terça-feira, 7 de julho de 2009

Sinuelo realiza concurso dia 1º/08

Em reunião de Patronagem nesta segunda-feira dia 6 de julho entre a Patronagem o Departamento Cultural foi decidido que o Concurso que vai escolher a gestão de Prendas e Peões do CTG Sinuelo da Liberdade 2009/2010 vai ser no dia 1º de agosto na sede da entidade.
As inscrições para o concurso são até dia 13 de julho (segunda-feira) até ás 19h. Quem tiver interesse no concurso e seja sócio da entidade procurar a Diretora Cultural Cristina Noronha ou a Vice Silvia Jacques para adquirir a ficha de inscrição. Esperamos que todos se interesse a concorrer porque visamos a região sim ao vencedor, mas também para cultuarmos a nossa cultura artística, campeira e cultural.
Para quem tiver interesse ao concurso e precise de ajuda o Departamento Jovem da entidade está a disposição com o seu Diretor Luinny e os Vices Gabriel, Álvaro e Victor.
Ressaltando o Convite:
Concurso de Prendas e Peões do CTG Sinuelo da Liberdade gestão 2009/2010
Dia 1º de agosto de 2009, inscrições até dia 13 de julho ás 19h.
APOIO:
  • Patronagem 2008/2010
  • Departamento Cultural
  • Departamento Jovem

Pequeno registro da Mirim


Postamos aqui uma foto mais recente do Grupo de Danças Mirim do Sinuelo, essa foto foi tirada no Centro Cultural aqui de Encruzilhada do Sul durante apresentação na Festa do Divino!!!



Sucesso a vocês e ótima foto!!!

domingo, 5 de julho de 2009

Blog da Entrevista


Como primeira entrevista no Blog do Sinuelo, convidamos a 1ª Prenda da 5ª Região Tradicionalista 2009/2010.
Nome: Alyne Guimarães Motta
Idade: 23 anos
Signo: Canceriana
Cidade: Santa Cruz do Sul
Entidade: DTG AA Souza Cruz
Um Sonho: Sempre tive mtos sonhos.. alguns já realizei, como chegar a região, e me formar, agora é ser 1a Prenda do RS.
Um Medo: só os q não tem coragem tem medo! e tenho mta coragem pra tudo!
Uma Mania: mexer nos cabelos e ser mto nervosa
Um programa de TV: ixiiii... o q mais assisto é 'Os Simpsons', 'Friends', ou 'Telecine'
Uma dança galponeira:Dança: chote... acho mto lindo
Um cantor: Jairo Lambari Fernandes... Tem músicas lindas
Uma Música: Por bem dizer-te
O que mais gosta de fazer nas horas vagas: horas vagas é uma coisa mto rara desde que entrei no tradicionalismo.. mas qdo dá, adoro fazer artesanato.
O que você não suporta: Não suporto falsidade
O que você acha do tradicionalismo? pss.. perguntinha difícil hein!! tradicionalismo é um 'mundo' a parte... são pessoas unidas para defender, honrar, representar um ideal, um estado. Acho uma coisa apaixonante.. Uma realização!!
Porque concorrer, porque ser prenda? Pq isso tá dentro da gente, mesmo que a gente não perceba.. Muitas vezes falta um 'empurrãozinho' pra nos realizarmos... Concorri pq ganhei esse 'empurrãozinho' da minha entidade e me realizei muito. Sou prenda pq amo meu estado e pq tenho muito orgulho de defender meu chão...
Um lugar inesquecível: os lugares só são inesquecíveis qdo temos pessoas que os transformam em inesqucíveis, portanto todos podem ser, só depende da cia...
Planos para o tradicionalismo: trabalhar muuuito!! desenvolver e realizar meus projetos, continuar difundindo nossa cultura, e é claro, ir até o estado, e quem sabe, trazer o título pra Sta Cruz do Sul.
Um prato típico: Carreteiro
O que você nãi vive sem? Hj, não vivo sem minha faixa de prenda regional, assim como nao vivia sem a minha faixa de prenda do DTG... Mas não sei viver sem meus amigos e minha família.. Eles são fundamentais nas minhas conquistas!!!
MENSAGEM FINAL:
Agradeço todos aqueles que me apoiaram, me incentivaram nessa minha jornada, mesmo que pequena (por enquanto). E principalmente a patronagem do DTG Associação Altética Souza Cruz, que viu em mim, a prenda que eu nunca tinha visto. A faixa e o cargo são meus, mas a conquista é de todos vocês!
Sonho que se sonha só, é sonho.. Quando sonhamos juntos, começa a se tornar realidade!

Almoço no Sinuelo!!!!

Uma rapidinha agora...
Hoje dia 5 de julho o CTG Sinuelo da Liberdade realiza na sua sede na rua Rosane Castilho de Freitas um almoço campeiro organizado pelo Capataz Elói Peixoto!!
Tchê Esperamos por lá !!!!

Jantar da Juvenil

Ontem dia 4 de julho aconteceu o Jantar do Grupo Juvenil "Os Maragatos" no Salão do Alto Alegre que por sinal está muito boa toda a comida, a música com o Felipe e Alexandre de Rio Pardo, a recepção pelos integrantes da invernada e também a justa homenagem a Coordenadoras Cristina e Sueli e também a agradecemos aos seguintes que sempre ajudam nossa invernada:
*As mães e pais dos integrantes nas pessoas da Rose, Fumaça e da Fàtima
*Prefeito Artigas Teixeira
*SB Transportes e Turismo
*Paróquia Santa Bárbara
*Clube do Comércio
*Clube Encruzilhadense
*Escola Carlos Corrêa da Silveira
Esta aí a nossa gratidão a vocês por tudo que fazem pelo grupo!!!
Nossas Saudações Tradicionalistas!!

Entrevistas no blog ! ! ! !

Para conhecermos melhor as pessoas que cultuam a tradição de nossa região resolvemos junto com o Departamento Jovem e a Coordenação de nosso blog em deixarmos um espaço para fazermos uma pequena entrevista com as mesmas!!! Como perguntas relacionadas com o tradicionalismo e costumes e/ou manias, etc...Assim vamos fazer uma bela integração entre á 5ªRT!!!
A partir de semana que vem começaremos a publicar as entrevistas em nosso blog e para começar convidamos uma pessoa que está a frente á essa patronagem, a Patroa do CTG Sinuelo da Liberdade Yone Abero.
Esperamos que todos participem!!!
Coordenadoria do Depart. Jovem gestão 08/10

Lembrete !!!!

Apenas um lembrete a todos os tradicionalistas, a 72º Convenção Tradicionalista acontece nos dias 25 e 26 de julho na capital Porto Alegre!!!

sexta-feira, 3 de julho de 2009

JUVENART 2009

Assim a organização do JUVEANRT escreveu em seu site em respeito a tal gripe tão comentada:

GRIPE “A” (H1N1)

A COORDENAÇÃO DO JUVENART, PREOCUPADA COM A EXPANSÃO DO VIRUS DA GRIPE “A”, CONSULTOU A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SOBRE A REALIZAÇÃO DO JUVENART DIAS 24, 25 E 26 DE JULHO DE 2009 EM SANTA MARIA.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE NÃO DESAUTORIZOU A REALIZAÇÃO DO EVENTO, PORÉM, ORIENTOU-NOS A PROCURAR O NÚCLEO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA MARIA, ÓRGÃO QUE ESTÁ TRABALHANDO NO CONTROLE DA DOENÇA NA REGIÃO, PARA ORIENTAÇÕES PROCEDENTES AO CASO.

ESTAMOS MANTENDO CONTATO TAMBÉM COM O NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE SANTA MARIA, ÓRGÃO QUE COORDENA A RECEPÇÃO E ENCAMINHAMENTO DOS CASOS DE GRIPE “A” NA REGIÃO CENTRO DO ESTADO.

DESTA FORMA, ACREDITAMOS QUE ESTAMOS BUSCANDO TODAS AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS E FUNDAMENTAIS PARA A REALIZAÇÃO DO EVENTO, NAS DATAS INICIALMENTE PREVISTAS, E COM TOTAL SEGURANÇA PARA TODOS OS NOSSOS VISITANTES.

FONTE: site da 13ª Região Tradicionalista

5ªRT Lança Fase Regional do ENART

(Autoridades presentes no Lançamento da regional do ENART /5ªRT)
Nesta última quarta-feira dia 1º de julho no salão da Casa de Cultura Humberto Fossa aqui na cidade de Encruzilhada a 5ª regiçao tradicionalista junto com a Prefeitura Municipal lançaram a Fase Regional do ENART que vai acontecer nos dias 18 e 19 de julho no Ginásio Danilo Cassep em Encruzilhada do Sul. O ENART vai ser um dos grandes eventos que vai acontecer aqui na cidade dentro dos festejos de 160 anos da cidade, falaram em nome da Prefeiura o Secretário da Cultura Volny Carvalho, Secretário de Turismo Carlos Heitor Panyagua e o Prefeito Artigas Teixeira, pela Coordenadoria da 5ªRT falaram o Vice-Coordenador Pedro Oliveira, Coordenador Luiz Clóvis Vieira, a Diretora Cultura Carmen Carvalho, Diretor Artístico Eliçon Rodrigues, também estiver presente na cerimonia de Lançamento as Prendas e Peões da 5ªRT 09/10, Secretários e Vereadores do município, Soberanas Tiane e Natália e a Rainha Milene, além de tradicionalistas da cidade onde viram a Presidente da Fase Regional do ENART Maria Tereza Damé Teixeira ser emposada e toda sua equipe e a mesma assinou junto ao Prefeito e ao Coordenador a parceria feita para o ENART acontecer aqui em Encruzilhada do Sul.


Ressaltando o Convite:
FASE REGIONAL DO ENART 5ªRT
Dias 18 e 19 de julho no Ginásio Danilo Cassep
Encruzilhada do Sul


Tchê aprochega e venha com seu mate cevado prestigiar o maior evento amador da América Latina!!!!

Concurso Prendas e Peões 5ªRT 2009

(Gabriel, Ludmila e Christyan)
O CTG Sinuelo da Liberdade participou com três concorrentes da Ciranda de Prendas e Entrevero de Peões acontecido dia 27 de junho no DTG AA Souza Cruz em Sta Cruz do Sul, foram eles: a Prenda mirim Ludmila, o piá Christyan e o guri Gabriel que por sinal representaram muito bem nossa entidade. Durante a manhã foi feita a prova escrira e campeira logo após, a tarde mostra folclórica e artística, ressaltando que o dia tava frio de renguia cusco!!! A noite foram conhecidos a gestão 2009/2010 da 5ªRT num fandango animando pelo Grupo Vozes Campeiras. Conheça abaixo os titulados:
Prenda Adulta
1º) Alyne Guimarães Motta – DTG AA Souza Cruz / Santa Cruz do Sul

Peão Farroupilha
1º) Lucas Ferreira – CTG Carreteiros da Saudade / Pântano Grande
2º) Adilson da Silva - DTG AA Souza Cruz / Santa Cruz do Sul

Prenda Juvenil
1º) Ariane Lopes Machado - CTG Carreteiros da Saudade / Pântano Grande

Guri Farroupilha
1º) Douglas Diehl Dias – PL Delfino Carvalho / Cachoeira do Sul
2º) Gabriel Medeiros de Freitas – CTG Sinuelo da Liberdade / Encruzilhada do Sul
3º) William Severo – CTG Rincão da Alegria / Santa Cruz do Sul

Prenda Mirim
1º) Manuela Acosta Ferreira - PL Delfino Carvalho / Cachoeira do Sul
2º) Milena Duarte de Rosa - CTG Carreteiros da Saudade / Pântano Grande
3º) Ludmila Franco Alves - CTG Sinuelo da Liberdade / Encruzilhada do Sul

Piá Farroupilha
1º) Christyan Afolter da Rosa Pereira - CTG Sinuelo da Liberdade / Encruzilhada do Sul
2º) Christian Machado de Souza Prenda - CTG Carreteiros da Saudade / Pântano Grande
Prendinha
1º) Renata Eidt Schideck - CTG Carreteiros da Saudade / Pântano Grande
2º) Victória da Silva - CTG Rodeio da Saudade / Rio Pardo
Parabéns Gabriel, Ludmila e Christyan!!!
...que tenham uma excelente gestão!! BOA SORTE!!!

Sinuelo sedia Encontro da 5ªRT


No dia 14 de junho na sede da AABB aqui de Encruzilhada do Sul o CTG Sinuelo da Liberdade promoveu junto á 5ªRT mais um Encontro Regional de Patrões, Prendas e Peões da 5ªRT.O Encontro que teve abertura da nossa invernada juvenil contou com tradicionalistas de diversos municípios que compõem a região. Neste encontro teve apresentação do SAT que é obrigatório para os grupos que dançaram o ENART, também foi divulgado a programação do concurso da região e detalhes do mesmo além das marcações de rodeios.
O próximo encontro da região vai acontecer no dia 16 de agosto no CTG Carreteiros da Saudade em Pântano Grande.

Prenda Representa Sinuelo no estado

(Cristhielle, foto cima...)
A 1ª Prenda Mirim da 5ªRT Cristhielle Rodrigues Corrêa 2008/2009 representante do CTG Sinuelo da Liberdade participou brilhantemente da 39ª Ciranda Cultural de Prendas realizada nos dias 28, 29 e 30 de meio na cidade de Alvorada. Cristhielle particpou de uma prova escrita que testa os conhecimentos sobre a cultura gaúcha, de uma prova artística e oral onde ela teve que desenvolver um tema além de dançar e declamar, um mostra folclórica e uma pasta relatório onde consta a participação em eventos, projetos, cargos, etc...
Nossa prendinha não conseguiu a tão sonhada faixa, mas ficou na 8ª colocação que já é uma conquista, Cristhielle foi 1ª Prenda Mirim do CTG Sinuelo da Liberdade na gestão 2007/2008 e por isso deixamos o nosso orgulho de de te-la como nossa prenda e que teu sonho não termine aqui, que realize ele mais adiante, sempre estaremos com você!!!!
Parabéns, são os votos do CTG Sinuelo da Liberdade!!!!

Sinuelo tem Novos Diretores de Departamentos

O CTG Sinuelo da Liberdade para melhor comunicação entre sua patronagem e os departamentos resolveram renomear uma nova diretoria para os departamentos artístico e cultural assim disse a Patroa Yone Abero.
Confira a nomita dos dois Departamentos:
Diretora Cultural: Maria Crisitina Noronha
Vice-Diretora Cultural: Silvia Jacques
Diretoria Artística é composta por:
Vilson Fagundes Kollet
Karen Meirelles Kollet
Cristina Bissigo
Boa Sorte á esses Departamentos!!!!

Juvenil vai bem em Sta Cruz do Sul



O Grupo de Danças Juvenil do CTG Sinuelo da Liberdade participou na Festa Campeira e Artística de Santa Cruz do Sul realizada dia 10 de maio no Parque de Eventos da cidade. O Grupo que tem coordenação de Cristina Bissigo e Sueli Rodrigues e como instrutor Ben-Hur Barros trouxe a 4ª colocação e também trouxemos o título de peão destaque em interpretação masculino juvenil conquistado pelo peão Victor Kollet!!!!
Deixamos aqui o nosso Parabéns pela belissíma apresentação!!!
Confira abaixo a classificação final da categoria juvenil até o 5º lugar:
1º) CTG Quero-Quero - Esteio / 12ªRT
2º) CTG Lanceiros de Sta Cruz - Sta Cruz do Sul / 5ªRT
3º) CTG Tropeiros da Amizade - Sta Cruz do Sul / 5ªRT
4º) CTG Sinuelo da Liberdade - Encruzilhada do Sul / 5ªRT
5º) CTG Rodeio da Saudade - Rio Pardo / 5ªRT
Na Categoria pré-mirim, xirú e adulta o vencedor foi o CTG Lanceiros de Sta Cruz e na cateoria mirim foi o CTG Herença Farroupilha.