quinta-feira, 26 de março de 2009

Volta dos ensaios da Mirim

Atenção integrantes da Invernada Mirim, os ensaios voltam nesta terça-feira dia 31 de março ás 6 horas da tarde no Sinuelo!!!

NÃO FALTAR!!!!!!

terça-feira, 24 de março de 2009

Sarau em Santa Cruz do Sul

I Sarau da Prenda Apaeana
18 de abril ás 20h
Santa Cruz do Sul / 5ª Região Tradicionalista

segunda-feira, 23 de março de 2009

Mensagem do dia

"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como um oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo."

Mahatma Gandhi

Quadro de entrevista

A partir de agora vamos postar aqui algumas entrevistas com pessoas do meio tradicionalista, vamos abordar perguntas pessoais e de opnião sobre assuntos relacionados á tradição para que possamos conhecer-mos melhor essa gauchada bagual. Prendas, peões, patronagem, dançarinos, diretores, 5ªRT, entidades de nossa região todos serão convidados a serem entrevistados pelo blog do Sinuelo.
Forte abraço e contamos com a participação de todos!!
Luinny Damé
Diretor Jovem CTG Sinuelo da Liberdade

Chama Crioula

CTG Sinuelo da Liberdade juntamento com o CTG Carreteiros da Saudade de Pântano Grande, entidades da cidade, entidades de Caçapava do Sul e da 18ªRT esperaram no trevo de acesso a cidade a chama vinda de Caçapava do Sul. Várias autoridades prestigiram esse ato.

Evento da 1ª Prenda Mirim da 5ªRT

Em dezembro do ano de 2008 a 1ª Prenda Mirim da 5ªRT Cristhielle Rodrigues Corrêa junto com o 1º Piá Farroupilha Nikolas Corrêa e a 1ª Prendinha Maria Carolina Rosa promoveram o "I Natal dos Sonhos" realizado no Centro Cultural de Encruzilhada do Sul com as crianças da ASAFAMEC para que os pequenos tem um natal dos sonhos e tenho certeza que tiveram pois ganharam presentes e alimentação durante o evento.
O evento contou com a presença da 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul Natália da Rocha Moreira, Coordenador da 5ªRT Luiz Clóvis Vieira, Diretora Cultural da 5ªRT Carmen Lúcia Cezar Carvalho, Peão Destaque Artístico e Cultural da 5ªRT Luinny Rael Damé, 1ª Prenda Juvenil da 5ªRT Franciele Brasil Fabis, Guri Farroupilha da 5ªRT Álvaro Borges Ribeiro, Luiz Felipe Rocha Guri Destaque Campeiro da 1ªRT, a patroa do CTG Sinuelo da Liberdade Yone Abero, a patroa do GAN Chimango Maria Tereza Teixeira, prendas e peões de entidades locais.

FEMUD - Festival Municipal de Dança

As duas postagens de fotos abaixo são das invernadas juvenil e mirim participando do FEMUD 2008 no Ginásio Rodolfo Taborda. Esse evento conta com a participação de todos os grupos folclóricos do município que apresentão sua dança e arte neste festival que é uma realização da Prefeitura de Encruzilhada do Sul e Departamento Municipal de Cultura.

Grupo Mirim


Grupo Juvenil


domingo, 22 de março de 2009

Congresso em Canguçu / 2009

Na foto ao lado do Coordenador da 5ªRT Luiz Clóvis Vieira e
Vice-Presidente de Eventos do MTG Cyro João Winck
56º Congresso Tradicionalista na cidade de Canguçu / 21ª Região Tradicionalista, o CTG Sinuelo da Liberdade compareceu com as prendas e peões regionais e da entidade, patronagem e diretorias. De Encruzilhada do Sul comparecem o CTG Rodeio de Encruzilhada e GAN Chimango. Também estiveram em Canguçu representantes da cidade de Rio Pardo e Santa Cruz do Sul.
INFORMAÇÕES DO CONGRESSO:
O próximo congresso tradicionalista vai ser realizado no município de Lagoa Vermelha / 8ª Região Tradicionalista, o chama crioula será acessa este ano na cidade de São Lourenço do Sul / 16ª Região Tradicionalista. Também foi marcado a data das fases inter-regionais e o SAT do ENART que são:
1º SAT e 1ª INTER-REGIONAL DO ENART:
Dias: 14, 15 e 16 de agosto
Cidade: Santa Maria - 13ª RT
2º SAT e 2ª INTER-REGIONAL DO ENART:
Dias: 21, 22 e 23 de agosto
Cidade: Nova Petropolis - 27ª RT
Obs: a data da 2ª inter-regional pode ser alterada em decorrência do ENEM
3º SAT e 3ª INTER-REGIONAL DO ENART:
Dias: 25, 26 e 27 de setembro
Cidade: Marau - 7ª RT
4º SAT e 4ª INTER-REGIONAL DO ENART:
Dias: 09, 10 e 11 de outubro
Cidade: Cachoeira do Sul - 5ª RT
A Fase Final do ENART acontece entre os dias 13 , 14 e 15 de novembro na cidade de Santa Cruz do Sul / 5ªRT no Parque da Ocktoberfest.

Congresso em Livramento

Está foto é do Congresso Tradicionalista em Santana do Livramento na 18ª Região Tradicionalista no de 2007, o CTG Sinuelo da Liberdade compareceu com a sua patronagem, prendas e peões, diretoria cultural, diretoria campeira, diretoria artística e diretoria jovem.
Da cidade de Encruzilhada do Sul também compareceram as seguintes entidades: CTG Rodeio de Encruzilhada e GAN Chimango, na foto vemos também outras delegações da 5ªRT dos municípios de Pântano Grande, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Rio Pardo, na qual está última cidade lutava com mais algumas cidades para trazer a chama crioula, mas acabou perdendo para o município de São Leopoldo na 12ªRT.


sexta-feira, 20 de março de 2009

Café de Cambona

A 1ª Prenda Mirim da 5ªRT Cristhielle Rodrigues Corrêa e a 1ª Prenda Juvenil da 5ªRT Franciele Brasil Fabis convidam a todos para um Café de Cambona.
Dia 05 de abril de 2009
Horário: 16 horas
Valor: R$ 5,00
Local: sede do CTG Sinuelo da Liberdade
"Em Maio estaremos na cidade de Alvorada participando da Ciranda Estadual de Prendas representando nossa entidade, cidade e nossa região tradicionalista, por isso contamos com a sua valorosa presença neste café."
Contamos com a presença de todos ! ! ! ! !
Cristhielle Rodrigues - 1ª Prenda Mirim da 5ªRT
Franciele Fabis - 1ª Prenda Juvenil da 5ªRT
Juvenil no 19º FEGAES em Cachoeira do Sul

No ano de 2007 a Invernada Juvenil participou do 19º FEGAES e conseguiu ótimas colocações: 3º lugar em danças tradicionais, 2º lugar em grupo musical e 3º lugar em entrada e saída, as músicas temas eram "Pealo de Sangue" e "Santa Bárbara das Tormentas" coreografadas pelo instrutor Ben-Hur Barros.

Neste mesmo ano ocorreu a Fase Regional do ENART da 5ªRT no mês junho na cidade de Candelária. O Posteiro Artístico da região na época Pedro Oliveira convidou as juvenis para participarem, fazer um concurso entre as mesmas. Confiram a classificação final:

CATEGORIA JUVENIL: 5ªRT / 2007

1º lugar: CTG Lanceiros de Santa Cruz / Santa Cruz do Sul

2º lugar: CTG Sinuelo da Liberdade / Encruzilhada do Sul

3º lugar: CTG Rodeio da Saudade / Rio Pardo

4º lugar: CTG Rincão da Alegria / Santa Cruz do Sul

5º lugar: CTG Sentinela dos Pampas / Candelária

6º lugar: CTG Os Minuanos / Rio Pardo


quinta-feira, 19 de março de 2009

E a Moenda foi girando...!!!

Grupo Juvenil em 2006 no 18º FEGAES em Cachoeira do Sul
Este ano foi pela primeira vez que a juvenil tirou o 1º lugar e foi na modalidade entrada e saída que teve coreográfia para as músicas "Pealo de Sangue" e "A Moenda e o Tempo" e 6º lugar em danças tradicionais. A entrada do grupo teve como coreografa a Sra. Lucianda Fagundes.


Invernadas em 2005

Grupo de Danças Mirim e Juvenil no Parque de Exposições aqui de Encruzilhada do Sul.
Invernada Mirim que tirou 2ª lugar em danças tradicionais, 2º lugar em grupo musical e 5º lugar em entrada e saída no 17º FEGAES, já o grupo juvenil fico com a 7ª colocação em danças tradicionais.
Os grupos eram instruidos e continuam sendo pelo Ben-Hur, mas as coordenadoras eram as professoras Nara Mesquita e Liane Cardoso.
Prendas da Invernada Juvenil "Os Maragatos"
Foto na frente da Escola Bairro Carvalho no 20ª FEGAES em Cachoeira do Sul ! !
Marina, Maiara, Dani, Franciele, Ana Paula, Nathi, Tatah, Luana, Juliana, Juliéle, Thatá, Bruna e Pâmela

Prendas e Peões 2008/2009 do Sinuelo

O CTG Sinuelo da Liberdade escolheu suas prendas e peões para gestão 2008/2009 em um concurso realizado entre os dias 29 e 30 de agosto na sede do CTG, os candidatos foram submetidos a prova escrita, prova oral e artística, avaliação da pasta relatório, mostra folclórica e para peões, guris e xirús a prova campeira. A comissão avaliadora era composta pela coordenadoria da 5ªRT: Pedro Oliveira, Luiz Durante, Lizete Durante e Vera Leite. O Resultado foi divulgado na semana seguinte em um Fandango na entidade dia 6 de setembro.
As prendas e peões são:
Prendinha Mimosa
1º) Sabrina dos Santos Lopes
2º) Maria Eduarda M. Sinemamm
Mini Piazito
1º) Bernardo Rael Teixeira
2º) Wiliiam Franck
Prendinha
1º) Nicolly da Rosa Noronha
2º) Cauane Almeida Borges
3º) Letícia Jacques Silveira
Piazito
1º) Alysson Caregnato dos Santos
2º) Adrian Garcia Sampaio
3º) Evandro Oliveira dos Santos
Prenda Mirim
1º) Luana Oliveira Leites
2º) Ludmila Franco Alves
3º) Gabrielle Silveira da Silva
Piá
1º) Christyan Afolter Pereira
2º) William de Souza Gonçalves
3º) Leonardo dos Santos Cid
Prenda Juvenil
1º) Ana Flávia Cassaboni da Luz
2º) Pâmela Silveira da Silva
Guri
1º) Gregory Escouto
Prenda Adulta
1º) Manoela Oliveira Vareira
2º) Simone de Freitas Steyer
3º) Sheila Oliveira Peixoto
Peão
1º) Rafael Silva Silveira
Chinoca
1º) Sandra Levandoski
2º) Judite Moreira
Xirú
1º) Rogério Racki
2º) Adauri Ribeiro
Fonte: Departemento Cultural CTG Sinuelo da Liberdade

Invernada Mirim - FEGAES

O Grupo de Danças Mirim tem como seu instrutor e coreográfo Ben-Hur de Almeida Barros e como como coordenadoras Leda Oliveira e Cláudia Afolter, os ensaios deste ano ainda não começaram, mas em breve mais informações.
Este grupo que tem apenas um ano de ensaio, foi colocado a prova no FEGAES em Cachoeira do Sul em novembro de 2008 e fez por merecer todo o esforço e dedicação durante os ensaios no Sinuelo, conseguiram a 6ª colocação em entrada e saída infanto-juvenil na qual a entrada tinha como música "Derrubadas" e saída "Sonho de Um Piá Carreteiro". Infelizmente não ficaram classificados na modalidade danças tradicionais, mas mesmo assim vocês estão de parabéns!!!!
Prendas: Gabrielle Silveira, Eduarda Silveira, Roberta Luz, Nicolly Noronha, Cauane Almeida, Suelen Luz, Vitória Jacques, Camila Lopes, Mariana Rodrigues, Taullen Peixoto, Ludmila Alves.
Peões: Gabriel Teixeira, Christhian Pereira, Yuri Gorziza, Emerson Brocardo, Guilherme Luz, Claiton Medina, Felipe Jacques, Levi Quevedo, Dener Santos, Douglas Gonçalves e a participação do Vitinho em algumas danças.
Parabéns pelo título e por toda a força de vontade que vocês tem ! !

Invernada Juvenil



A Invernada Artística Juvenil "Os Maragatos" já retomou as atividades para este ano, o grupo de danças tem como instrutor Ben-Hur de Almeida Barros e como coordenadoras Sueli Rodrigues e Cristina Bissigo e tem como horários de ensaio as terças e quartas-feiras das 19h30min ás 21h30min no Auditório Selma Becker na Escola "Ginásio".
Prendas: Franciele Fabis, Daniela Rodrigues, Bruna Fagundes, Helena Tarouco, Juliélen Bissigo, Juliana Vargas, Nathália Duarte, Marina Cardoso, Pâmela Silveira, Tâyner Garcia, Thaíse Gonçalves e Vitória Medeiros.
Peões: Álvaro Ribeiro, Gabriel Medeiros, Gregory Escouto, Murilo Moraes, Reinaldo Pereira, Victor Meirelles, Marcus Vinícius Nunes e William Souza.
BOA SORTE ! ! !

FECARS

Começa nesta quinta-feira a Festa Campeira do Rio Grande do Sul - FECARS, na cidade de Santo Augusto/20ªRT.

Confira a programação:

Quinta-feira (19/03)
09h – Recepção e credenciamento das delegações
09h – Curso para Juízes da Campeira
17h – Recepção da Chama Crioula
18h – Taça Banrisul – Laço Executivo Municipais
19h – Reunião Diretoria Campeira
20h – Reunião Diretoria Esportes
Sexta-feira (20/03)
09h – Abertura e apresentação das delegações campeiras e de esportes
09h – Seminário “A Importância das Águas”
10h – Início das provas na ordem
Laço Rapaz (três armadas)
Laço Guri (três armadas)
Laço Piá (três armadas)
Laço Veterano (três armadas)
Laço Vaqueano (três armadas)
Laço Patrão (três armadas)
Laço Capataz (três armadas)
Laço Pai e Filho (três armadas)
Laço Peão Seleção de 10 (duas armadas)
Prova de RédeasGineteada
17h – Truco Cego (1ª Rodada Classificatória)
21h – Escolha da Música tema da Semana Farroupilha
Sábado (21/03)
08h – Continuação das provas:Laço Rapaz, Laço Guri, Laço Piá, Laço Veterano, Laço VaqueanoLaço PatrãoLaço CapatazLaço Pai e FilhoLaço PrendaLaço Diretor CampeiroLaço Coordenador Regional, Laço Peão Seleção de 10, Prova de Pealo Paleta, Prova de Pealo Sobrelombo, Prova de Pealo de Bolcado, Prova de Pealo de Terneiro, Prova de Cura Terneiro, Prova do ChasqueGineteada.
08h- Provas Esportivas: Continuação ,Truco, Cego, Truco de Amostra, Solo,Tava,Bocha Campeira, Tetarfe.
09h – Seminário de Prendas e Peões
14h – Vaca Parada Piazitos (três armadas)Piazinhos (três armadas)21h – Show com Dirceu dos Santos e GrupoShow com Mano LimaDomingo
(22/03)08h – Desempate das provas de Laço: Laço Peão Equipe de 10, Braço de Diamante (vencedores das FECARS anteriores)Braço de Ouro (vencedores da 20ª FECARS)Vaca Parada.
09h – Seminário de Cultura Campeira: “A Importância dos Guasqueiros no séc. XXI)
13h30 – Curso de Aperfeiçoamento de Prendas e Peões
14h30 – Show Tibúrcio da Estância15h – Show Joca Martins
19h – Encerramento e entrega das premiações

quarta-feira, 18 de março de 2009

Prendas e Peões da 5ªRT representando o Sinuelo


O CTG Sinuelo da Liberdade tem atualmente 07 prendas e peões regionais, o concurso foi realizado entre os dias 26 e 27 de junho no CTG Os Gaudérios em Cachoeira do Sul.
São eles:
2ª Piazito da 5ªRT: Gabriel Rael Teixeira
3ª Prendinha da 5ªRT: Vitória Jacques da Silveira
1º Piá da 5ªRT: Victor Meirelles Kollet
1ª Prenda Mirim da 5ªRT: Cristhielle Rodrigues Corrêa
Guri Farroupilha da 5ªRT: Álvaro Borges Ribeiro
1ª Prenda Juvenil da 5ªRT: Franciele Brasil Fabis
Peão Destaque Artístico e Cultural da 5ªRT: Luinny Rael Damé
Parabéns a todos e uma Boa Gestão!!!!

Café de Cambona

A 1ª Prenda Juvenil da 5ªRT Franciele Brasil Fabis e a 1ª Prenda Mirim da 5ªRT Cristhielle Rodrigues Corrêa estão promovendo um Café de Cambona visando a Ciranda Estadual de Prendas que ocorrerá em maio na cidade de Alvorada/1ªRT.

Data: 05 de abril de 2009
Horário: 16 horas
Valor: R$ 5,00
Local: CTG Sinuelo da Liberdade

Os ingressos para o café são encontrados com as prendas Franciele e Cristhielle.

Contamos com a presença de todos!!!

Lílian, nossa Prenda Estadual

Está aí uma grande vitóriosa, a única prenda estadual que o CTG Sinuelo da Liberdade teve em sua história. Nós nos sentimos muitos orgulhos em ter você em nosso galpão, sabemos da batalha de chegar aonde você chegou!!
  1. Só nos resta dizer parabéns por tudo que você é e fez e que continua fazendo!!!

Parabéns !!!!

  1. Lílian Moraes Ferreira
  2. 2ª Prenda Mirim do Rio Grande do Sul 2000/2001
  3. Representando o CTG Sinuelo da Liberdade
  4. Encruzilhada do Sul - 5ª Região Tradicionalista

CTG Sinuelo de Blog

Buenas gauchada,

Apartir de agora estaremos atualizando ás notícias do Sinuelo, da 5ªRT, das demais regiões e do próprio MTG. Também estaremos resgatando fotos antigas para colocarmos no blog para que conheçam a própria história do CTG.
invernadas mirim e juvenil do
CTG Sinuelo da Liberdade