uma maneira o outra me ajudaram, mesmo que fosse com uma palavra de boa sorte ou algo do gênero, muito obrigado de coração. 

Já caiu a faixa do cargo que tu assumiu na região? Já sim e irei representar muito bem a nossa 5ªRT, temos grandes desafios, mas passaremos por cada um em busca do sucesso, lembrando que a nossa região tem o 3º Guri do RS e isso aumentou a minha responsabilidade. 

Quais são objetivos e os deveres que assumiu com este título? Os objetivos são vários, assim como os deveres, o principal é representa muito em a 5ªRT junto com os meus colegas e gestão e cumprir todos os deveres no Movimento Tradicionalista, levando sempre a cultura e a tradição em qualquer chão, participando, ajudando, auxiliando e aprendendo a cada dia mais com todos que vão estar em minha volta.

Como surgiu a ideia de concorrer na entidade e consequentemente na região ? No começo eu não aceitei muito bem a ideia de concorrer, por não saber como seria e com medo normal de novos desafios,  mas depois de algumas conversas com o pessoal do CTG, resolvi a concorrer na entidade e depois resolvi a concorrer na região por vontade própria. 

Já imaginou como será tua vida pós titulo conquistado? Resumindo, será cheia de compromissos com meu novo cargo, assim terei que dividir um pouco minha vida entre, Família, CTG, Escola e Região, mas tenho convicção que tudo vai transcorrer naturalmente. 

Mensagem para os jovens que queiram começar a concorrer e aos que já concorrerem: A todos  os jovens tradicionalistas que pensam em concorrer, eu digo que será uma ótima escolha, pois depois que vocês entram para o mundo tradicionalista, não vão querer mais sair e independente do resultado nunca desistem de seus sonhos, pois o que conta no final mesmo são os amigos e as boas histórias que irão ficar guardadas com nós. Baita Abraço á todos !

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Jantar Baile Campeiro é dia 21 de julho


Buenas, o Departamento Campeiro na pessoa do seu Diretor Valdir Lopes, juntamente com a Patronagem desta casa tem o prazer de convidá-lo através deste chasque para seu Jantar Baile, as informações seguem abaixo:

Data: 21 de julho de 2012
Horário: 20h30min
Cardápio: Comida Campeira
Valor: R$12,00
Local: CTG Sinuelo da Liberdade
* Rua Rosane Castilho de Freitas, Nº 117 - Centro
Promoção: Departamento Campeiro

Ingressos e maiores informações com a Patronagem e Departamento.
Desde já agradecemos a atenção de todos !

Sinuelo põem 7 representantes na Gestão Regional 12/13, entre esses a 1ª Prenda da 5ªRT Gabriela Uthmam Damé

Prendas e Peões da 5ªRT 12/13 

Aconteceu no dia 30 de junho no CTG Sentinela dos Pampas na cidade de Candelária a edição de 2012 da Fase Regional do Entrevero de Peões e da Ciranda de Prendas da 5ªRT. Depois de várias provas disputadas ponto a ponto, milésimo a milésimo como a prova escrita, mostra folclórica, prova campeira, relatório de atividades e provas artísticas e orais, saíram o novos eleitos de nossa região, os nossos jovens representantes e para o orgulho de nossa entidade, colocamos 7 representantes neste ano.
Com o apoio do Departamento Cultural e da Patronagem, além de pais e amigos que nos acompanharam em mais uma empreitada, o CTG Sinuelo da Liberdade colocou as seguintes Prendas e Peões na gestão de nossa região:
Piazito Farroupilha da 5ªRT: Bernardo Rael Teixeira da Rosa
2ª Prendinha da 5ªRT: Sabrina dos Santos Lopes
Piá Farroupilha da 5ªRT: Henrique Machado Rusch
3ª Prenda Mirim da 5ªRT: Daniela Lucas Brocardo
Guri Farroupilha da 5ªRT: William de Souza Gonçalves
2ª Prenda Juvenil da 5ªRT: Mariana Borba Quevedo de Freitas
1ª Prenda da 5ªRT: Gabriela Deeb Uthmam Damé
Desde modo, nossa entidade será anfitriã do Entrevero e da Ciranda Regional 2013, pois temos a Prenda Adulta que recebe no próximo ano a edição do evento. Também teremos dois representantes na Fase Estadual do Entrevero e da Ciranda do ano que vem, o Guri e a nossa Prenda Adulta, William irá se preparar para Entrevero Estadual que irá acontecer em abril na cidade de Panambi e Gabriela vai se concentrar na Ciranda Estadual no mês de maio em Santana do Livramento.

Informações do Concurso:
A 1ª Prendinha da 5ªRT é Luiza Silveira de Cachoeira do Sul, a 1ª Prenda Mirim da 5ªRT é Sindyane Souza de Pantano Grande, a 1ª Prenda Juvenil é Camila Eidt de Pantano Grande e o Peão Farroupilha da 5ªRT é Rodiego Cunha também de Pantano Grande, a gestão ainda conta com representantes de Santa Cruz do Sul do CTG Lanceiros e de Cachoeira do Sul do PL Delfino Carvalho.