sexta-feira, 29 de junho de 2012

CTG Sinuelo da Liberdade participa da Ciranda e Entrevero Regional da 5ªRT

Junho chegou e com ele muitas emoções vem junto, dia 30 de junho a 5ª Região Tradicionalista vai escolher seus novos representantes na Ciranda e Entrevero Regional que vai acontecer na cidade de Candelária no CTG Sentinela dos Pampas, entidade mãe da atual 1ª Prenda 5ªRT Eveline Rangel.
CTG Sinuelo da Liberdade mais uma vez estará presente com seus concorrentes, irão em busca de seus sonhos e objetivos, acompanhados de perto da Diretora Cultural e da Patronagem da entidade, as pesquisas, os estudos, os ensaios e os preparativos irão aumentando para que ocorra tudo da melhor maneira possível, neste semana ocorreram os últimos ensaios puxados e cansativos para acertar e tentar melhorar cada detalhe da apresentação desta sábado, a saída será ás 5h da frente de nossa entidade rumo a cidade anfitriã do concurso, esperamos que saia tudo conforme esperado e com certeza da melhor maneira possível pois todos os nossos concorrentes estão bem preparados e foram muito bem auxiliados por suas famílias e por nossa entidade.
Os concorrentes da nossa entidade este ano são os seguintes:
Prendinha: Sabrina Lopes
Piazito: Bernardo Teixeira
Prenda Mirim: Daniela Brocardo
Piá: Henrique Rusch
Prenda Juvenil: Mariana Freitas
Guri: William Gonçalves
Prenda Adulta: Gabriela Uthman
Estes representarão nossa entidade e consequentemente a cidade de Encruzilhada do Sul e disputarão ao título regional de suas categorias. O CTG Sinuelo da Liberdade confirma presença na Ciranda e Entrevero Regional da 5ªRT e já deseja desde agora muito sucesso aos nossas prendas e peões que bateram no peito e assumiram este desafio.

 Patronagem do CTG Sinuelo da Liberdade 11/13

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Sinuelo classifica Grupo Adulto no ENART e Grupo Mirim é Campeão

Aconteceu nos dias 16 e 17 de junho na Tranqueira Invicta Rio Pardo, a Fase Regional do Maior Evento Amador da América Latina, o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha, o ENART 2012 e junto o I Rodeio Artístico Regional da 5ª RT que reuniu Invernadas Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Adulta e Xirú de vários municípios que compõem nossa região. 
O CTG Sinuelo da Liberdade esteve presente durante o evento com suas Invernadas Artísticas e seus concorrentes individuais que disputavam vaga para a próxima fase do evento. A entidade classificou os seguintes individuais: Pablo Cardoso no Interprete Solista Vocal Masculino, Anderson Fonseca e Victor Kollet na Declamação Masculina, Franciele Fabis na Declamação Feminina, já na Dança Gaucha de Salão Victor Kollet e Franciele Fabis passaram de fase; Leonardo Freitas e Juliéle Bissigo ficaram na suplência, classificou-se também na 5ª colocação o Grupo Adulto que competiu na FORÇA B, todos estes estão na Inter-Regional do ENART que irá acontecer em setembro na cidade de Santa Vitória do Palmar na 6ª RT. O CTG Sinuelo da Liberdade também esteve na Regional com seu Grupo de Danças Mirim que obteve um grande resultado, foram os Campeões em Danças Tradicionais Mirim da 5ª RT neste ano, levando também a 1ª colocação da Modalidade Entrada e Saída.

Invernada Adulta - 5º lugar na Força B
Classificada para Inter-Regional em Santa Vitória do Palmar

Invernada Mirim - Melhor Entrada e Saída do Rodeio Regional
Campeões Danças Tradicionais Mirim da 5ªRT 2012

sexta-feira, 15 de junho de 2012

CTG Sinuelo da Liberdade se prepara para mais uma Regional do ENART

O CTG Sinuelo da Liberdade participará mais uma vez de uma Etapa Regional do ENART da 5ªRT, desta vez longe de casa, nossa entidade irá neste final de semana para a Tranqueira Invicta, a nossa vizinha Rio Pardo participar da etapa Regional do Maior Evento Amador da América Latina. O ENART ocorre em três etapas, a Regional que na nossa região será em Rio Pardo este ano, a Inter-Regional a qual pertence a 5ªRT que este ano será em Santa Vitória do Palmar na 6ªRT e estes classificados vão para a Grande Final do ENART que ocorre sempre na nossa região, na cidade de Santa Cruz do Sul no Parque da Oktoberfest.
A Regional da 5ªRT este ano acontecerá nos dias 16 e 17 de junho no Parque Apelles de Quadros dentro do Ginásio Municipal no Bairro Bella Vista., lembrando que junto com a Regional teremos o I Rodeio Artístico Regional que contará além dos Grupos Adultos Forças A e B que disputarão vaga a Inter-Regional, também com Invernadas Pré-Mirim, Mirim, Juvenil e Xirú. 
A Declamação, Solista Vocal, Chula e Dança de Salão ocorrerão no sábado, no domingo irá ter somente as Danças Tradicionais, a Presidência da Regional é de Ibani Jorge Bicca de Vera Cruz, o Vice é Fernando Rocha de Rio Pardo, a Secretária é Carmem César de Santa Cruz do Sul e o Diretor Técnico é Pedro Oliveira. Os concorrentes e suas respectivas modalidades da nossa entidade são: Pablo Cardoso no Solista Vocal Masculino e Violão, Erik Rossetti no Causo Gauchesco e Poesia Inédita, Victor Kollet e Franciele Fabis na Dança de Salão, Leonardo Freitas e Juliéle Bissigo também na Dança de Salão, Victor Kollet e Anderson Fonseca na Declamação Masculina, Franciele Fabis na Declamação Feminina, nas Danças Tradicionais concorrerão por nossa entidade o Grupo Mirim que será o 3º a se apresentar e o Grupo Adulto na Força B que será o 5º a entrar no palco. Muito Sucesso e tudo de bom á cada um de vocês nesta Regional são os votos da Patronagem e Diretoria Artística do CTG Sinuelo da Liberdade.

Pablo Machado Cardoso / Erick Rossetti Prestes
Solista Vocal e Violão / Causo e Poesia Inédita

Victor Meirelles Kollet e Franciele Brasil Fabis
Dança Gaucha de Salão

Leonardo Oliveira de Freitas e Juliéle Bissigo Nunes
Dança Gaucha de Salão

Anderson Fonseca / Franciele Fabis / Victor Kollet
 Declamação Masculina e Feminina

Invernada Mirim - 3º a se apresentar
Danças Tradicionais Gaúchas

Invernada Adulta - 5º a se apresentar na Força B
Danças Tradicionais Gaúchas

Encruzilhada do Sul vai receber a dupla César Oliveira e Rogério Melo

César Oliveira e Rogério Melo 

A cidade de Encruzilhada do Sul no mês de julho está completando aniversário e a Prefeitura Municipal está trazendo para show de abertura a dupla com grande renome no cenário da música gaúcha, são eles César Oliveira e Rogério Melo, dupla está que conta em seu elenco com o encruzilhadense Maurício Lopes. O tão aguardado show irá acontecer no dia 14 de julho no Ginásio Rodolfo Taborda a partir das 21h. 
A programação conta com show também do Grupo Nosso Balanço e com apresentações das Invernadas de Encruzilhada do Sul, Canguçu, Amaral Ferrador e Dom Feliciano, além de várias outras atrações de outros estilos musicais que irão animar a comunidade encruzilhadense que estava necessitando de atrações desse porte, os ingressos são: R$20,00 o camarote e R$15,00 a pista. 
Parabéns a Prefeitura Municipal pela grande ideia de trazer este grande show com repercussão nacional, já que a dupla foi indicada ao 23º Prêmio da Música Brasileira este ano. César Oliveira e Rogério Melo tem grandes músicas como "Paleteada" , "Regalo", "Velório do Juca Torto", "Santo Chão", "De Vida e Tempo",  "Os Loco lá da Fronteira", "Versos para uma Flor", "Prego na Bota", "Alma de Fronteira", "Hora do Sossego", "Apaisanado", "No Desdobrar das Auroras", "Tranco de Fronteira", "Roçando as Viria", "Serenata Campeira", "Rosilho Maleva", "Pra Bailar de Cola Atada", entre outros sucessos.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Rio Grande do Sul elege seu novo Prendado Estadual durante os meses de abril e maio

O título de 1ª Prenda do RS saiu de Joelma Meotti de Passo Fundo / 7ªRT e foi pra Raquel Pinheiro de Santana do Livramento / 18ªRT

O Rio Grande do Sul já conhece suas novas representantes! Após muito trabalho e dedicação de todas, novas nove Prendas foram eleitas as responsáveis por disseminar e propagar ainda mais a nossa cultura por este Rio Grande a fora. Muito sucesso à todas, e parabéns por terem se preparado tão bem para esta etapa! Tenho certeza de que todas estão à altura dos cargos que hoje ostentam. A 18ªRT e a 11ªRT tem duas representantes na gestão estadual, completam a gestão a 3ªRT, 10ªRT, 20ªRT, 1ªRT e 17ªRT.

 PRENDAS DO RIO GRANDE DO SUL - 2012/2013 
1ª Prenda Mirim Luana Wojciechowski - CTG Família Nativista / 18ª RT - Caçapava do Sul
2ª Prenda Mirim Aluisie Picolotto - CTG Galpão da Saudade / 11ª RT - Serafina Correa
3ª Prenda Mirim Maitê Lorenzoni - CTG Galpão da Boa Vontade / 17ª RT - Palmeira das Missões
1ª Prenda Juvenil Amália Pletsch - CTG Gaudério Serrano / 11ª RT - Bento Gonçalves
2ª Prenda Juvenil Verônica Lorenset - CTG Tropeiros do Buricá / 20ª RT - Três de Maio
3ª Prenda Juvenil Nathália Rodrigues - CTG Darci Fagundes / 1ª RT - Darci Fagundes
1ª Prenda Raquel Pereira - CTG Fronteira Aberta / 18ª RT - Santana do Livramento
2ª Prenda Gabriela Heinen - CTG Rancho da Amizade / 3ª RT - Santo Cristo
3ª Prenda Erika Benevenute  - CTG Cancela da Fronteira / 10ª RT - São Vicente do Sul

Murilo Andrade de Panambi / 9ªRT é novo Peão Farroupilha do RS, ele recebeu o título de Douglas Quadros da cidade de Garibaldi / 11ªRT

Seis novos Peões ganham a responsabilidade de levar nossos usos e costumes a todo o Estado, e fora dele. Parabéns a todos que se empenharam e acreditaram em seus ideais... tudo o que tiveram de conquistar pra chegarem até aqui fazem de vocês todos vitoriosos! A 3ªRT e a 11ªRT botaram o Peão e Guri na gestão estadual, a 5ªRT e a 9ªRT fecharam a gestão.


PEÕES E GURIS DO RIO GRANDE DO SUL - 2012/2013
1º Peão Farroupilha – Murilo Andrade – CTG Tropeiro Velho – Panambi - 9ª RT
2º Peão – Lucélio Fortes – CFTG Farroupilhas – São Borja – 3ª RT
3º Peão – Mauricio Flores – CTG Sentinela da Serra – Garibaldi – 11 ª RT
1º Guri Farroupilha – Matheus Pelegrini – CTG Gaudério Serrano - Bento Gonçalves – 11ª RT
2º Guri – Gustavo Melo – DN Carlos Bastos do Prado – São Luiz Gonzaga – 3ª RT
3º Guri – Taylor Bulsing - CTG Estância do Chimarrão – Cachoeira do Sul – 5ª RT

Fonte e Créditos: Blog Cantinho Gaúcho e Blog Rogério Bastos

Sinuelo homenageou seus Patrões numa linda cerimônia


José Cardoso, Delanir Ferraz (Ronaldo Ferraz), Cristina Noronha, Marcelo Noronha, Josino Rosa, Assir Batory, Laerte Macedo (Nei Timóteo Macedo), Francisco Freitas, João Epaminondas Batista, Alcino Rosa e João Rufino Adolfo

A tarde do dia 06 de maio foi um momento histórico para a família Sinuelo da Liberdade, foi inaugurada a galeria dos Patrões da entidade, numa sessão solene que teve missão crioula e logo em seguida uma menção honrosa aos patrões que comandaram a entidade nesses 28 anos de ativa no tradicionalista. 
Ganharam menção honrosa os seguintes patrões: - 1º Patrão: Josino Rosa - Patrão Atual: Marcelo Noronha - João Rufino Adolfo - Francisco Freitas - José de Oliveira Cardoso - João Epaminondas Batista - Mário Bezerra Duarte - Yone Abero - Wagner Grandini - Assir Batory Ataídes - Alcino Rosa - Nei Timóteo Macedo (in Memoriam) representado pela esposa - Ronaldo Ferraz (in Memoriam) representado pela esposa.
A galeria dos Patrões foi inaugurada pelo Patrão Atual Marcelo Noronha e pelo 1º Patrão Josino Rosa perante á todos tradicionalistas que ali se encontravam, o cerimonial de protocolo foi comandado pelas Prendas e Peões 2011/2012 com o apoio do Departamento Cultural e da Patronagem, por fim foi servido um café de cambona bem campeiro aos convidados.

Problemas Técnicos

Caros amigos tradicionalistas que nos acompanham por esta ferramenta de comunicação do CTG Sinuelo da Liberdade, viemos por meio deste chasque informar que não houve nenhuma postagem durante as últimas semanas devido a problemas técnicos com nosso blog que causaram que passássemos alguns dias sem atualizar nada por aqui, mas o problema já foi resolvido e seguiremos firme por aqui, postando novidades e notícias de nossa entidade e do tradicionalismo gaúcho no seu geral.
Certos da compreensão de todos.
Departamento de Comunicação do CTG Sinuelo da Liberdade