segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Chama Crioula é acessa em São Lourenço


(foto: Coordenador da 5ªRT Luiz Clóvis Vieira recebendo a centelha da chama)
Neste último final de semana a cidade de São Lourenço do Sul foi palco do acendimento da chama crioula deste ano, como incenações, shows e vários outras atrações que o público acompanhou neste dois dias de evento bem perto da Lagoa dos Patos. Participaram da encenação o cantor Elton Saldanha e o ator da Rede Globo Werner Schunemann.

Conheça a Categoria Prenda Mirim


(Foto: Vitória, Gabrielle, Flávia)



Hoje conheça as Prendas Mirins da entidade gestão 2009/2010



Vitória Jacques, Gabrielle Silveira e Flávia Müller



'

Nesta categoria concorreram três prendas veteranas e com diversos concursos e títulos e a diferença de notas foi de décimos mesmo, mas chega de enrolação e conheça cada uma delas:

'

Vitória Jacques da Silveira: Vitória tem 10 anos, filha de Leandro e Silvia Jacques, integra a Invernada Mirim da entidade, tem como umas das habilidades o canto, onde concorreu em alguns rodeios em Solista Vocal e alcançando ótimas colocações, no ano de 2007 Vitória foi Prendinha da entidade e no ano seguinte se consagrou como 3ª Prendinha da 5ªRT 08/09 em concurso realizado em Cachoeira do Sul concorrendo com mais 5 meninas e neste ano ela é a 1ª Prenda Mirim da entidade gestão 09/10.

'

Gabrielle Silveira da Silva: está já está fazendo coleção de faixas já !! Gaby tem 9 anos, filha de Rita e Paulo Silveira, também integra a Invernada Mirim da entidade, tem como seu ponto forte a parte artística principalmente a declamação e ano passado competindo com mais de 20 casais ganhou a 7ª colocação no chote figurado mirim no FEGAES junto com o peão Gabriel. Gabrielle tem vários títulos, confiram eles:
-> 1ª Prendinha da Escola Borges de Medeiros 07/08

->3ª Prenda Mirim CTG Sinuelo da Liberdade 08/09

->3ª Prenda Mirim do 20º FEGAES 08/09

Atualmente ela é a 2ª Prenda Mirim da entidade gestão 09/10.
'

Flávia Müller Duarte: Flávia é veterena em concursos de prendas, já conquistou diversos títulos, confira alguns:

->1ª Prenda Mirim 18ºFEGAES 06/07

->1ª Prenda Mirim 19ºFEGAES 07/08

->1ª Prendinha CTG Sinuelo da Liberdade 06/07

->1ª Prenda Mirim Farroupilha 08/09



Atualmente Flávinha é a 3ª Prenda Mirim da entidade gestão 09/10. Diante de todos esses títulos podemos calcular que ainda tem um belo futuro pela frente e não é uma derrota que vai nos derrubar, temos que erguer a cabeça de a volta por cima !!






Parabéns gurias, uma ótima gestão para vcs !!

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Região vai ter Tchêncontro

Em breve aqui em nosso blog postaremos a programação do Tchêncontro Regional da 5ªRT que contará com um painel regional de declamação, palestras, tertúlia e apresentação de mitos e lendas.
'
As inscrições para participar são até dia 20 de agosto pelo e-mail: imprensa@5rt.com.br em no máximo uma folha e com uma foto do grupo, isso tanto para as apresentações de trabalho, acampamento ou para o painel de declamação.
'
Em breve aqui programação completa com horários e palestras, o Tchêncontro Regional e Acampamento da Juventude Tradicionalista vai acontecer dias 29 e 30 de agosto no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul com promoção da 1ª Prenda da 5ªRT Alyne Motta e do Departamento Jovem da região.
'
Fonte: Folder do Evento

Sinuelo participa de Encontro Regional

Mais uma vez nossa entidade participou do Encontro Regional de Patrões, Prendas e Peões da 5ª RT ocorrido neste último domingo no CTG Carrteiros da Saudade em Pântano Grande, nosso entidade conforme foi pedido do coordenador regional levou Departamentos Artístico, Cultural, Campeiro, além das suas Prendas e Peões 09/10. Neste encontro foi tratado assuntos sobre marcações de rodeios, fase regional do ENART e sobre a idade dos concursos de prendas e peões etapa estadual e regional.
O próximo encontro regional é dia 11 de outubro no CTG Rodeio da Saudade em Rio Pardo.

Conheça a Categoria Piazito

Conheça agora a Categoria Piazito 09/10
'
Conheça os títulados da categoria Piazito da gestão 09/10, são eles (Bernardo Teixeira e Luiz Felipe Rodrigues).
'
Bernardo Rael Teixeira da Rosa: Bernardo o nosso grande pequeno declamador, foi mini-piazito do Sinuelo da gestão 08/10, filho de Paloma Rael e Luiz Miguel Rosa, tem a quem puxar pela tradição, tem o tio Gabriel também títulado da gestão. Bernardo tem apenas 3 anos e é o 1º Piazito do CTG Sinuelo da Liberdade gestão 2009/2010.
'
Luiz Felipe Ferreira Rodrigues: Luiz Felipe foi indicado pela patronagem da entidade para o cargo de 2º Piazito 2009/2010, tem os manos Luiz Gustavo e João Vitor também componentes da gestão, filho de Luizão e Liane Rodrigues e dança na invernada pré-mirim da entidade.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Conheça a Categoria Prendinha

Conheça apartir de agora a gestão 2009/2010
Hoje vamos postar sobre a Categoria Prendinha, conheça melhor cada uma da três tituladas da gestão. (Daniela Brocardo, Letícia Silveira e Sabrina Lopes).
'
Daniela Lucas Brocardo: Dani como é mais conhecida aqui no Sinuelo é integrante da Invernada pré-mirim do Sinuelo, também é a nossa mais nova cantora com a música Bruxinha de Pano aonde já concorreu no 20ºFEGAES, Dani tem apenas 7 aninhos, filha de Sérgio e Neci Brocardo e a atualmente a 1ª Prendinha do CTG Sinuelo da Liberdade gestão 09/10.
'
Letícia Jacques da Silveira: Lele como também é conhecida por aqui é Integrante da Invernada Pré-mirim do Sinuelo, Letícia já concorreu a Prendinha do FEGAES e ano passado a Prendinha do Sinuelo onde conseguiu a 3ª colocação, Letícia é filha de Silvia e Leandro Silveira e atualmente é a 2ª Prendinha do CTG Sinuelo da Liberdade 09/10.
'
Sabrina dos Santos Lopes: Sabrina foi indicada para ser a 3ª Prendinha do CTG Sinuelo da Liberdade 09/10, ao contrário das demais não concorreu no dia 1º, mas teve seus méritos de ganhar a faixa, ano passado Sabrina era a 1ª prendinha mimosa da entidade, filha de Valdir e Cátia Lopes é uma prenda que tem um belo futuro pela frente.
'
>Essa é a gestão 09/10 da categoria PRENDINHA<
'
Gurias que vocês tenham uma ótima gestão recheada de alegria, companheirismo e bastante sucesso, você que ainda não conhece essas três figuras entre na página do nosso orkut, elas estão lá bem bonitas com as suas faixas; está aqui o linck:http://http//www.orkut.com.br/Main#Album.aspxuid=13471363184772707081&aid=1249977044

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Prendas e Peões 2009/2010

Ontem á tardezinha em nosso galpão foi feita a proclamação da gestão 2009/2010 de Prendas e Peões, primeiramente foi feita a despedida da gestão 2008/2009; a 2ª Prenda Juvenil 08/09 Pâmela Silveira leu uma mensagem em nome de toda a gestão, logo após a Patroa Yone Abero e a Diretora Cultural Cristina Noronha abriram os envelopes que estavam lacrados e assinados pela comissão avaliadora e em seguida divulgaram o resultado.
Confira agora a gestão 2009/2010 do CTG Sinuelo da Liberdade
1ª Prendinha Mimosa: Ana Luiza Moreira
2ª Prendinha Mimosa: Maria Eduarda Damé Noronha
'
1º Mini Piazito: João Vitor Ferreira Rodrigues
'
1ª Prendinha: Daniela Lucas Brocardo
2ª Prendinha: Letícia Jacques da Silveira
3ª Prendinha: Sabrina dos Santos Lopes
'
1º Piazito: Bernardo Rael Teixeira da Rosa
2º Piazito: Luiz Felipe Ferreira Rodrigues
'
1ª Prenda Mirim: Vitória Jacques da Silveira
2ª Prenda Mirim: Gabrielle Silveira da Silva
3ª Prenda Mirim: Flávia Müller Duarte
'
1º Piá: Luiz Gustavo Ferreira Rodrigues
2º Piá: Gabriel Rael Teixeira
3º Piá: Émerson Lucas Brocardo
'
1ª Prenda Juvenil: Luana Oliveira Leites
2ª Prenda Juvenil: Daniela Antunes Rodrigues
'
1º Guri: Victor Meirelles Kollet
2º Guri: Willian de Souza Gonçalves
3º Guri: Claiton Medina Sinemann
'
1ª Prenda: Sheila Oliveira Peixoto
2ª Prenda: Pâmela Silveira da Silva
'
1º Peão: Luinny Rael Damé
2º Peão: Álvaro Borges Ribeiro
3º Peão: Cássio Lucas
'
1ª Chinoca: Therezinha da Luz Rodrigues
2ª Chinoca: Cláudia Afolter da Rosa Pereira
'
1º Xirú: Valdir da Luz Rodrigues
2º Xirú: Marco Edilson Pereira Brito
'
Parabéns á todos vocês !! Que tenham uma ótima gestão ;)
Votos da Patronagem e Departamento Cultural

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Daqui a poco conheça a gestão 09/10

Hoje ás 5h na sede do CTG será aberto os envelopes com a proclamação do resultado do concurso de prendas e peões e também será dada as indicações as categorias que não tinha concorrentes. Segundo a Diretora Cultural Cristina Noronha, a gestão foi escolhida da melhor forma possível e sempre obecendo as normas do MTG e da tradição do nosso povo, então em algumas horas nossa entidade já terá uma nova gestão empossada. Ressaltando que será cobrado o valor de R$2,50 hoje a tarde, será servido um café com bolo frito.
Desejamos nessa reta final, uma BOA SORTE á todos e que Santa Bárbara olhe por cada um de vocês e que a gestão que se despede fique com a sensação do dever cumprido !!

sábado, 8 de agosto de 2009

Conheça a gestão 2009/2010

Terça-feira dia 11 de agosto será conhecida a gestão 09/10 de Prendas e Peões de nossa entidade, apartir disso vamos apresentar cada um dos titulados da gestão aqui em nosso blog, cada dia postaremos sobre um deles, assim todos ficaram conhecidos!!!
Tambéms postaremos aqui a gestão completa com os titulados em todas as categorias apartir de quarta-feira pós resultado oficializado. A gestão vai estár em ação já no domingo que vem em Pântano Grande quando acontecerá o Encontro Regional da região no CTG Carreteiros da Saudade.
Saudações Tradicionalistas...!!!

Agradecimento á Gestão 2008/2009

Está chegando ao final mais uma gestão de prendas e peões da nossa entidade, mas todo com a sensação de dever cumprido. Viemos através deste blog agradecer á vocês pela valoroza participação e contribuição com a nossa entidade, esperamos encontrar todos o mais breve possível neste jornada do tradicionalismo, terça-feira será a despedida de vocês então desde já desejamos a todos muito sucesso na vida e parabéns novamente pela brilhante gestão que ficou e que apartir de agora que esse momento fique como um recomeço na vida de cada um de vocês!!!
PARABÉNS GESTÃO 2008/2009
PRENDAS E PEÕES CTG SINUELO DA LIBERDADE
Prendinhas Mimosa: Sabrina Lopes e Maria Eduarda Sinemamm
Mini Piazitos: Bernardo Teixeira e William Franck
Piazitos: Alysson Caregnato, Adrian Garcia e Evandro Oliveira
Prendinhas: Nicolly Noronha, Cauane Almeida, Letícia Jacques
Piás: Christyan Pereira, Willian Gonçalves, Leonardo Santos
Prendas Mirins: Luana Oliveira, Ludmila Alves e Gabrielli Silveira
Guris: Gregory Escouto e Gabriel Medeiros
Prendas Juvenis: Ana Flávia Luz e Pâmela Silveira
Peão: Rafael Silveira
Prendas Adultas: Manuela Vareira, Simone Steyer e Sheila Oliveira
Chinocas: Sandra Levandoski e Judite Moreira
Xirús: Adauri Ribeiro e Rogério Racki
Departamento Cultural e Patronagem

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Concurso em Pântano dia 8


O Centro de Tradições Gaúchas Carreteiros da Saudade de Pântano Grande promove neste final de semana dia 8 de agosto o seu Concurso Interno de Prendas e Peões para a gestão 2009/2010. A programação será a seguinte: 8h30min mostra folclórica no Clube Sorapag e no mesmo horário prova campeira para os peões, a 13h30min provas orais e artística no Clube também. A divulgação do resultado será dia 9 domingo num café em homenagem aos pais na sede do CTG Carreteiros da Saudade. Desejamos aos candidatos uma Boa Sorte !!!
Fonte: Mateus Rocha - CTG Carreteiros da Saudade

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Resultado do Concurso dia 11

A Patronagem e o Departamento Cultural do CTG Sinuelo da Liberdade estão divulgando um café com bolo frito dia 11 de agosto ás 5h no valor de R$2,50 para ser a divulgação do resultado do concurso de prendas e peões da entidade gestão 2009/2010.
Venha participar conosco dessa tarde cheia de emoções e expectativa para saber da proclamação do resultado e ainda por cima saborear um café com bolo frito. A Patronagem explica essa data porque tinha que divulgar o resultado antes do encontro regional no dia 16 em Pântano Grande, por isso tiveram que acomodar para esta data, mas não será barreira para você tradicionalista participar deste momento que marca a despedida da gestão 08/09 e o começo da gestão 09/10.
Esperamos vocês!!
Patronagem
Departamento Cultural

Jantar da Mirim dia 7

A invernada Mirim convida á todos para um Risoto com Saladas no valor de R$4,00 nesta sexta-feira dia 7 de agosto ás 20h na sede do CTG. Venham presigiar a promoção da invernada e colaborar com a gente!! Os ingressos são encontrados com os integrantes do grupo ou com as Coordenadoras Leda, Claudia e Silvia.
Ressaltando o Convite:
Risoto com Saladas
Valor:R$4,00
Local: CTG Sinuelo da Liberdade
Dia 7 de agosto ás 20h
APÓIO:
CTG Sinuelo da Liberdade
Invernada Mirim CTG Sinuelo da Liberdade
Departamento Artístico

Rodeio em Dom Feliciano


Não poderiamos nos esquecer do nosso declamador, Vitinho que declamou no Rodeio de Dom Feliciano neste último final de semana. Victor concorreu na categoria Juvenil onde se consagrou com o 1º lugar.
Parabéns !!!!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

FORÇA BEN-HUR !!!!!!



Através do blog do CTG Sinuelo da Liberdade viemos dizer que estamos contigo Ben-Hur, apesar que sua vó não esteja entre nós mais, ela com certeza estará olhando por ti, sabemos que nesta hora a dor é grande e saudade vai vir, mas tu sabe que a família Maragatos, o CTG Sinuelo te considera já um menbro dessa nossa enorme família que construirmos no passar do tempo!!!
Estamos contigo para o que der e vier...muita força nesta hora!!!!
Um Baita Abraço de todos aki!!!
*CTG Sinuelo da Liberdade
*Família Maragatos
*Invernada Pré-Mirim
*Invernada Mirim
*Invernada Juvenil

È Campeão!! Mirim em Dom Feliciano

Para alegria nossa nossos pequenos mostraram garra, determinação e espírito de tradicionalista e chegaram e arrepiaram em Dom Feliciano!!!

"Campeão em Danças Tradicionais Mirim no Rodeio em Dom Feliciano"
Parabéns mirim por este título que tanto emocionou quem estava presente naquele momento e que sejá o primeiro de vários que ainda viram !!!!
Parabéns Mirim, a Coordenação da Mirim e ao Ben-Hur mostrando novamente que és um instrutor de primeira...=)

Juvenil em Dom Feliciano


A Invernada Juvenil participou neste último final de semana do I Rodeio Artístico do CTG Dom Feliciano em Dom Feliciano. Apesar de diversos problemas e imprevistos que aconteceram conseguimos o vice-campeonato na categoria juvenil !!!!
Parabéns a família MARAGATOS que mostrou novamente que não tá morto quem peleia e agora é a hora de alevantar a cabeça e subir mais um degrau que foi posto em nossa frente.
Palavras do instrutor Ben-Hur: vocês perderam, perderam sim !!! mas é perdendo que se aprende aonde erramos e com certeza vamos melhorar e eu quero saber quem tá comigo, em coro o grupo fala ao instrutor: Ben-Hur estamos contigo !!!
PARABÉNS FAMÍLIA MARAGATOS !!!!!
Vice-Campeonato do Rodeio de Dom Feliciano

Concurso Sinuelo 2009

Aconteceu no 1º de agosto no galpão de nossa entidade o concurso de prendas e peões para a gestão 2009/2010. Os concorrentes na parte da manhã fizeram a prova escrita, prova campeira e mostra folclórica, já parte da tarde foram feita a entrega do relatório, prova oral e artística.
Com um público razoável na sede da entidade os concorrentes mostraram todas as suas habalidades e tentaram convencer a comissão que são bom naquilo que mostravam para os mesmos. A comissão avaliadora era composta por:
* Leila Figueiredo - Coordenadora dos Avaliadores dos Cartões tradicionalistas da 5ªRT
* Pedro Oliveira - Vice-Coordenador da 5ªRT e por vários anos posteiro artístico da região
* Damiane Fraga - Ex-prenda da 5ªRT e posteira cultural do CTG Carreteiros de Pântano
* Roni Nunes - Departamento Jurídico da 5ªRT
* Maicon Jean Severo - experiente avaliador da 5ªRT e fez parte da comissão integralizadora
Agradecemos a todos os concorrentes que passaram pelas provas e a divulgação do resultado está prevista para antes do dia 16 de agosto!!! Boa Sorte a todos e que ficamos na expectativa...
Em breve em nosso orkut fotos do concurso!!!!

ENART na 5ªRT


(foto acima da Invernada Juvenil com a Coordenação e Departamento Artístico)

Durante os dias 17 e 18 de julho a cidade de Encruzilhada do Sul foi palco da Fase Regional do ENART da 5ªRT, o maior evento amador da América Latina. Durante os dois dias de eventos vários tradicionalistas competiram nas modalidades de chula, dança de salão, interpréte vocal, declamação e a mais esperada danças tradicionalis nas Categorias Juvenil e Adulta nas forças A e B. Segundo a Coordenadoria da região e Organização do evento foi um sucesso o ENART aqui em Encruzilhada do Sul e a administração municipal já mostrou interesse em sediar ano que vem uma nova etapa do ENART.


Confiram abaixo a classificação das Danças Tradicionais:

Categoria Juvenil:
1º) CTG Tropeiros da Amizade - Sta Cruz do Sul
2º) CTG Sinuelo da Liberdade - Encruzilhada do Sul
3º) CTG Rodeio da Saudade - Rio Pardo
4º) CTG Lanceiros de Santa Cruz - Sta Cruz do Sul
5º) CTG Rodeio de Encruzilhada - Encruzilhada do Sul
6º) CTG Os Gaudérios - Cachoeira do Sul
7º) GAN Chimango - Encruzilhada do Sul
8º) PL Delfino Carvalho - Cachoeira do Sul
9º) CTG Rincão da Alegria - Santa Cruz do Sul

Categoria Adulta - Força B
1º) CTG Rodeio de Encruzilhada do Sul - Encruzilhada do Sul
2º) CTG Candeeiro da Amizade - Vera Cruz
3º) CTG Estância de Rio Pardo - Rio Pardo

Categoria Adulta - Força A
1º) CTG Lanceiros de Santa Cruz - Sta Cruz do Sul
2º) DTG A.A. Souza Cruz - Sta Cruz do Sul
3º) CTG Os Gaudérios - Cachoeira do Sul
4º) CTG Rodeio da Saudade - Rio Pardo


Parabéns á todos mas em especial a nossa juvenil (CTG Sinuelo da Liberdade) pelo vice-campeonato na regional, mostraram á todos que o que importa é o que mostramos dentro da pista. Forte Abraço a coordenação, ao Ben-Hur e essa galera gente boa da juvenil !!!! Estamos com vocês!!