sexta-feira, 30 de abril de 2010

Concursos de Peões, como é?

Em postagens anteriores divulgamos o Entrevero Estadual de Peões e Guris do RS e logo em seguida a nominata dos ganhadores. Mas você sabe o que é cobrado para que eles sejam os Peões e Guris do RS, o que a comissão cobra em cada em prova e quais são as provas, se você não sabe nada disso, descubra hoje nesta postagem.
O Peão tem que ter no mínimo 17 anos e Guri entre 12 e 16 para concorrer e obedecer alguns requisitos que lhes são cobrados: ser filiado á uma entidade, ser solteiro e sem filhos, Peão tem que possuir Ensino Médio e Guri estar cursando ou possuir a 5ª série do Ensino Fundamental, entre outros requisitos.
'
AVALIAÇÃO DOS CONCORRENTES
Prova Artística: 20 pontos
- Dança Tradicional - 5 ptos
- Dança de Salão - 5 ptos {está é sorteada}
- Declamar - 5 ptos
- Tocar ou Cantar ou Trovar ou Compor - 5 ptos
'
Comunicação Oral : 10 pontos
{o tema para realização desta prova é sorteado}
- Desenvoltura e Expressão - 5 ptos
- Sociabilidade e Apresentação do Candidato - 5 ptos
'
Prova Campeira - 40 pontos
A prova campeira se divide entre 3 partes.
1) Esta primeira parte vale 5 ptos e será sorteada entre os 4 itens abaixo que deverá ser apresentada a comissão, os temas são: {Charquear, Emalar, Assar Churrasco e Cevar o Mate}.
2) A segunda prova vale 20 ptos e o candidato deverá escolher duas provas, uma de cada bloco e apresentar a comissão:
BLOCO 1: Ferrar, Trançar, Tosquiar, Laçar, Pealo, Tosar. {a prova de laçar para a categoria GURI não entra}.
BLOCO 2: Laço, Aparte e Prova de Rédeas impedido de fazer a "passo".
3) A terceira parte vale 15 ptos e o candidato deverá encilhar, montar e cavalgar num trajeto determinado pela comissão demonstrando o galope, trote ou marcha, passo ou tranco.
'
Prova Escrita: 20 pontos
{a prova escrita aborda aspectos da Geografia e História do RS, tradição, tradicionalimso e folclore e noções da História do Brasil.}
'
Participação de Eventos na Entidade
e Região e Vivência Tradicionalista - 10 pontos
'
Depois de passar por todas essas provas serão escolhidos o Peão e Guri Farroupilha do RS e seus respectivos destaques CAMPEIRO e ARTÍSTICO E CULTURAL.
'
Fonte: site do MTG / regulamento do concurso de Peões.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Reuniões Departamento Cultural

A Diretora Cultural Cristina Noronha informa que foram feitas diversas reuniões com Prendas e Peões da entidade que vão concorrer na região em junho e com os candidatos á Prenda e Peão do CTG que será em julho tratando de como será os concursos, dos requisitos cobrados e como anda a preparação dos candidatos. Abaixo está os dias das reuniões.
  • 10/04/10 - Reunião Geral com as Prendas e Peões do CTG.
  • 13/04/10 - Prendas e Peões que vão participar do concurso da entidade 2010/2011.
  • 19 /04/10 -Prendas e Peões que vão participar do Concurso Regional 2010.
  • 29/04/10 - Reunião Geral com as Prendas e Peões que irão concorrer.

Relembrando as datas do Concursos.

26 de junho: Ciranda e Entrevero Regional da 5ªRT

31 de julho: Ciranda e Entrevero do CTG Sinuelo da Liberdade

domingo, 25 de abril de 2010

Eduardo Corbelini é o novo Peão do RS

Neste último final de semana, a Centro de Eventos de Tramandaí se transformou num grande palco para receber o 22º Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilhas. Foram dois dias de diversas provas, testando as habilidades dos concorrentes nas partes campeira, artística, escrita e no relatório onde consta as atividades e participações em eventos. O evento ocorreu entre os dias 22 (recepção), 23 e 24 de abril na cidade de Tramandaí, terra que era do atual Peão Farroupilha Maickel Martins. O resultado divulgado já na madrugada de domingo decretou Eduardo Corbelini como Peão Farroupilha RS e Felipe Louzada como Guri Farroupilha do RS. Confira abaixo a nominata da gestão completa de Peões e Guris do RS 2010/2011.
'

CATEGORIA PEÃO

Peão Farroupilha - Eduardo de Freitas Corbelini - 11ª RT

CTG Sopro do Minuano - Monte Belo do Sul

'
Destaque Campeiro - Guilherme Nascimento Monte - 13ª RT

DT Querência das Dores - Santa Maria

'
Destaque Artístico - Cultural - Lucas Dayran Vieira - 3ª RT

CTG Passo do Ijui - Entre Ijuís.
'

CATEGORIA GURI


Guri Farroupilha - Felipe Dias Louzada - 6ª RT

CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande

'
Destaque Campeiro - Felipe Bruschi - 11ª RT

CTG Sopro do Minuano - Monte Belo do Sul

'
Destaque Artístico - Cultural - Douglas Diehl Dias - 5ª RT

PL Delfino Carvalho - Cachoeira do Sul

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Festa da Linguiça e da Cuca foi um sucesso

A edição da Festa da Linguiça e da Cuca movimento o CTG Sinuelo da Liberdade, para quem era apreciador de linguiça ou de cuca era um "prato cheio", imagine quando juntamos as duas num mesmo dia, segundo dos organizadores do evento o casal xirú Valdir e Èdia Rodrigues o evento foi um sucesso, atraindo pessoas de todoas as idades, sem contar que o Grupo Mangaço animou muito bem o baile, durante a Festa os Grupos Mirim e Juvenil fizeram um linda apresentação.

Café Campeiro dia 25 de abril

A Patronagem do CTG Sinuelo da Liberdade juntamente com o Departamento Cultural, Invernadas Mirim, Juvenil e Adulta promovem o Café Campeiro dia 25 de abril ás 16h na sede da entidade no valor de R$5,00, os ingressos são encontrados com os integrantes dos grupos e com os membros da patronagem do CTG. Teremos apresentações dos Grupos Mirim e Juvenil durante o café. Aguardamos a sua presença neste dia ! Até lá !

sábado, 17 de abril de 2010

Concurso de Prendas e Peões do Sinuelo é em julho

A Diretora Cultural Cristina Noronha e a Vice-Diretora Silvia Jacques informam que o Concurso de Prendas e Peões do CTG Sinuelo da Liberdade está marcado para o dia 31 de julho. Para melhor preparação dos concorrentes as mesmas informam que foi divulgado está data para que as prendas e peões que tem interesse comecem a montar o seu concurso desde já.
O Regulamento será postado aqui o mais breve possível, qualquer informação procurar o Departamento Cultural.
O Concurso para Prendas se desenvolve nas Provas Escrita, Oral, Artística, Relatório e Mostra Folclórica, para os Peões são as Provas Escrita, Oral, Artística, Vivência e Campeira.
'
Boa Sorte á todos que se interessarem !!
-> O Concurso vai escolher a gestão 2010/2011 <-

II Homenagem ás Mulheres

A sede do CTG Sinuelo da Liberdade no dia 13 de março fico completamente lotada durante a II edição do Homenagem ás Mulheres. A Promoção do evento fico por conta do Grupo Adulto que se empenhou e se dedicou muito para que tudo fosse o mais perfeito possível, 30 mulheres foram homenageadas dos mais diversos setores da sociedade com a Menção Honrosa Rosane Castilho de Freitas.

(Público prestigiando o evento)


(Familiares da Sra. Rosane C. de Freitas que foi a homenageada recebendo a homenagem do Grupo Adulto)

'


Grupo Adulto que foi a Comissão Organizadora e
Maicon Severo e Júlia Santos

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Entrevero Estadual de Peões e Guris do RS

Abaixo está o folder do 22º Entrevero Cultural de Peões e Guris Farroupilhas, todos os detalhes do evento: programação, convidados de honra, hotéis para hospedagem e demais informações envolvendo o evento.


'
Legenda da Foto acima: da esquerda para a direita
'
Casal Padrinho: Isolde e Edemar Fischer
'
PEÕES E GURIS DO RS - GESTÃO 2009/2010
'
Guri Destaque Artístico e Cultural do RS:
Mauro Augusto Pinheiro Junior
Guri Destaque Campeiro do RS:
José Carlos Lima Tassinari Junior
Guri Farroupilha do RS:
Airon Alves Guimarães
Peão Destaque Artístico e Cultural do RS:
Cesar Augusto Gallert Felipin
Peão Destaque Campeiro do RS:
Lucas Jardim Pettine
Peão Farroupilha do RS:
Maickel Martins Danielce
'
Casal Presidente do MTG: Márcia e Oscar Gress
'
Fonte: Foto e Folder retirados do site do MTG/RS

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Em breve mais matérias no blog...

  • II Homenagem ás Mulheres.
  • Teatro da Páscoa
  • Festa da Linguiça e da Cuca
  • 22º Entrevero Estadual de Peões

Palestra "Ser Tradicionalista"

O Departamento Cultural nas pessoas das Diretoras Cristina e da Vice Silvia e o Departamento Artístico nas pessoas dos Diretores Vilson e Karen promoveram a palestra "Ser Tradicionalista" ministrada pelo Vice-Coordenador e Posteiro Artístico da 5ªRT Pedro Oliveira nas depedências da entidade, a palestra era dedicada para as invernadas da entidade e seus respectivos pais, prendas e peões e departamentos da entidade.
Pedro abordou e destacou diversos temas: o porque dançar e participar de um CTG?, o que é um CTG e o que ele precisa para funcionar?, explicou como funciona um grupo de dança e sua organização, entre outros temas relacionando o MTG com o CTG. O mesmo também trabalha em sua cidade com o Instrutor Ben-Hur Barros que comanda as invernadas do Sinuelo e só teve elogios a fazer sobre o trabalho de nosso instrutor e também lembra que ficou feliz de retornar ao Sinuelo onde já tinha avaliado concurso de prendas e peões e encontros de patrões e ressalta que foi a entidade onde ele viu em sua parede a foto do Patrono do Tradicionalismo João Cezimbra Jacques, coisa rara em vários CTGs pelo estado.
Também foi lembrado o ilustre colega de tradicionalismo e grande mestre Eli Antônio aonde Pedro só teve elogios ao grande colega de palco dele, o mesmo disse que já estava organizando a regional do ENART e Eli seria um de seus apresentadores e disse também que irá conversar com o Coordenador da 5ªRT Luiz Clóvis Vieira para homenagear este ano a regional da 5ªRT aqui em Encruzilhada do Sul de Eli Antônio Rodrigues !!! (com certeza uma justa homenagem !)

Grupo Adulto realizou atividade da Semana da Paz

(durante a pintura das borboletas na BR 471)
'
O Grupo Adulto do CTG Sinuelo da Liberdade realizou uma atividade de pintura das borboletas no asfalto da 471 relembrando os jovens vítimas de acidentes de trânsito em homenagem a Semana da Paz com o apoio da Fundação Thyago Gonzaga.
Durante a pintura das borboletas participaram alguns familiares das vítimas, o grupo adulto da entidade, prendas e peões, entidades tradicionalistas da 5ªRT (CTG Carreteiros, CTG Lanceiros, CTG Tropeiro Velho, CTG Rodeio de Encruzilhada e demais tradicionalistas em geral).
O Coordenador do Grupo Adulto do CTG Sinuelo da Liberdade Maicon Severo explica que as borboletas demarcam o local aonde ocorreu o acidente e também uma forma de homenagear esses jovens que se foram de uma forma tragica.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Uma voz se cala no tradicionalismo !

"O Rio Grande está em silêncio..."
'
A Família Sinuelo da Liberdade está enlutada com a notícia do falecimento do grande companheiro tradicionalista, Patrão do CTG Os Minuanos de Rio Pardo Eli Antônio Rodrigues ocorrido nesta terça-feira devido a problemas de saúde. Natural da cidade de Encruzilhada do Sul, trabalhou por muito tempo na Rádio Encruzilhadense e parte de sua família ainda reside aqui, Eli também ajudava na organização do ENART e estava presente ano passado na Regional da 5ªRT em Encruzilhada, atualmente era Patrão do CTG Os Minuanos. Exemplo de pessoa, nos deixa para a tristeza do mundo tradicionalista, com certeza o céu está bem mais estrelado com a sua presença.
'
Patronagem do CTG Sinuelo da Liberdade

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Festa da Linguiça e da Cuca no Sinuelo !



Centro de Tradições Gaúchas Sinuelo da Liberdade

É neste sábado, dia 10 de abril apartir das 21h a Festa da Linguiça e da Cuca no CTG Sinuelo da Liberdade, com promoção e organização do Casal Xirú Valdir e Edila Rodrigues com o apoio de toda entidade, os ingressos são encontrados com os membros da patronagem ou então pelo seguinte número: 9608-5128.
'
Confira os detalhes desse baita evento:
'
O que: Festa da Linguiça e da Cuca
Horário: Dia 10 de abril ás 21h no CTG Sinuelo da Liberdade.
Animação: Grupo Mangaço de Sapucaia do Sul
Ingressos: R$ 17,00 (não sócios) - R$ 15,00 (sócios)
OBS: o valor do ingresso da direito a Cuca e Linguiça a noite inteira.
'
APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS INVERNADAS MIRIM E JUVENIL

SINTAM-SE TODOS CONVIDADOS A NOS PRESTIGIAR

AGUARDAMOS A SUA PRESENÇA !

PATRONAGEM CTG SINUELO DA LIBERDADE

terça-feira, 6 de abril de 2010

Peão e Guri Farroupilha do RS serão conhecidos dia 24/04 em Tramandaí !

Nos dias 23 e 24 de abril em Tramandaí, terra do Peão Farroupilha Maickel Martins serão escolhidos o Peão Farroupilha, Guri Farroupilha, Destaques Campeiro e Destaques Artistico/Cultural no 22º Entrevero Estadual de Peões. O Concurso vai ser realizado no Centro Municipal de Eventos de Tramandaí com parceria com o CTG Potreiro Grande, Prefeitura de Tramandaí, FCG e a 23ªRT e promoção do MTG. Mais adiante vamos postar a programação geral do evento e também os atuais peões e guris do RS.
Confira logo abaixo os concorrentes a categoria PEÃO e GURI:
'
CONCORRENTES A PEÃO NO 22º ENTREVERO
'
Jeferson Passos Quadros
DTG Caiboaté - Guaíba / 1ª RT
'
Lucas Dayran Vieira
CTG Passo do Ijui - Entre-Ijuis / 3ª RT
'
José Thiago Cardoso Carneiro
CTG Querência Charrua - Alegrete / 4ª RT
'
Roger Bacher Nunes
CTG Farroupilha - Rio Grande / 6ª RT
'
Vitor Augusto Mistura
CTG Porteira da Querência - Passo Fundo / 7ª RT
'
Juliano Foguesatto Malheiros
CTG Tropeiro Velho - Panambi / 9ª RT
'
Danilo Alves
CTG Cancela da Tradição - Mata / 10ª RT
'
Eduardo de Freitas Corbelini
CTG Sopro do Minuano - Monte Belo do Sul / 11ª RT
'
Guilherme Nascimento Monte
DT Querência das Dores - Santa Maria / 13ª RT
'
Teilor Bergmann Garcia
CTG Provìncia de São Pedro - Tapes / 16ª RT
'
Dilamar da Rosa
CTG Sinuelo da Querência - Palmeira das Missões / 17ª RT
'
Josué Matter dos Santos
CTG Pompilio Silva - Santo Augusto / 20ª RT
'
Luis Augusto Bringmann
CTG Querência do Novo Mundo - Três Coroas / 22ª RT
'
Diego Teotonio Goethel
CPF Terra de Um Povo - Venâncio Aires / 24ª RT
'
Everton Castanho de Oliveira
CTG Querência de Nova Hartz - Nova Hartz / 30ª RT
'
CONCORRENTES A GURI NO ENTREVERO
'
Francisco Schossler Loss
CN Boitatá - São Borja / 3ª RT
'
Iuri Severo
CTG Vaquenos da Fronteira - Alegrete / 4ª RT
'
Douglas Diehl Dias
PL Delfino Carvalho - Cachoeira do Sul / 5ª RT
'
Felipe Dias Louzada
CCN Sentinela do Rio Grande - Rio Grande / 6ª RT
'
Lukas Souza Porcher
CTG Porteira da Querência - Passo Fundo / 7ª RT
'
João Francisco Goulart Neto
EN Taquarembó - Tupanciretã / 9ª RT
'
Guilherme Couto Perufo
CTG Pedro Telles Tourem - São Francisco de Assis / 10ª RT
'
Felipe Bruschi
CTG Sopro do Minuano - Monte Belo do Sul / 11ª RT
'
Wagner Trindade Machado
CTG Estância de Sapucaia - Sapucaia do Sul / 12ª RT
'
Lucas de Almeida
CTG Porteira Aberta - Bom Princípio / 15ª RT
'
Jhonatan Costa da Rosa
CTG Rincão da Carolina - Santana do Livramento / 18ª RT
'
Jagner Anderson Biazi
CTG Galpão Campeiro - Erechim / 19ª RT
'
João Gabriel Moraes Schneider
CTG Carreteiros do Horizonte - Horizontina / 20ª RT
'
Josué Bandeira Garcia
CCTG Lila Alves - Pinheiro Machado / 21ª RT
'
Fellipe Mayer
DTG Piazito da Tradição - Venâncio Aires / 24ª RT
'
Marcos André Ganzer
CTG Raízes do Rio Grande - Caxias do Sul / 25ª RT
'
Gilson André Antunes
CTG Fronteira do Rio Grande - Vicente Dutra / 28ª RT
'
Boa Sorte á todos !
Fonte: blog prendas e peões do RS

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Em breve no blog...

Bueno gauchada !
Estamos montando algumas matérias para postar em nosso blog dos últimos eventos que aconteceram no Sinuelo, em breve elas estarão prontinhas e já podem ser vistas por aqui mesmo, são elas:
'
  • Pintura das Borboletas ao longo do asfalto da BR 471 relembrando os jovens vítimas dos acidentes de trânsitos e também pela passagem da Semana Paz, evento que teve a Invernada Adulta como organizadora.
  • "II Homenagem ás Mulheres" também á cargo do Grupo Adulto, aonde foram homenageadas 30 mulheres pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
  • Teatro da Páscoa, aonde Prendas e Peões da entidade montaram uma peça de teatro sobre a Páscoa para ser apresentada para crianças de escolas municipais da cidade, evento que teve a coordenação e acompanhamento do Departamento Cultural.