sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Palavra de Prenda"

Hoje no "PALAVRA DE PRENDA", recebe as prendas Mariana Quevedo, Prenda Mirim Farroupilha do município e Ludmila Alves, 3ª Prenda Infanto-Juvenil do 22° FEGAES, representantes do CTG Sinuelo da Liberdade e a Prenda Andréia Port do CTG Rodeio de Encruzilhada. Confira as entrevistas abaixo.
'
Nome: Mariana Borba Quevedo de Freitas
Idade:11 anos
Signo: Peixes
Cidade: Encruzilhada do Sul
Entidade: CTG Sinuelo da Liberdade
Um Sonho: Ser prenda estadual
Um Medo: Deixar de concorrer
Uma Mania: Dançar
Uma qualidade: Amiga
Um defeito: Sou chata as vezes
Um programa de TV: Malhação
Uma cidade: Encruzilhada do Sul
Um cantor (a): Jairo Lambari Fernandes
Uma Música gaúcha: Romance de Flor e Luna (Jairo Lambari Fernandes)
Um prato típico: Churrasco
O que mais gosta de fazer nas horas vagas? Conversar com os amigos
O que você não suporta? Falsidade
Ser Gaúcho é? É cultivar as tradições do Rio Grande !
Ser prenda pra você é? É ter responsabilidade,amor pelo que faz e principalmente vontade própria porque sem vontade própria não se consegue nada.
O que você acha do tradicionalismo atual? Importante porque com ele conseguimos cultivar nossas tradições.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e dos concursos de prendas e peões? Muito bons porque quando você chegar na fase estadual já vai ter uma base.
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você?São pessoas que nós podemos contar sempre e a cada pessoa que conquistamos a amizade é muito importante porque sempre quando vamos concorrer eles estão la dando força e não é só quando vamos concorrer é em todos os momentos de nossa vida.
O que você não vive sem? Sem tradicionalismo, família, amigos verdadeiros
MENSAGEM FINAL: Não desista dos seus sonhos por mais que as pessoas critiquem,porque você conhece sua capacidade a única coisa que falta é colocar ela para fora e muitas vezes você se surpreende com você mesmo.
'
Nome: Ludmila Franco Alves
Idade: 12 anos
Signo: Peixes
Cidade: Encruzilhada do Sul
Entidade: CTG Sinuelo da Liberdade
Um Sonho: Ser Prenda do Rio Grande do Sul
Um Medo: A perda de alguem que eu amo
Uma Mania: Abrir a geladeira e ficar pensando
Uma qualidade: Ser atenciosa
Um defeito: Brava demais
Um programa de TV: Malhação
Uma cidade: Alegrete
Um cantor (a): Cristiano Quevedo
Uma Música gaúcha: Romance de Flor e Luna
Um prato típico: Churrasco
O que mais gosta de fazer nas horas vagas? Passear com os amigos
O que você não suporta? Pessoas Falsas
Ser Gaúcho é? Cultuar ás tradição e se orgulhar do nosso povo do nosso chão.
Ser prenda pra você é...? Levar mais da cultura gaucha para a população, representa a minha entidade, e mostrar como o tradicionalismo pode mudar a vida de uma pessoa.
O que você acha do tradicionalismo atual? Que Esta Levando bastante conhecimento aos jovens, tem vários aspectos fundamentais dentro dele: liderança, força de vontade, espirito de luta, amor pela tradição e trabalho social. Cada vez mais o nosso movimento se organiza para o bem de todos, assim nossa cultura não ira se perder, porque nós jovens jamais deixaremos de lado o nossso tão amado chão.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e dos concursos de prendas e peões? São concursos organizados que servem para aprendermos mais sobre nossa história, passando pelas provas dos concursos de prendas ou dançando musicas tradicionalistas, com nossa invernada, feliz são os jovens que poderam passar pela escola que é o tradicionalismo, serão mais preparados para as batalhas da vida.
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você? São pessoas legais que estão sempre dispostas a ajuda por que a amizade é a primeira coisa que se deve conquistar ainda mais quando temos o mesmo objetivo, os mesmos sonhos.
O que você não vive sem? Amigos, família e o tradicionalismo gaúcho.
MENSAGEM FINAL: “Nunca desista de seus sonhos porque é errando que se aprende, acredite na sua capacidade’’
'
Nome: Andréia Port M. dos Santos.
Idade: 14 anos.
Signo: gêmeos .
Cidade: Encruzilhada do Sul.
Entidade: CTG Rodeio de Encruzilhada
Um Sonho: Ser prenda estadual *-*
Um Medo: perder que mais amo!
Uma Mania: não tenho, eu acho.
Uma qualidade: amiga e sincera.
Um defeito: irritante.
Um programa de TV: Dois Homens e Meio
Uma cidade: Santa Cruz do Sul *-*
Um cantor (a): Jairo lambari Fernandes!
Uma Música gaúcha: "Cor da esperança" e "Primeiro amor"
Um prato típico: churrasco
O que mais gosta de fazer nas horas vagas? Se reunir com as minhas amigas e domir
O que você não suporta? Falsidade!
Ser Gaúcho é? Sem duvidas um orgulho imenso!
Ser prenda pra você é? Um grande prazer e orgulho!
O que você acha do tradicionalismo atual? Não é bem como antigamente, não cultivamos mais as tradições que nossos antepassados cultivavam e por isso acho que está um pouco fora do verdadeiro tradicionalismo, mais estamos no século vinte e por isso muita coisa mudo infelizmente.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e dos concursos de prendas e peões? Gosto muito ,acho muito bonito ver as pessoas cultivando nossa cultura e é claro que quando posso paro pra olhar!
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você?Os amigos que conquistei dentro do tradicionalismo sem duvidas hoje já são mais que amigos, são feito irmãos para mim, são pessoas que sem duvidas levarei em minha vida para sempre!
O que você não vive sem? Minha família, a dança, e minhas amigas!
MENSAGEM FINAL: "O futuro pertence a quem acredita na beleza de seus sonhos."

domingo, 23 de janeiro de 2011

Festival "Gente da Gente"

Confira agora as fotos da apresentação das Invernadas Mirim e Juvenil do CTG Sinuelo da Liberdade na II edição do Festival "Gente da Gente" realizado nesta última sexta-feira no Ginásio Danilo Cassep. Lembrando que os dois grupos não estavão completos, devido as férias alguns componentes não estavam na cidade, mas quem esteve representando nossa entidade não deixou a desejar em nenhum momento, parabéns moçada, ótima apresentação ! Destacamos também a participação da Prenda Franciele Fabis que fico na primeira colocação na Categoria Poesia no Festival, pois o mesmo evento tinha uma equipe de avaliação que escolhia os destaques nas mais diversas modalidades.
'

INVERNADA MIRIM

INVERNADA JUVENIL

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mirim e Juvenil irão participar do Festival "Gente da Gente"

No próximo dia 21, músicos e artistas encruzilhadenses estarão se apresentando na segunda edição do Festival “Gente da Gente”, promovido pelo radialista Almerindo Freitas de Oliveira, popularmente conhecido como “Dedéu”. Segundo ele já tem mais de 50 artistas inscritos. Tiago Oliveira e José Dias Motta são alguns nomes confirmados pera o festival.
Dedéu garantiu que alguns músicos que participaram da primeira edição do “Gente da Gente, também devem comparecer: “O Grupo Caiguá, do Carreta, Chiquinho e João Luis. Na primeira edição eles participaram. Outro é o Grupo Presília do Pampa, com Airam Cardoso. Mas como ele não conseguiu reunir todo o grupo, vai se apresentar sozinho.”
PROMESSA - Dedéu explicou que o “Gente da Gente” é uma oportunidade para qualquer encruzilhadense com algum tipo de dom artístico. O radialista ainda revelou que a ideia de organizar o evento surgiu com uma promessa, depois que passou uma doença. Caso se recuperasse, Dedéu realizaria a segunda edição do “Gente da Gente”. A primeira foi em dezembro de 1985, no Ginásio Mesquitão.
Quem quiser participar das apresentações do “Gente da Gente”ou saber mais informações sobre o festival, pode entrar em contato pelo fone 3733 2218.
FONTE: blog da Rádio 87.9 FM

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Equipe Blog do Sinuelo

Apartir de hoje, estamos com uma equipe para a manutenção e atualização do Blog de nossa entidade, como postagens de fotos e matérias sobre a participação de nossa entidade em eventos pelo rio grande a fora e alguns assuntos do mundo tradicionalista. Confira a gurizada que vai encara esse trabalho.
-Responsabilidade pelo blog: Depart. de Comunicação do Sinuelo
-Coordenação Geral: Luinny Damé
-Colaboração: Vitória Medeiros e Victor Kollet
-Revisão: Cristina Noronha
-Supervisão: Patronagem CTG Sinuelo da Liberdade

Teremos apoio para as atualizações:
do Depart. Cultural, do Depart. Artístico, do Depart. Campeiro,
do Depart. Jovem, do Depart. Esportes Campeiros

domingo, 9 de janeiro de 2011

CTG Sinuelo da Liberdade fica com 170 ptos na Lista Destaque Tradicionalista

O CTG Sinuelo da Liberdade conseguiu 170 ptos na Lista Destaque Tradicionalista de 2010 no Movimento Tradicionalista Gaúcho, conforme a lista ao lado distribuida no Congresso Tradicionalista.
Essa lista se baseia em atividades que a entidade realiza e também a participação em eventos do movimento, a pontuação máxima é de 200 ptos.
Nossa entidade parabeniza á toda essa gauchada que nos representa em cada canto deste imenso pampa gaúcho, desde patronagem, passando pelos departamentos e invernadas e chegando nas prendas e peões, estes pontos são o reflexo do nosso trabalho com vocês, está nossa "vitória" é de vocês que fazem esta entidade crescer e nos orgulham com tantos feitos. Gurizada, esta aqui a prova da nossa luta em favor da tradição gaúcha ! Aos nossos representantes mais uma vez obrigado por fazerem parte de nossa grande família e que continuem brilhando nos palcos tradicionalistas !
A PATRONAGEM

Sinuelo no 58° Congresso Tradicionalista

Aconteceu neste último final de semana, dias 7, 8 e 9 de janeiro, o 58° Congresso Tradicionalista Gaúcho na cidade de Nova Petrópolis, pertencente a 27ªRT.
O CTG Sinuelo da Liberdade não podia ficar de fora deste grandioso evento do mundo tradicionalista e mais uma vez estava com seus representantes, este ano fomos representandos pela Diretora Cultural Cristina Noronha e por nossa 1ª Prenda Juvenil Camila Lopes. Já sobre alguns assuntos decidos no Congresso: a próxima cidade á sediar a Chama Crioula neste ano de 2011 é a cidade de Taquara e a próxima sede do 59° Congresso Tradicionalista será na cidade de Pelotas; mais o tema mais esperado neste Congresso, era a eleição para o novo presidente do movimento, disputavam o cargo Erival Bertolini e Flávio Belmonte. Confira apartir de agora, a matéria retirada do blog do site do MTG sobre o novo presidente do MTG.
'
Bertolini é o novo Presidente do MTG

"Às 0h40min, foi anunciado o novo Conselho Diretor do Movimento Tradicionalista Gaúcho. A chapa 1, Sempre MTG foi eleita com 382 votos, contra 352 da chapa 2. O novo presidente, escolhido entre os conselheiros, é o tradicionalista Erival Bertolini.
Aos 62 anos, Bertolini reside em Santa Maria e é casado com Maria Isabel Bertolini, sendo pai de 3 filhos. É militar da Reserva do Exército Nacional Brasileiro. Iniciou sua carreira tradicionalista no CTG Rodeio da Saudade, em Cruz Alta. EM 1976, associou-se ao CPF Piá do Sul, de Santa Maria. Foi Coordenador da 13ª Região Tradicionalista por 13 anos.
Para o novo presidente, as prioridades do Movimento para sua gestão será fazer o MTG atuar como unidade de preservação da tradição e da família. “Nossa função como instituição é sempre batalhar pelos costumes”, afirmou. Já em fevereiro, Bertolini irá reunir todos seus conselheiros e coordenadores regionais. “Minha missão é simplificar os processos sem prejudicar nossos regulamentos”.
Diretoria:
Vice-presidente Administrativo: Paulo Souza
Vice-presidente de Cultura: Odila Paese Savaris
Vice-presidente de Finanças: Edison Debom
Vice-presidente de Eventos: José Gelso Miola

sábado, 8 de janeiro de 2011

Prendas e Peões no Dia de Reis

Origem do Dia de Reis
O Natal gaúcho é muito diferente daquele que se vê nos demais estados, onde as comemorações da tradição cristã perderam espaço para a comercialização da data. Também não se limita à tradicional festa de 24 para 25 de dezembro. As comemorações do Natal, em muitas localidades do interior, são marcadas pelos Ternos de Reis, durante os quais grupos musicais anunciam de propriedade em propriedade ou de casa em casa, o nascimento de Cristo. E participam, com as famílias, das orações diante do presépio.
— É uma festividade tradicional, sedimentada nos acontecimentos referidos pela Sagrada Escritura e herança que nos legaram os portugueses — mostra o estudo "Folk Festo e Tradições Gaúchas", uma publicação do Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (IGTF).
Como é um Terno de Reis:
Chegando à frente da casa, o Terno faz uma saudação ao dono da residência, em versos, pedindo permissão para cantar e explicando sua chegada ali. Convidado para entrar, o Terno entra na residência e, lá, diante do presépio, ocorre a chamada louvação que, segundo o IGTF, baseia-se nos seguintes temas: anunciação, nascimento, estrela guia, Reis Magos, adoração, oferendas, agradecimento e despedida, em diversas estações.
Essas estações começam nas vésperas do dia 25 de dezembro, prosseguem no dia de Natal; ocorrem ainda de 25 de dezembro a 6 de janeiro e terminam no Dia de Reis .
— O objetivo da visita varia de um terno para o outro; alguns, visam unicamente louvar a memória de Jesus Menino. Outros, visam propiciar aos cantadores uma doce retribuição ao desgaste de suas cordas vocais, através de fartos comes e bebes que os donos da casa nunca se esquecem de oferecer. E, finalmente, há aqueles que, premidos pelas necessidades materiais que muitas vezes afligem nossos trabalhadores rurais, saem "pedindo os Reis", na certeza de que, ao menos no campo, ainda não esqueceram de todas as lições de fraternidade que Cristo legou aos homens de boa vontade — destaca o estudodo IGTF.
Os Ternos de Reis ainda continuam muito populares nas pequenas cidades ribeirinhas, de colonização portuguesa, nos vales do Jacuí, Caí, Gravataí, Sinos, à beira da Lagoa dos Patos e na costa litorânea entre Rio Grande e Torres, além de alguns municípios como Taquara.
Integrantes dos Ternos de Reis: Mestre ou Guia, Ajudante de Mestre, Contramestre, Ajudante de Contramestre, Tipe e Tambor.
Os músicos e componentes dos Ternos utilizam os seguintes instrumentos musicais: gaita, viola, rabeca, tambor, triângulo e, muitas vezes, também o cavaquinho e pandeiro.
Aqui em Encruzilhada do Sul, além das crianças pintadas com carvão, vestidas com as roupas dos adultos, o CTG Sinuelo da Liberdade, através de seu Departamento Cultural, com suas prendas e peões percorrem as casas, com seu Terno, cantando desejando aos donos da casa muita prosperidade, e o nascimento de Cristo.
Esta atividade teve como promotores e organizadores os seguintes:
* Camila Lopes - 1ª Prenda Juvenil do CTG Sinuelo da Liberdade
* Natiele Lopes - 1ª Prendinha do CTG Sinuelo da Liberdade
* Emerson Brocardo - 1° Piá do CTG Sinuelo da Liberdade
* Katiusse Costa - 2ª Prendinha do CTG Sinuelo da Liberdade
* Sabrina Lopes - 3ª Prendinha do CTG Sinuelo da Liberdade
* Daniela Brocardo - Prendinha da 5ª Região Tradicionalista
* Mariana Quevedo - 1ª Prenda Mirim Farroupilha
* Ludmila Alves - 3ª Prenda Infanto-Juvenil 22° FEGAES
* Lorenzo Rodrigues - 1° Piazito do 22° FEGAES
* o peão Welleson Duarte e a prenda Bruna Cardoso
Coordenaram a atividade a Diretora Cultural Cristina Noronha e a Coordenadoras das Invernadas Pré-Mirim e Mirim Neci Kunn e Márcia Lopes.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Retrospectiva 2010 ... Conquistas !!

* RODEIO ARTÍSTICO DE LAJEADO
3° Lugar Declamação Juvenil - Guilherme Azeredo
1° Lugar Declamação Juvenil - Victor Kollet
* REGIONAL ENART
3° MELHOR Grupo Juvenil da 5ªRT - 2010
1° Lugar Solista Vocal Masculino - Pablo Cardoso
* CONCURSO DE PRENDAS E PEÕES 5ªRT
Peão Farroupilha 5ªRT - Luinny Damé
3ª Prenda Mirim 5ªRT - Vitória Silveira
Piá Dest. Campeiro 5ªRT - Gabriel Teixeira
Prendinha 5ªRT - Daniela Brocardo
*RODEIO DE DOM FELICIANO
1º Lugar Grupo Mirim e Melhor Entrada e Saída
2º Lugar Grupo Juvenil e Melhor Entrada e Saída
2° Lugar Declamação Feminina Mirim - Mariana Quevedo
1° Lugar Declamação Masculina Mirim - Guilherme Azeredo
2° Lugar Declamação Feminina Juvenil - Franciele Fabis
1° Lugar Declamação Masculina Juvenil - Victor Kollet
1° Lugar Declamação Feminina Adulta - Cristina Noronha
2º Lugar Solista Vocal Categoria Única - Airam Cardoso
3º Lugar Solista Vocal Categoria Única - Vitória Medeiros
* INTER-REGIONAL E FINAL ENART 2010
Gaita Tecla - Diego Silveira
Gaita Tecla -Cleyton Vasconcelos
Solista Vocal - Pablo Cardoso
Gaita de Boca, Gaita até 8 Baixos e Mais de 8 Baixos - Claudio Nunes
* RODEIO ARTÍSTICO DE ENCANTADO
3º Lugar Grupo de Danças Tradicionais Mirim
4º Lugar Grupo de Danças Tradicionais Juvenil
Mais Prendada Prenda Mirim - Ludmila Alves
Mais Prendada Prenda Juvenil - Camila Lopes
3° Lugar Solista Vocal Feminino Mirim- Vitória Medeiros
1° Lugar Solista Vocal Masculino Juvenil - Pablo Cardoso
2° Lugar Declamação Masculino Mirim - Guilherme Azeredo
3° Lugar Declamação Masculino Juvenil - Anderson Duarte
2° Lugar Declamação Masculino Juvenil - Victor Kollet
* CONCURSO DE PRENDA E PEÃO DO MUNICÍPIO
1ª Prendinha Farroupilha - Letícia Jacques da Silveira
1° Piazito Farroupilha - Luis Felipe Ferreira Rodrigues
1ª Prenda Mirim Farroupilha - Mariana Borba Quevedo de Freitas
1° Piá Farroupilha - Guilherme Paulo da Luz
1ª Prenda Juvenil Farroupilha - Érica Veiga Alves
1° Guri Farroupilha - Guilherme Vinícius Silva Azeredo
* 22° FEGAES - CACHOEIRA DO SUL
3ª Prendinha do 22º FEGAES – Katiusse Costa de Oliveira
1º Piazito do 22º FEGAES – Lorenzo Rodrigues Lus
3ª Prenda Mirim do 22º FEGAES – Natiele Dorneles Lopes
1º Piá do 22º FEGAES – Vinicius Oliveira Silveira
2º Piá do 22º FEGAES – Dener Gonçalves de Freitas
3º Piá do 22º FEGAES – Guilherme Paulo da Luz
3ª Prenda Infanto-Juvenil do 22º FEGAES – Ludmila Franco Alves
5º Lugar Declamação Masculino Mirim – Emerson Brocardo
5º Lugar Declamação Masculino Juvenil – Guilherme Azeredo
6º Lugar Declamação Masculino Juvenil – Anderson Duarte
4º Lugar Canção Inédita Juvenil – Erik Rossetti Prestes
2º Lugar Chote Figurado Juvenil – Guiherme Azeredo e Juliéle Bissigo
4º Lugar Chote Figurado Mirim – Dener Freitas e Nicolly Noronha
2° Lugar Instrumentista Masculino Juvenil – Reinaldo Pereira
2º Lugar Poesia Inédita Juvenil – Anderson Duarte
VICE-CAMPEÕES DANÇAS TRADICIONAIS INFANTO-JUVENIL
CAMPEÃ MELHOR ENTRADA INFANTO-JUVENIL
3º LUGAR MELHOR SAÍDA INFANTO-JUVENIL
2º Lugar Classificação Geral - E.E.E.M. Carlos Corrêa da Silveira
* RODEIO DE SANTO ANTÔNIO DA PATRULHA
2° Lugar Declamação Masculina Juvenil - Victor Kollet
1° Lugar Solista Vocal Feminino Mirim - Vitória Medeiros
1° Lugar Declamação Feminina Juvenil - Franciele Fabis
'
CTG SINUELO DA LIBERDADE
HÁ 27 ANOS CULTIVANDO A TRADIÇÃO !