domingo, 28 de agosto de 2011

Sinuelo tem nova Gestão de Prendas e Peões

O CTG Sinuelo da Liberdade conheceu na noite deste último sábado, a nova gestão de Prendas e Peões 2011/2012 durante o Fandango com Pedro Rosa e Grupo. O concurso que começou na sexta-feira com a Prova Escrita, também durou todo o sábado com as Provas Campeiras, Mostras Folclóricas e Provas Artísticas e Orais, os concorrentes deram o melhor de si em todos momentos, mostrando o verdadeiro show da cultura gaúcha. A comissão avaliadora da 5ªRT eram composta por Mateus Rocha, Lisete Durante, Luis Carlos Durante e Lisandra Wauffbentel. No Baile a noite tivemos a presença do Coordenador da 5ªRT Luis Clóvis Vieira, da 1ª Prenda 5ªRT Eveline Rangel e da 2ª Prenda Mirim 5ªRT Lavínia Santos. Depois de todas as provas do concurso, de tanta expectativa, ansiedade e nervosismo, o tão resultado saiu ás 3h30min da manhã e sagraram-se vencedores os seguintes:
PRENDAS E PEÕES 2011/2012
Prendinhas Mimosas
1ª) Isadora Sodré - 2ª) Isabele Gonçalves
Mascote
1º) Matheus Santos
Prendinha
1ª) Sabrina Lopes
2ª) Mariane Veiga
3ª) Sófia Grandini
Piazito
1º) Bernardo Teixeira
2º) Jonathan Cardoso
Prenda Mirim
1ª) Daniela Brocardo
2ª) Eduarda Silveira
3ª) Eduarda Caregnato
Piá
1º) Henrique Rusch
2º) Gabriel Azeredo
3º) Matheus Freitas
Prenda Juvenil
1ª) Mariana Quevedo
2ª) Ludmila Alves
3ª) Vitória Silveira
Guri
1º) Willian Gonçalves
2º) Leonardo Freitas
3º) Yuri Cardoso
Prenda Adulta
1ª) Gabriela Uthman
Peão
1º) Luinny Damé
2º) Victor Kollet
3º) Kauê Mendes
Desejamos muito sucesso a nova gestão do Sinuelo !
Parabéns gauchada !

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Notícias do Tradicionalismo Gaúcho

CTG PATRULHA DO RIO GRANDE VENCE JUVENART
O CTG Patrulha do Rio Grande do município de Santo Antônio da Patrulha foi o grande Campeão das Danças Tradicionais do IX JUVENART realizado em Santa Maria neste último final de semana, dias 19, 20 e 21 de agosto. O 2º lugar ficou com o CTG Rancho da Saudade, o 3º com o CTG M'Bororé, o 4º com o CTG Aldeia dos Anjos e o 5º com o CTG Cel. Chico Borges, a Melhor Entrada do CTG Cancela da Fronteira, a Melhor Saída com o DTCE Alma Gaúcha, Melhor Musical com o CTG Crioulos do Caverá e Melhor Indumentária com o CTG Estirpe Gaúcha. Lembramos que este evento é o maior concurso de danças juvenis de todo o Rio Grande do Sul e teve participação de 52 grupos.

CHAMA CRIOULA É ACESA EM TAQUARA
Centenas de pessoas enfrentaram o frio para acompanhar, na tarde deste sábado, em Taquara, o acendimento da Chama Crioula e o lançamento dos Festejos Farroupilhas, 2011. A cerimônia aconteceu em um palco montado na Praça Marechal Deodoro, no centro da cidade, diante de grupos de cavalarianos que vieram buscar uma centelha para levá-la a todas as regiões do estado. Um dos destaques foi o cantor nativista Joca Martins, que interpretou a música tema do evento. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, também homenageou integrantes de dez federações tradicionalistas espalhadas pelo Brasil com o título de Cônsul e Embaixador Honorário do Rio Grande do Sul. A organização havia anunciado a presença do governador Tarso Genro (PT), mas ele acabou não comparecendo. Foi representando pelo Presidente do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF), Rodi Borguetti. Também esteve presente o patrono dos Festejos Farroupilhas, Alcy Cheuiche.


ENART 2011 - INTER-REGIONAIS
As classificatórias do maior festival amador da América Latina terão início no próximo final de semana. Nos dias 27 e 28 de agosto, Campo Bom sediará a primeira inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), evento promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Durante os dois dias, os concursos serão realizados em oito palcos, distribuídos no Centro de Educação Integrada do município da 30ª Região Tradicionalista. Nas modalidades individuais (Chula, Gaita, Violão, Viola, Bandoneon, Solista Vocal, Declamação, Trova, Pajada e Causo) serão 269 participantes. Já nas Danças Tradicionais – Força A e B serão 36 invernadas; nas Danças Gaúchas de Salão, 48 casais; e entre os conjuntos Instrumental e Vocal, três entidades filiadas ao MTG estarão representadas. Os melhores de cada modalidade garantem classificação para a fase final do evento, que acontecerá entre os dias 18 e 20 de novembro, em Santa Cruz do Sul. As próximas etapas do Enart serão realizadas em Alegrete, nos dias 24 e 25 de setembro; em Ijuí, 1º e 2 de outubro; e Pelotas, 8 e 9 de outubro. O evento tem como objetivos projetar a cultura popular e tradicional do Rio Grande do Sul, valorizar os artistas amadores do Estado e promover o intercâmbio cultural entre os participantes. Os campeões estaduais ficam credenciados a representar o Estado em eventos nacionais e internacionais.

Fonte: Site Juvenart / Site Chasque Pampeano / Site MTG
Fotos: Orkut do Patrulha / Site Chasque Pampeano / Site MTG

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Depart. Cultural divulga relação dos Concorrentes do Concurso Interno 2011


O Departamento Cultural do CTG Sinuelo da Liberdade divulgou no início da noite desta última segunda-feira a relação dos concorrentes ao Concurso de Prendas e Peões 2011/2012, lembrando que as inscrições foram até o sábado (dia 20/08) e os mesmos também entregaram seus relatórios de atividades tradicionalistas. Abaixo esta indo as fotos dos concorrentes em cada uma das categorias.

Na Categoria Prendinha disputarão as Prendas Sófia Ulinooski Grandini, Sabrina dos Santos Lopes e Mariane Soares Veiga.


Na categoria Prenda Mirim disputarão as Prendas Eduarda Oliveira Silveira, Daniela Lucas Brocardo e Eduarda Caregnato Lucas.

Na categoria Prenda Juvenil disputarão o título as Prendas Mariana Borba Quevedo de Freitas, Ludmila Franco Alves e Vitória Jacques da Silveira.

Na categoria Piazito estão concorrendo Bernardo Teixeira Rosa e Henrique Machado Rusch, já na categoria Guri está concorrendo Willian de Souza Gonçalves e na categoria Peão concorre Luinny Rael Damé.

OBSERVAÇÕES:
A Patronagem do CTG Sinuelo da Liberdade juntamente com o Departamento Cultural irão juntos indicar os nomes dos demais integrantes do prendado, onde não houve concorrentes, os mesmos serão conhecidos no Resultado Oficial neste sábado no Baile do Sinuelo ás 22h. Serão indicados as seguintes categorias: (3º Piazito, 1º Piá, 2º Piá, 3º Piá, 2º Guri, 3º Guri, 1ª Prenda Adulta, as Prendinhas Mimosas, os Mascotes). Os Diretores do Departamento Jovem também serão indicados pela Patronagem e conhecidos também no sábado.

BOA SORTE E MUITO SUCESSO Á TODOS !
PATRONAGEM CTG SINUELO DA LIBERDADE 11/13

domingo, 21 de agosto de 2011

Estão prontas as faixas e os crachás do Sinuelo para o Concurso Interno 2011/2012

Recebemos a informação hoje que as Faixas e os Crachás que serão entregues dia 27 no Baile para a nova gestão 2011/2012 do Sinuelo estão prontas e que chegarão nesta segunda vindas da cidade de Cachoeira do Sul. A Bia que é quem faz este belo trabalho com Couro nos enviou um material a pedido nosso, com algumas fotos das faixas e dos crachás do Sinuelo, as fotos seguem abaixo para apreciarmos este grande e talentoso trabalho da "Bia Arte e Pintura em Couro" que faz este material para o Departamento Cultural da nossa entidade. Parabéns Bia, os galardões ficaram super bonitos e agora é só esperar o resultado para as prendas e peões usarem eles.

FAIXAS E CRACHÁS DO SINUELO

FAIXAS E CRACHÁS PARA A GESTÃO 11/12

GALARDÕES DO NOVO PRENDADO DO SINUELO

OS CONTATOS DA BIA SÃO OS SEGUINTES:


E-mail: biaarteepintura@hotmail.com

Telefone: (051)3723-3605

Cachoeira do Sul - RS


Você que se interessou entre em contato !

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Concurso de Prendas e Peões 2011 já começa neste sábado, dia 20/08


Apartir de amanhã, já começa o concurso de prendas e peões 2011 do CTG Sinuelo da Liberdade, pois será o dia da entrega dos relatórios de atividades em todas as categorias, bem como toda sua documentação exigida pelo regulamento. Conforme a programação acima, as demais provas do concurso serão entre os dias 26 e 27 deste mês, neste último dia também será divulgado o resultado oficial da nova gestão. Lembrando que o Relatório de Atividades Tradicionalistas vale 10 pontos dos 100 que estarão em disputa, então podemos dizer sim, que o concurso terá sua partida amanhã, serão aceitas as inscrições até a meia noite deste sábado com a Diretora Cultural do Sinuelo Cristina Noronha. No domingo o mais breve possível, estaremos postando o nome dos concorrentes e as categorias em disputa de cada um, desde já fica um desejo de boa sorte á todos e um concurso de muito sucesso ! Abaixo estará indo a ordem de apresentação das categorias na prova artística e oral que começa sábado apartir das 10h30min.
  1. PRENDINHA
  2. PIAZITO FARROUPILHA
  3. PRENDA MIRIM
  4. PIÁ FARROUPILHA
  5. PRENDA JUVENIL
  6. GURI FARROUPILHA
  7. PRENDA ADULTA
  8. PEÃO FARROUPILHA
Departamento Cultural e Jovem do Sinuelo

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CTG Sinuelo faz sucesso em Dom Feliciano

Aconteceu no dia 7 de agosto, o III Rodeio Artístico do CTG Dom Feliciano na cidade de mesmo nome, pertencente a 16ªRT. O CTG Sinuelo da Liberdade foi muito bem representado com seus Elencos Artísticos e com seus individuais, assim conquistando vários troféus para nossa entidade. A Invernada Mirim conquistou o Tri-Campeonato em Danças Tradicionais e o Bi-Campeonato em Entrada e Saída, a Invernada Juvenil ficou com o 5º lugar em Danças Tradicionais e com o 2º lugar em Entrada e Saída, a entidade trouxe de Dom Feliciano um total de 12 troféus, os outros 9 títulos foram para os seguintes representantes do Sinuelo:

DECLAMAÇÃO MASCULINA MIRIM
1º) Gabriel Azeredo - 2º) Emerson Brocardo - 3º) Henrique Rusch
DECLAMAÇÃO MASCULINA JUVENIL
2º) Victor Kollet - 3º) Guilherme Azeredo
DECLAMAÇÃO FEMININA MIRIM
1º) Mariana Quevedo - 2º) Daniela Brocardo
DECLAMAÇÃO FEMININA JUVENIL
1º) Franciele Fabis
SOLISTA VOCAL - CATEGORIA ÚNICA
1º) Pablo Cardoso
INDIVIDUAIS PREMIADOS
(Foto: Victor Kollet, Franciele Gabis e Gabriel representando o Guilherme)

INDIVIDUAIS PREMIADOS
(Foto: Gabriel Azeredo, Emerson Brocardo, Lorenzo representando o Henrique, Mariana Quevedo, Daniela Brocardo e Pablo Cardoso)

INVERNADA MIRIM
Tri-Campeã em Danças e Bi-Campeã Entrada/Saída

INVERNADA JUVENIL
5º lugar em Danças e 2º lugar Entrada/Saída

sábado, 6 de agosto de 2011

Invernadas Mirim e Juvenil do Sinuelo participarão do 3º Rodeio de Dom Feliciano

É neste domingo, dia 7 de agosto que o CTG Dom Feliciano da 16ªRT realiza seu III Rodeio Artístico no Ginásio de Esportes em Dom Feliciano. Nossa entidade estará mais uma vez presente e muito bem representada com seus Grupos Mirim e Juvenil, além dos individuais (declamadores e solistas). A Invernada Mirim trás para este Rodeio como tema de entrada a "Festa Gaúcha de São João", como tema de saída a música "Derrubada" e como Danças Tradicionais o Maçanico, a Rancheira de Carreirinha e o Tatu com Volta no Meio, já a Invernada Juvenil leva como tema de entrada e saída a música "Última Lembrança" e como Danças Tradicionais a Meia Canha, Tatu de Castanhola e Chote Carreirinho. As Invernadas tem como instrutor e coreografo Ben-Hur de Almeida Barros, a saída da delegação do CTG Sinuelo da Liberdade esta marcada para ás 6h da manhã da frente de nossa entidade. Desejamos muito sucesso á todos nossos representantes e que tudo ocorra da melhor maneira possível !

Invernada Mirim CTG Sinuelo da Liberdade
Foto tirada durante o FESTMIRIM em Santa Maria

Invernada Juvenil CTG Sinuelo da Liberdade
Foto tirada durante a Regional do ENART em Encruzilhada