quarta-feira, 27 de abril de 2011

Marcelo Noronha é o novo Patrão do CTG Sinuelo da Liberdade 2011/2013

Nesta terça-feira, dia 26 de abril, aconteceu a eleição de Patronagem do CTG Sinuelo da Liberdade para o biênio 2011/2013. Como uma única chapa foi apresentada para o Conselho de Vaqueanos, a mesma foi aprovada por unanimidade pelos sócios que compareceram a votação. A nominata da chapa era a seguinte:
Patrão: Jorge Marcelo Matos Noronha
Capataz: Valdir da Luz Rodrigues
Sota-Capataz: Alcino Teixeira da Rosa
2º Sota-Capataz: Lucas Duarte Prestes
Agregado das Pilchas: Antônio Cardoso de Freitas
A Presidente do Conselho de Vaqueanos, Sra. Avany de Freitas Silveira, após ler a ata que foi assinada pelos presentes, empossou o novo Patrão do CTG Sinuelo da Liberdade, Sr. Jorge Marcelo Matos Noronha e sua nova patronagem que comandará a entidade até o ano de 2013.
Desejamos á ele e aos novos membros da patronagem, muito sucesso e que cada vez mais nossa entidade cresça no meio tradicionalista, pois vontade não nos faltará para isso. O primeiro compromisso do Patrão Marcelo é no Encontro Regional de Patrões da 5ªRT dia 15 de maio no CTG Estância Alegre em Santa Cruz do Sul.

Torneio de Truco Dupla dia 30/04

Buenas, estamos reforçando o convite do Torneio de Truco Dupla, neste sábado, dia 30 de abril apartir das 13h na sede de nossa entidade. As inscrições são R$20,00 com ou sem reserva ! A premiação terá 1 capão para os campeões + troféu, 1 caixa de cerveja para os vice-campeões + troféu, e 3º e 4º lugares receberão troféu.
Aproveitando este post, para agradecer desde já alguns sites, blogs e jornais que nós ajudaram na divulgação do Torneio, muito obrigado pela colaboração de todos vocês, um baita abraço da Família Sinuelo da Liberdade !

Jornal 19 de Julho
Blog da Rádio Terra Gaúcha
Blog Laço Perfumado
Blog Prosa Galponeira
Blog Identidade Campeira
Site Gb Clássico
Site Dihitt
Blog Pithan Pilcha

Caso algum site ou blog não foi citado acima e divulgou nosso torneio, sinta-se agradecido também e pedimos desculpa, caso este erro venha a acontecer !

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Edital de Convocação para Eleição

O Conselho de Vaqueanos do CTG Sinuelo da Liberdade, convoca seus assossiados, quites com a tesouraria, para a Assembléia Geral dia 26 de abril de 2011 na sede da entidade, localizada na Rua Rosane Castilho de Freitas, em primeira chamada ás 20h, com 3/4 dos assossiados, e, em segunda chamada, ás 20h30min com qualquer número, com a seguinte ordem do dia:

-Eleição da patronagem e;

-Prestação de Contas;

OBS: os assossiados que quiserem inscrever suas chapas deveram apresentar para o Conselho de Vaqueanos até 72 horas antes da eleição.

Encruzilhada do Sul, 11 de abril de 2011.

Avany de Freitas Silveira
Presidente do Conselho



Fonte: Jornal 19 de Julho

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Um Giro pelo Sinuelo

INVERNADAS MIRIM E JUVENIL FAZEM DINÂMICA ANTES DOS ENSAIOS: As Invernadas do Sinuelo estão mudando o jeito de ensaiar, os ensaios começaram a ter dinâmica antes de iniciar, assim integrando os componentes e fortalecendo cada vez mais os dançarinos. As atividades são comandadas pela Coordenação dos Grupos Mirim e Juvenil e do instrutor Ben-Hur Barros. O Grupo Mirim está elaborando trabalhos em cartazes com os seguintes temas: "O que é ser Mirim?", "União do Grupo" e "O que é Grupo?". A gurizada está se reunindo para montar as atividades e os trabalhos estão sendo apresentados antes dos ensaios para os pais e patronagem. Já o Grupo Juvenil está fazendo atividades mais "agitadas", como dinâmicas, brincadeiras que envolvam todo grupo e que mostrem o espírito de união.


PRENDAS E PEÕES DO SINUELO FAZEM ATIVIDADES DE PÁSCOA: O Departamento Cultural do Sinuelo, juntamente com as Prendas e Peões 10/11 começaram esta semana a realizar atividades em comemoração a Páscoa. Na segunda-feira as atividades foram na Escolinha Gente Miúda e nesta quarta-feira as atividades serão na Escolinha Chapéuzinho Vermelho.

SINUELO ABRE SUAS PORTAS PARA OS TRADICIONALISTAS: Recebemos a informação do Diretor Artístico e de Esportes do Sinuelo Josino Rosa que o CTG Sinuelo da Liberdade apartir de domingos terá as portas de seu galpão abertas para a comunidade tradicionalistas, apartir das 18h quem quiser aparecer para tomar um amargo, jogar um truco, conversar e conhecer a entidade, está convidado. Bela iniciativa !

Sinuelo pelo "Rio Grande" a fora !

REUNIÃO DEPART. CULTURAL 5ªRT: A 5ªRT realizou uma Reunião com os Departamentos Culturais da entidades tradicionalistas de nossa região para acertar detalhes e algumas mudanças que ocorreram nos Concursos de Prendas e Peões que já valem para o Entrevero e Ciranda Regional em Junho em Cachoeira do Sul e para os Concursos Internos das entidades. A reunião aconteceu no CTG Os Minuanos em Rio Pardo, o CTG Sinuelo da Liberdade foi representando pela Diretora Cultural Cristina Noronha.


CURSO DE DECLAMAÇÃO: O CTG Os Minuanos em Rio Pardo realizou neste último sábado, dia 16 de abril, um Curso de Declamação, ministrado pelo Vice-Coordenador da 5ªRT e grande declamador Ibani Jorge Bicca. Bicca explicou passo a passo sobre a arte de declamar, desde a escolha da poesia até a transmissão da mensagem poética, passando por vários aspectos que englobam a poesia, como dicção, impostão e inflexão da voz, postura cênica e expressão facial e gestual. O CTG Sinuelo da Liberdade esteve representado pelo Peão Farroupilha 5ªRT Luinny Damé, pela 1ª Prenda Mirim Farroupilha Mariana Freitas, pela 3ª Prenda Juvenil do Sinuelo Andréia Duarte e pelo 2º Piá do 22º FEGAES Dener Freitas.

domingo, 17 de abril de 2011

Peão do RS é da cidade de Garibaldi

É novamente da Serra Gaúcha o novo Peão Farroupilha do Rio Grande do Sul. Douglas William de Quadros da Silva, do CTG Sentinela da Serra, Garibaldi, 11ª Região Tradicionalista foi o grande vencedor do 23º Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilha. Na categoria Guri, de 12 a 16 anos, o vencedor é Lourenço de Oliveira Nunes, do Piquete de Laçadores Timbaúva, 15ª Região Tradicionalista. Confira a relação de todos os vencedores abaixo. Durante dois dias, 29 concorrentes disputaram provas artísticas, campeiras e de conhecimentos gerais, com a finalidade de eleger os representantes da cultura, das habilidades e dos valores do peão gaúcho. Entre outras habilidades, são avaliadas Danças Tradicionais e de Salão, declamação, trova, e mesmo composição de poesias, além de desenvoltura e expressão. Já as provas campeiras, que mais somam aos candidatos, valem 30 Pontos. Nestas, os participantes realizam sorteio entre as seguintes modalidades: assar, charquear, cevar o mate, emalar poncho (1º sorteio) e ferrar, trançar, tosquiar, laçar, pealar, apartar, tosar e prova de rédeas (2º sorteio). Agora, os peões iniciam uma série de atividades como representantes do MTG, participando de palestras, oficinas e eventos oficiais do tradicionalismo.


Categoria Peão


Peão Farroupilha – Douglas William de Quadros da Silva – CTG Sentinela da Serra – Garibaldi – 11ª Região Tradicionalista (RT)


Destaque Campeiro – Rodrigo de Oliveira Schneider – CTG Querência de Arroio do Meio – Arroio do Meio – 24ª RT


Destaque Artístico – Cultural – Luiz Antônio Pereira Machado Junior – CTG Sentinela do Sul – Pelotas – 25ª RT


Categoria Guri


Guri Farroupilha – Lourenço de Oliveira Nunes – PL Timbauva – Portão – 15ª RT


Destaque Campeiro – Lucas Peres Amaral da Rosa – CCTG Lila Alves – Pinheiro Machado – 21ª RT


Destaque Artístico – Cultural – Nathan Santos Rolim – CTG Hermagoras Rolim – Inhacorá – 20ª RT


FONTE: site / blog do MTG

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Eleição para Nova Patronagem


Caros amigos tradicionalistas, sócios e simpatizantes de nossa entidade ! Todos devem estar se perguntando, outra eleição no Sinuelo? Sim, vamos ter outra eleição para Patrão no dia 26 de abril (terça-feira). Devido a Patroa da entidade se ausentar por motivos de saúde e se mudar para a capital Porto Alegre, a entidade em reunião com o Conselho Fiscal e os membros da Patronagem que era atual, acharam por bem uma nova eleição no prazo de 15 dias. Então até o final deste mês teremos um novo Patrão e uma nova equipe que comandará a entidade pelos próximos dois anos (2011/2013). Mais adiante estaremos postando mais detalhes do edital da eleição. OBS: as ferramentas de comunicação de nossa entidade como nosso blog, orkut e facebook, serão atualizadas após a eleição com as mudanças que possam ocorrer.

Torneio de Truco Dupla dia 30/04

O CTG Sinuelo da Liberdade através de seu Grupo de Danças Juvenil convidam para Torneio de Truco Dupla dia 30 de abril apartir das 13h na sede da entidade. As inscrições são R$20,00 com ou sem reserva. Durante o evento, teremos serviço de copa e cozinha. A premiação do torneio será a seguinte: 1º Lugar: 1 Capão + Troféu, 2º Lugar: 1 Caixa de Cerveja + Troféu, 3º Lugar: Troféu, 4º Lugar: Troféu.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Prendas resgatam a história dos 27 anos do Sinuelo em Seminário

A 1ª Prenda Juvenil Camila Lopes, a 2ª Prenda Juvenil Franciele Fabis e a 3ª Prenda Juvenil Andréia Duarte realizaram nesta última quarta-feira dia 30 de março o Seminário "Sinuelo, Caminhos de História no Resgate de Nossas Origens". Este mesmo evento teve por objetivo de contar um pouco sobre a história da entidade ao longo dos seus 27 anos, as prendas convidaram o Ex-Patrão do Sinuelo João Rufino da Silva Adolfo para explanar sobre seu conhecimento sobre a entidade, já que o mesmo comandou a entidade por duas ocasiões. João Rufino falou de como surgiu o nome da entidade (Sinuelo da Liberdade), também da compra da sede na Rua Rosane Castilho de Freitas e da batalha para conseguir os materiais para construção do galpão, o mesmo contou de várias cavalgadas levando a bandeira da entidade, das invernadas artísticas da época, destacou três nomes chaves que fazem parte do Sinuelo (Mário Duarte, Dinora Duarte e Rosane Castilho de Freitas), lembrou também os grandes companheiros Alcino Rosa (Tio Sissi), Assir Batory, Francisco Freitas, entre outros. Ao longo do evento teve exposição de fotos relembrando as Patronagens, as Invernadas, as Prendas e Peões e todos aqueles que contribuíram com o crescimento do CTG. Estiveram no evento representando a Patronagem o Capataz Marcelo Noronha, também a Diretora Cultural Cristina Noronha, o Peão Farroupilha 5ªRT Luinny Damé, a Prendinha da 5ªRT Daniela Brocardo, o Piá Dest. Campeiro da 5ªRT Gabriel Teixeira, o Prendado do Sinuelo: a 1ª Prenda Mirim Nicolly Noronha, a 2ª Prenda Mirim Eduarda Oliveira, o Piá Farroupilha Émerson Brocardo, o Guri Farroupilha Victor Kollet, a 1ª Prendinha Natiele Lopes, a 2ª Prendinha Katiusse Costa, a 3ª Prendinha Sabrina Lopes, o 3º Piazito Bernardo Rosa, o Mascote Matheus Lopes, o Prendado do FEGAES 2010: 1º Piazito Lorenzo Rodrigues, a 3ª Prenda Infanto-Juvenil Ludmila Alves, o 1º Piá Vinicius Oliveira e o 2º Piá Dener Freitas.