sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ ANO NOVO ... FELIZ 2011 !


"A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus."
FELIZ ANO NOVO ... FELIZ 2011 !

São votos da família do...
CTG SINUELO DA LIBERDADE

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Sinuelo faz confraternizações de fim de ano

Com o Natal e o Ano Novo chegando, todo mundo se reúne para as festas, para tira o amigo secreto, comemorar as conquistas e para planejar o próximo ano. O CTG Sinuelo da Liberdade também entra nesse clima e nesta semana houve festinhas de encerramentos de 2010, na terça-feira, a Invernada Mirim, na quarta-feira as Invernadas Pré-Mirim e Juvenil e também o Departamento das Chinocas com alguns integrantes da Patronagem; fizeram a revelação do amigo secreto, com grande festa e comida da boa !
Aproveitamos para agradecer á todos que participaram deste 2010, cheio de conquistas e vitórias para nossa entidade, aos nossos representantes desejamos um próximo ano repleto de realizações e um Natal com muita luz, paz e saúde. Esperamos que 2011, seja tão bom quanto este que está no seu final. Registramos aqui o nossos mais sinceros cumprimentos á Patronagem, Departamentos, Conselho Fiscal, Invernadas Artísticas e Coordenadores e Prendas e Peões pelo empenho em não deixar morrer a tradição dentro desta casa e mantermos sempre acessa a chama da cultura do nosso Rio Grande do Sul !
Sem nos alongarmos demais, o Blog do CTG Sinuelo da Liberdade deseja á você que nos acompanha por aqui um ótimo Natal e um 2011 muito melhor !

"Cultivando a Tradição, Divulgamos o Rio Grande"
CTG Sinuelo da Liberdade / 27 anos (1983 - 2010)

domingo, 19 de dezembro de 2010

Prenda do Sinuelo sai na Gazeta do Sul

Durante a 40ª Ciranda Cultural de Prendas da 5ªRT na cidade de Santa Cruz do Sul, a Prenda Daniela Lucas Brocardo, representante do CTG Sinuelo da Liberdade foi entrevistada durante a sua Mostra Folclórica por um jornalista da Gazeta, lembrando que a Prenda Daniela é a Prendinha da 5ªRT 10/11. Confira abaixo a integra da matéria que aconteceu em junho deste ano, que além de sair na Gazeta do Sul, saiu no Blog Prosa Galponeira.
'
"Aos 7 anos, Daniela Lucas Brocardo é uma exceção entre as crianças da sua idade. Moradora de Encruzilhada do Sul, a menina é assídua freqüentadora do CTG, lugar que aprendeu a conhecer por incentivo dos pais desde os 3 anos. Ela também é uma esperança em torno da preservação das tradições gaúchas.
Adolescentes e crianças como Daniela se tornaram alvos de um trabalho coordenado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), que busca pessoas para atuarem em defesa dos hábitos do povo rio-grandenses e também serem os futuros líderes culturais do Estado.
A proposta começou a ser difundida de forma mais intensa nos últimos dez anos, quando os próprios dirigentes do MTG se deram conta de que estavam envelhecendo e seria necessário manter acesa a chama da tradição entre as gerações mais jovens. Criado em 1947, após o término da Segunda Guerra Mundial, o movimento é considerado hoje o maior do gênero no mundo. Estima-se que pelo menos 80 mil pessoas estejam envolvidas nas atividades realizadas todos os anos. E é para manter essa força que os atuais líderes trabalham.
No último sábado, em Santa Cruz do Sul, foi realizada a fase regional da 41ª Ciranda Cultural de Prendas e o 23º Entrevero Cultural de Peões, que elegeram os representantes da 5ª Região Tradicionalista (RT), com sede no município. Durante o evento, que contou com provas sobre tradições gaúchas, folclore, história, geografia e aspectos gerais, jovens puderam demonstrar o que sabem sobre o povo gaúcho. Os classificados vão representar a RT em atividades culturais realizadas em outras cidades ao longo de um ano."
Fonte: Jornal Gazeta do Sul

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

"Palavra de Prenda"

Opa gauchada, hoje no "Palavra de Prenda", nosso blog recebe três prendas da "casa", a 1ª Prenda Juvenil do CTG Sinuelo da Liberdade Camila dos Santos Lopes, a Prenda Juvenil Farroupilha de Encruzilhada do Sul Érica Veiga Alves e a 3ª Prenda Juvenil do CTG Sinuelo da Liberdade Andréia Duarte Lopes, ambas representam nossa entidade. Devido á várias postagens nos últimos tempos, ficamos sem tempo para postar as entrevistas de nossas prendas, por isso hoje, postaremos três de uma vez só, confira logo abaixo:
'

Nome: Camila dos Santos Lopes
Idade: 12 anos
Signo: Escorpião
Cidade: Encruzilhada do Sul
Entidade: CTG Sinuelo da Liberdade
Um Sonho: Conquistar o Concurso da Região
Um Medo: Perder alguém que amo
Uma Mania: Falar alto
Uma qualidade: Ser Verdadeira
Um defeito: Brava
Um programa de TV: Novela Ti-Ti-Ti
Uma cidade: Capão da Canoa
Um cantor (a): Wilson Paim
Uma Música gaúcha: Vitória Régia
Um prato típico: Churrasco
O que mais gosta de fazer nas horas vagas? Olhar TV
O que você não suporta? Inveja e Falsidade
Ser Gaúcho é? Cultivar as Tradições deste imenso Rio Grande, que tantas histórias de glórias têm em seu passado.
Ser prenda pra você é...? Representar a minha Entidade, mantendo acessa a chama da cultura sul-rio-grandense e também um Sonho pessoal realizado.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e dos concursos de prendas e peões? Legais, Interesantes e que elevam o nível cultural da juventude, pois são nestes desafios que aparacem as oportunidades de participar do tradicionalismo tanto na parte artística, quanto na parte cultural.
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você? Uma Segunda Família!
O que você não vive sem? Amigos e Família
MENSAGEM FINAL: “LUTE SEMPRE, NÃO DESANIME...”


Nome: Érica Veiga Alves
Idade: 14 anos
Signo: virgem
Cidade: Encruzilhada do Sul
Entidade: CTG Sinuelo da Liberdade
Um Sonho: Cursar uma faculdade federal
Um Medo: perder algo de fato importante
Uma Mania: morder a boca
Uma qualidade: Perseverança
Um defeito: ansiedade e odiar esperar
Um programa de TV: Ti-Ti-Ti
Uma cidade: Porto Alegre
Um cantor (a): Airam Cardoso (sou suspeita para falar)
Uma Música gaúcha: "Olhar" – Marcelo Oliveira
Um prato típico: Um bom carreteiro.
O que mais gosta de fazer nas horas vagas? Estar ao lado dos amigos.
O que você não suporta? Falsidade, falta de educação e futilidade.
Ser Gaúcho é? Acima de tudo se orgulhar do nosso chão, nosso povo e nossa história tradicionalista, é bem mais que nascer no Rio Grande; é cultuar nossa cultura em prol do tradicionalismo. "Um Povo Sem Tradição, Morre a Cada Geração."
Ser prenda pra você é...? É bem representar a figura da mulher gaúcha, levando o nome e a força do Movimento Tradicionalista Gaúcho para todos os lugares onde estiver. Fazer o que hoje ostento uma possibilidade de crescimento pessoal, mostrando às pessoas a diferença que o tradicionalismo pode fazer em nossa vida e, desta forma, conquistar mais admiradores para a nossa tradição, formando mais jovens e crianças dentro de um ambiente saudável. “ser Prenda, verdadeiramente, é uma opção corajosa e digna do melhor reconhecimento.
Como você vê o tradicionalismo nos dias de hoje? Vejo como uma forma de cultura sadia para os jovens, uma forma de cultivar as nossas tradições e as transmitir as próximas gerações.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e dos concursos de prendas e peões? Uma forma de expressar as artes gaúchas e representar o povo gaúcho e nossa história que tanto nos orgulha. A entidade que não prepara seus jovens para dar continuidade ao trabalho dentro do CTG, tende á ficar parada no tempo sem ter suas novas lideranças para encarar os desafios. Aprendi uma lição de vida, o tradicionalismo ele nasceu para que exatamente isso acontecesse para que não vivêssemos só de títulos e sim de calor humano, que fossemos irmanados em prol de alguma coisa, da nossa querida e amada tradição gaúcha.
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você?Amigos sempre são importantes, ainda mais quando dividimos os mesmos sonhos e desejos. Agradeço muito por ter estes companheiros ao meu lado, e principalmente aos que sempre me apoiaram quando mais necessitei. E o Tradicionalismo teve um papel fundamental em me trazer amigos tão verdadeiros.
O que você não vive sem? Amigos, família e invernada.
MENSAGEM FINAL: Os sonhos sempre vêm para quem sonha, acredite nisto, sonhe e confie na sua capacidade de tornar o seu sonho em realidade.
'


Nome: Andréia Duarte Lopes
Idade: 14 anos
Signo: virgem
Cidade: Encruzilhada do sul
Entidade: CTG Sinuelo da Liberdade
Um Sonho: Ser prenda do "Rio Grande"
Um Medo: Perde o que mais amo
Uma Mania: Roer as unhas
Uma qualidade: Possessividade
Um defeito: Falar alto
Um programa de TV: Heranças do Sul
Uma cidade: Santa Cruz do Sul
Um cantor (a): Luiz Marenco
Uma Música gaúcha: "Quando os versos vem pras casas"
Um prato típico: Churrasco
O que mais gosta de fazer nas horas vagas? Olhar TV
O que você não suporta? INVEJA
Ser Gaúcho é? É manter as tradições e carregar o "Rio Grande" !
Ser prenda pra você é...? É carregar a minha entidade junto comigo.
O que você acha dos concursos de danças tradicionais e dos concursos de prendas e peões? Danças: eu penso que "todos" os grupos dançam parecidos mais acho legal poder ver coisas diversificadas. Prendas e Peões: todos nos somos gaúchos e, por isso queremos poder carregar a nossa entidade numa faixa ou num crachá representando a cultura gaúcha.
Dentro do tradicionalismo conquistamos várias amizades. O que são esses amigos para você? Pessoas companheiras que orientam minha vida tradicionalista.
O que você não vive sem? Família e Tradicionalismo
MENSAGEM FINAL: Mantendo vivas as tradições gaúchas, jamais elas iram se apagar, porque o amor dos gaúchos pelo "Rio Grande" é muito forte!
'

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Rodeio do CTG Cel. Chico Borges

















(Premiados no Rodeio: Franciele, Victor e Vitória)

'
O CTG Sinuelo da Liberdade participou no último sábado, dia 11 de dezembro com seu Grupo Juvenil e concorrentes individuais do Rodeio Artístico do CTG Cel. Chico Borges em Santo Antônio da Patrulha. O Grupo mais uma vez se superou dentro do tablado, infelizmente o resultado não veio, mas voltamos todos de cabeça erguida. Nas modalidades individuais trouxemos duas campeãs e um vice-campeão, confira abaixo os resultados do CTG Sinuelo da Liberdade no Rodeio.

Declamação Masculina Juvenil - Victor Kollet - 2º Lugar
Solista Vocal Feminino Mirim - Vitória Medeiros - 1º Lugar
Declamação Feminina Juvenil - Franciele Fabis - 1º Lugar

Nas Danças Tradicionais se consagraram campeões os seguintes:
MIRIM – CTG Aldeia dos Anjos / Gravataí
JUVENIL – CTG Rancho da Saudade / Cachoeirinha
ADULTA – CTG Rancho da Saudade / Cachoeirinha
XIRÚ – CTG M’Bororé / Campo Bom

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Juvenil em Santo Antônio da Patrulha

(A inveja e a mesquinharia jamais destruirão os fortes)
O Elenco Juvenil do CTG Sinuelo da Liberdade participa neste sábado, dia 11 de dezembro do Rodeio Artístico da cidade de Santo Antônio da Patrulha, pertencente a 23ªRT, o evento que tem apoio da Prefeitura Municipal da cidade local e promoção do CTG Cel. Chico Borges.
O grupo tem responsabilidade técnica a cargo de Ben-Hur Barros e Coreográfias de Entrada e Saída a cargo de Alex Balaka. O tema de entrada e saída leva a história do Bumba-meu-Boi, um folguedo aqui da cidade de Encruzilhada do Sul que está vivo até hoje no período do Carnaval. Desejamos muito sucesso e sorte á estes guerreiros que tanto batalham em prol da tradição gaúcha e honram está entidade que apoia está juventude. Aproveitando a decha e dando também os parabéns a Coordenação da Juvenil e o Departamento Artístico que correu por fora e deu suporte para que o grupo disputasse mais um rodeio e fechasse com chave de ouro esse ano e entrasse no ano que vem como todo gás.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Torneio de Truco Trio


TORNEIO DE TRUCO TRIO
Data:
11 e 12 de dezembro de 2010
Horário: apartir das 13h30min
Local: CTG Sinuelo da Liberdade
Promoção: Patronagem e Departamento de Esportes
Inscrições: R$20,00 por trio + R$5,00 por reserva
Premiação a ser entregue:
1º (Capão + Troféu), 2º (Caixa de Ceva + Troféu), 3º (Troféu)
Contatos para mais informações:
-> Lucas Lemos - 81182783
-> Vagner Silveira - 96432011
-> Josino Rosa - 96868474
-> Pércio - 99064579
Apoio:
FL Publicidades

I Sarau da Prenda Mirim

(Promotoras: Eduarda, Nicolly e Amanda)

Foi lindo e emocionante o Sarau da Prenda Mirim realizado no último sábado no CTG Sinuelo da Liberdade. A promoção foi da 1ª Prenda Mirim Nicolly Noronha, da 2ª Prenda Mirim Eduarda Silveira e da 3ª Prenda Mirim Amanda Rodrigues com o apoio da Patronagem e do Departamento Cultural.
O evento iniciou ás 22 horas com a participação de grande público que foi prestigiar ás 12 prendinhas, sendo que 3 delas eram represetantes do CTG Carreteiros da Saudade da vizinha Pântano Grande que foram apresentadas a sociedade, um momento repletos de encantos, sonhos e mágias. Confira dos detalhes:
Prenda: Natiele Dorneles Lopes
Par de Honra: Dener Freitas
Pais: Márcia Lopes e Néri Lopes
Padrinhos: Ludmila Alves e Kauê Mendes

Prenda: Sabrina dos Santos Lopes
Par de Honra: Lorenzo Rodrigues
Pais: Cátia Lopes e Valdir Lopes
Padrinhos: Rita Silveira e Paulo Rodrigues

Prenda: Cauane Almeida Borges
Par de Honra: Gabriel Azeredo
Pais: Vanusa Borges e Brizoli Borges
Padrinhos: Pâmela Silveira e Ubiratan Oliveira

Prenda: Emilly Santos Dutra
Par de Honra: Gregory Nunes
Pais: Luis Fernando e Márcia Dutra
Padrinhos: Juliane e Rafael

Prenda: Jhennifer Soares Napar
Par de Honra: Jhonatan Napar
Pais: Zaireluza Napar e Alexandre Napar
Padrinhos: Damiane Fraga e Mateus Rocha

Prenda: Lavínia Souza Santos
Par de Honra: Ilo Santos Neto
Pais: Elenice Souza e Altemir Santos
Padrinhos: Damiane Fraga e Mateus Rocha

Prenda: Sindyane Machado de Souza
Par de Honra: Murilo Souza
Pais: Silvana Souza a Cristiano Souza
Padrinhos: Marilu Souza e Márcio Souza

Prenda: Roberta Luz da Rosa
Par de Honra: Gabriel Teixeira
Pais: Rosane Luz e Paulo Roberto Rosa
Padrinhos: Ângela Goebel e Claiton Sinemmann

Prenda: Katiusse Costa Oliveira
Par de Honra: Matheus Freitas
Pais: Rosângela Oliveira e Valdemar Oliveira
Padrinhos: Juliano e Tainara

Prenda: Daniela Lucas Brocardo
Par de Honra: Vinícius Oliveira
Pais: Neci Kunn e Sérgio Brocardo
Padrinhos: Liane Cardoso e Alex Oliveira

Prenda: Bruna Cardoso Corrêa
Par de Honra: Miguel Franco
Pais: Ivone Cardoso e Giulio Cardoso (representado pelo peão Emerson Brocardo)
Padrinhos: Renata Cardoso e Luinny Damé

Prenda: Evelyn Oliveira Cardoso
Par de Honra: Emerson Brocardo
Pais: Daniela Oliveira e Eliandro Cardoso (representado pelo avó Romário Oliveira)
Padrinhos: Nalanda Langassner e João Pedro Taffarel

(Prendinhas que fizeram o Sarau Mirim)

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Debutantes Sarau da Prenda Mirim


Neste sábado, dia 04 de dezembro acontece nas dependências de nossa entidade, o SARAU DA PRENDA MIRIM que tem promoção da 1ª Prenda Mirim Nicolly Noronha, da 2ª Prenda Mirim Eduarda Silveira e da 3ª Prenda Mirim Amanda Rodrigues com o apoio da Patronagem e do Departamento Cultural, o sarau tem início ás 21h, convidamos á todos para prestigiar as prendinhas que irão ser apresentadas a sociedade, ás 12 prendas mirins ou prendinhas terão uma noite inesquecível, repleto de encantos, sonhos e mágias, confira a seguir as pequenas que encantarão á todos durante o Sarau.
'
§ Bruna Cardoso Corrêa
§ Cauane Almeida Borges
§ Daniela Lucas Brocardo
§ Emilly Santos Dutra
§ Evelyn Oliveira
§ Jhennifer Soares Napar
§ Katiusse Costa Oliveira
§ Lavínia Souza Santos
§ Natiele Dorneles Lopes
§ Roberta Luz da Rosa
§ Sabrina dos Santos Lopes
§ Sindyane Machado de Souza

Mirim é Vice-Campeã do 22º FEGAES

(Mirim durante a apresentação que rendeu o 2º Lugar)
'
Foi neste final de semana, dias 26, 27 e 28 de novembro no Parque da Fenarroz em Cachoeira do Sul, o 22º FEGAES. Nossa entidade foi representada pela Escola Carlos Corrêa da Silveira e conseguimos vários troféus e prêmios nesta edição, o principal foi o Vice-Campeonato da Categoria Infanto-Juvenil das Danças Tradicionais com a 1ª Melhor Entrada e 3ª Melhor Saída. Confira logo abaixo os prêmios conquistados no FEGAES, desde já parabenizando á todos que participaram, ganhando ou não.

Concurso de Prendas e Peões do FEGAES
3ª Prendinha do 22º FEGAES – KATIUSSE COSTA OLIVEIRA
1º Piazito do 22º FEGAES – LORENZO RODRIGUES LUZ
3ª Prenda Mirim do 22º FEGAES – NATIELE DORNELES LOPES
1º Piá do 22º FEGAES – VINICIUS OLIVEIRA SILVEIRA
2º Piá do 22º FEGAES – DENER GONÇALVES FREITAS
3º Piá do 22º FEGAES – GUILHERME PAULO DA LUZ
3ª Prenda Infanto-Juvenil do 22º FEGAES – LUDMILA FRANCO ALVES
Declamação
5º Lugar Declamação Masculino Mirim – EMERSON BROCARDO
5º Lugar Declamação Masculino Juvenil – GUILHERME AZEREDO
6º Lugar Declamação Masculino Juvenil – ANDERSON DUARTE
Canção Inédita
4º Lugar Canção Inédita Juvenil – ERIK ROSSETTI PRESTES
Chote Figurado
2º Lugar Juvenil – GUILHERME AZEREDO E JULIÉLE BISSIGO
4º Lugar Mirim – DENER FREITAS E NICOLLY NORONHA
Instrumentista
2º Lugar Instrumentista Masculino Juvenil – REINALDO PEREIRA
Poesia Inédita
2º Lugar Poesia Inédita Juvenil – ANDERSON DUARTE ATAÍDES
Danças Tradicionais / Entrada e Saída
VICE-CAMPEÕES DANÇAS TRADICIONAIS INFANTO-JUVENIL
CAMPEÃ MELHOR ENTRADA INFANTO-JUVENIL
3º LUGAR MELHOR SAÍDA INFANTO-JUVENIL
Classificação Geral Escolas
2º Lugar - E.E.E.E. CARLOS CORRÊA DA SILVEIRA – 680 ptos
Escola Destaque FEGAES 2010
E.E.E.M. CARLOS CORRÊA DA SILVEIRA
Classificação Geral Municípios
2º Lugar – ENCRUZILHADA DO SUL – 1155 ptos